1

1

terça-feira, 27 de março de 2018

Páscoa é Ressurreição


Há dois mil anos Jesus, filho de Deus, caminhou pela Terra entre os mortais espalhando sua mensagem de amor e paz. Seu objetivo era claro, criar um mundo melhor e salvar nossas almas; mas nem todos compreenderam.

Em consequência da ignorância de alguns, Jesus foi crucificado e morreu, mas ao terceiro dia seu corpo retomou a vida e Ele se levantou. Jesus ressuscitou e com Ele a esperança, o amor e tudo que existe de bom neste mundo.

A Páscoa é a celebração do sacrifício de um homem justo e bom que morreu por nós, por nossos pecados, e da sua ressurreição. A Páscoa é a festa do amor e triunfo de Cristo, nosso Salvador.

Façamos então renascer também em nossos corações todos os bons sentimentos, e deixemos os maus desaparecerem. Feliz Páscoa!

PÁSCOA -- Esteja perto de quem ama...

Esteja perto de quem ama

É Páscoa, é tempo de mudar...

É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, pelo que é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres.

O importante é que cada um cultive sentimentos bons, fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo.

A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. É a época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor.

A Páscoa é, assim, tempo de celebrar o amor e triunfo de Cristo, mas também de refletir, renovar e mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou.

Boa Páscoa na Felicidade dos Sentimentos


Feliz Páscoa! Esta é uma época em que todos devemos lembrar de coisas tão importantes como a amizade, a bondade e a fraternidade. Bens como a família ou os amigos merecem ser comemorados em todos os momentos.

É fundamental relembrar que a Páscoa é mais do que a fé na palavra de Deus e na ressurreição de Jesus. Celebre a felicidade, o carinho e a humildade em todos os momentos desta linda Páscoa.

Boa Páscoa na Felicidade dos Sentimentos

Que seja uma Feliz Páscoa para todos

Feliz Páscoa! Esta é uma época em que todos devemos lembrar de coisas tão importantes como a amizade, a bondade e a fraternidade. Bens como a família ou os amigos merecem ser comemorados em todos os momentos.

É fundamental relembrar que a Páscoa é mais do que a fé na palavra de Deus e na ressurreição de Jesus. Celebre a felicidade, o carinho e a humildade em todos os momentos desta linda Páscoa.

https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/boa-pascoa.html

Uma Páscoa cheia de luz


Páscoa é renascimento, é passagem,
É mudança e transformação,
É ser de novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.
Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas.
Um arco-íris rasga o céu e parece
Balbuciar que Jesus ressurgiu para nos
Provar que o amor incondicional existe,
Assim como a vida eterna.

Feliz Páscoa!

Street dance emagrece e fortalece os músculos ...

Street dance emagrece e fortalece os músculos


Desenvolva força, agilidade, flexibilidade e resistência com a atividade

Febre nos anos 90, o street dance continua sendo uma excelente opção para quem quer praticar um exercício físico com significativo gasto calórico, mas prefere a dança à academia ou à piscina, por exemplo. Música pulsante, movimento ritmado e espaço para a criatividade estão entre as principais características da modalidade. "É um dos únicos tipos de dança que te proporcionam liberdade de se expressar, já que não existem passos exatos. Assim, os iniciantes não têm muita dificuldade", explica a professora de street dance Andréia Soares.

Segundo a especialista, em uma hora de aula é possível perder até 400 calorias. "Como qualquer dança, o street exige disciplina, mas é muito divertido, até porque quem procura geralmente já tem um gosto especial pela dança ou uma vontade grande de aprender". Além de eliminar calorias, a modalidade ainda fortalece a musculatura. A professora diz que o street dance trabalha todos os grupos musculares, pois o corpo inteiro é usado quando se dança.

Força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e resistência são algumas das qualidades desenvolvidas com o street dance. O resultado, porém, depende do empenho que cada pessoa coloca nos movimentos. "Quando você pratica algo no qual está realmente interessado, não se importa com o cansaço e segue em frente. E é isso que acontece nas aulas de street", afirma Andréia.

A professora ressalta, porém, que ficar em forma não é o principal foco da modalidade. "A dança mexe com a autoestima e a confiança. Cada vez que você aprende a fazer algum movimento que considerava impossível de realizar é uma superação", diz. Além disso, a dança também proporciona socialização.

Para começar a dançar street dance, garante Andréia, só é preciso vontade. "Não há limites para prática dessa atividade, apenas adequação de acordo com nível de aprendizado e faixa etária, a partir de oito anos", observa. "O street é indicado para todas as idades, só basta ter um espírito jovem", afirma.

As aulas são bastante dinâmicas, com músicas de batidas fortes, geralmente hip-hop. Mas, como em praticamente todas as classes de dança, movimentos precisam ser repetidos com frequência para que os alunos sintam-se seguros em executá-los. "Cada pessoa tem seu tempo para aprender.
Algumas demoram mais e outras menos para conseguir fazer os passos. Mas isso é normal, ninguém deve se cobrar mais do que pode", lembra a professora.
Roupas que permitam movimentações de grande amplitude e facilitem a evaporação do suor são essenciais para garantir conforto durante a aula.

Como em qualquer outra atividade física, há risco de lesões, principalmente nos joelhos, pés e tornozelos. Porém, alongamento antes e depois e orientação de um professor especializado diminuem a chance de a pessoa se machucar.

Fonte: Revista Minha Vida

Adapte a leitura para evitar a vista cansada ...

Adapte a leitura para evitar a vista cansada


Ler no ônibus ou no computador não necessariamente prejudica a visão

Diante da falta de tempo, é comum a leitura ocorrer em lugares inusitados, como no ônibus, na cama e em ambientes escuros. Mas será que esses hábitos de leitura podem prejudicar a vista? Segundo o oftalmologista Wagner Ghirelli do Hospital Santa Catarina, na verdade, quanto mais lemos, melhor. "Quem lê muito tem uma capacidade visual melhor e lê mais rápido", conta. "Com o uso do computador, há pessoas que se tornam muito ágeis e desenvolvem habilidade visual muito grande, já que associam habilidade visual com motora." Desbanque os mitos a seguir e fique atento a alguns cuidados.

Ler no ônibus faz mal?

Há quem acredite que esse hábito pode causar até mesmo descolamento de retina, mas não é verdade. "O problema na retina é relacionado a traumas e independe de hábitos relacionados à leitura", explica o oftalmologista Omar Assae, do Hospital CEMA. Um baque muito grande, por exemplo, é o que pode causar o descolamento, que é mais comum em pessoas com alto grau de miopia ou com diabetes.

O que a leitura no ônibus pode causar é incômodo e mal-estar, pois o balanço do veículo provoca uma confusão no sistema vestibular do cérebro, responsável pelo equilíbrio.

Leitura no escuro é prejudicial?

Ler em locais com pouca luminosidade está longe de piorar doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo etc., tampouco "forçar a vista". O que pode acontecer, segundo Osmar Assae, é a fadiga, ou seja, sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso força-los mais para enxergar.

"O que se recomenda é apenas não permanecer muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, já que isso causa dor de cabeça e sensação de baixa visão", aconselha o oftalmologista. "O ideal é fazer pequenas pausas durante a leitura."

Tablets deixam a vista cansada?

Ler em tablets (como iPad) também não pode ser considerado um mau hábito, pelo contrário: o oftalmologista Osmar Assae vê esses gadgets como aliados da boa leitura, já que a função "zoom" permite aumentar as letras, o que confere melhor visualização, além da possibilidade de ajustar a iluminação ao seu conforto.

É importante lembrar, apenas, de fazer pequenas pausas, já que o esforço repetitivo para visualizar imagens em curta e média distância causa o ressecamento da vista. Uma pessoa pisca os olhos, em média, 20 vezes por minuto, enquanto em frente ao eletrônico pisca apenas de seis a sete vezes.

Leitura na praia é permitida?

A luz da praia exige mais cuidados. Essa luminosidade excessiva, segundo o oftalmologista Wagner Ghirelli, pode gerar degenerações na retina, . Por isso, a leitura exige óculos escuros ou, pelo menos, um boné para proteger os olhos da luz intensa.

Crianças precisam de cuidados ao ler?

Para os pequenos, ficar muito próximo ao livro (ou da televisão, computador etc.) pode levar ao desenvolvimento de miopia, que se acentua conforme o hábito perdura. "Isso faz com que o olho tenha um crescimento maior do que deveria ter pelo fato dela ler muito de perto", esclarece Wagner Ghirelli. Mas esse risco só vale para crianças. Em adultos, ler com o livro muito perto pode causar, no máximo, desconforto.

Para uma boa leitura

Mais do que se preocupar com boatos, é preciso prestar atenção em pequenas atitudes que, com certeza, garantirão maior conforto durante a leitura:

- Independente de ser livro, tablet etc., o objeto deve ficar a, aproximadamente, 40 cm de distância dos olhos, com luminosidade adequada (determinada pela sensação de conforto ao ler);

- O objeto de leitura deve ficar sempre abaixo dos olhos, nada de deitar na cama e colocar o livro acima deles;

- A iluminação é importante aliada de leitura e não pode incomodar a visão, seja pela falta ou pelo excesso. Embora o conforto seja relativo, Osmar Assae recomenda uma lâmpada de 60w, que deve fornecer iluminação suficiente.

Fonte: Minha Vida-UOL - Por Ana Paula de Araujo

Invista nesses sete alimentos amigos da visão ...

Invista nesses sete alimentos amigos da visão


Peixes e frutas previnem problemas e impedem sua evolução

Você provavelmente já deve ter ouvido sua mãe ou avó dizer que você deveria consumir determinado alimento pelo fato de ele "fazer bem para a visão". Talvez tenha sido apenas uma estratégia para fazê-lo comer, mas, no fundo, elas estão certas. Há diversos alimentos amigos da saúde ocular que combatem problemas como o glaucoma e a degeneração macular. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, a falta de certos nutrientes na alimentação pode afetar algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de enxergar. Por isso, no Dia Mundial da Visão, inclua sete alimentos no seu cardápio para beneficiar os olhos.

Peixes
Fontes de ácidos graxos ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea, explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição. Por isso, ingerindo esses alimentos, todas as estruturas oculares - especialmente a retina - receberão bastante oxigênio, essencial para a saúde dos olhos. "Outro benefício é o combate aos radiais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce", conta a profissional.

Frutas, legumes e verduras
"Frutas, verduras e legumes de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores", aponta Paula. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, maçã, mamão papaya, cenoura, tangerina, brócolis e couve.

Ovos
Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos. Segundo Daniela Cyrulin, os resultados refletem a ação das substâncias foto-oxidantes, como a luteína e a zeaxantina, presentes na gema do ovo. Antes de apostar nesse alimento, entretanto, fique atento aos níveis de colesterol no seu sangue.

Alho e cebola
O alho e a cebola são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, aponta a nutricionista Daniela. Assim, ambos possuem ação antimicrobiana (contra micróbios) e antiviral. Eles agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arteriale prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Mirtilos, amoras e cerejas
Essas três frutinhas, assim como o morango, a framboesa e outras diversas frutas vermelhas e roxas são bons exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonóides, aponta Paula Castilho. "Assim, seus benefícios vão desde a prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular até a redução dos riscos de desenvolver doenças, como o câncer de próstata", conta a nutricionista.

Óleo de linhaça
Um problema comum em pessoas de idade avançada é o olho seco, cujos principais sintomas são sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos já incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9. O alimento também é efetivo contra a hipertensão e a queda do sistema imunológico.

Azeite virgem
"Alimento rico em ômega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão", afirma a nutricionista Daniela. A constatação foi feita por meio de um estudo publicado na revista científica Archives of Ophtalmology que recomendou a ingestão de 100 ml de azeite por semana. Segundo a pesquisa, mesmo aqueles que já apresentavam a doença tiveram redução ou estabilização de sua evolução.

FONTE: Minha Vida-UOL - POR LAURA TAVARES

Sete hábitos que fazem você parecer mais velho...

Sete hábitos que fazem você parecer mais velho


Não usar filtro solar e fumar acelera o aparecimento de rugas

Inúmeros fatores influenciam o aspecto visual de uma pessoa, desde a dieta até os vícios e a maneira como ela lida com as suas obrigações diárias. Há ainda influências externas, como poluição, trânsito e pressão no ambiente de trabalho ou estudo. O resultado de tudo isso pode não só afetar a saúde como ainda fazer com que a aparência não corresponda à verdadeira idade. Por isso, o Minha Vida conversou com três especialistas para distinguir os principais hábitos que fazem alguém se parecer mais velho do que realmente é.

Expor-se ao sol sem proteção
"O sol é o principal agente causador do envelhecimento precoce da pele", afirma a dermatologista Patrícia Fagundes, do Hospital 9 de julho. Segundo a especialista, ele é extremamente saudável, mas a exposição inadequada causa a degeneração precoce e cumulativa da pele, promovendo o aparecimento de rugas e manchas. Em alguns casos, pode até levar ao desenvolvimento de um câncer.

Por isso, é fundamental usar filtro solar com FPS 15 (no mínimo) todos os dias e evitar a exposição ao sol entre as dez horas da manhã e as quatro horas da tarde. Lembre-se também de que o protetor solar só funciona meia hora depois de entrar em contato com a pele e que ele não dura um dia inteiro. "Repasse o produto a cada duas ou três horas", recomenda a profissional.

Praticar muito ou pouco exercício
Extremos são sempre perigosos e isso acontece até em relação à prática de exercícios físicos. "O sedentarismo promove o envelhecimento físico e até mental da pessoa, pois afeta a oxigenação do cérebro e dificulta o recebimento de nutrientes e a eliminação de toxinas", afirma o nutrólogo Wilson Rondó, especializado em medicina ortomolecular. Oovertraining, por sua vez, leva a um aumento excessivo de oxigênio no organismo, que causa a oxidação das células, favorecendo o envelhecimento.

Beber pouca água
A água é essencial para o funcionamento do corpo como um todo. Ela é utilizada em processos metabólicos, na transpiração e até na respiração. Sua falta acarreta problemas em todo o organismo e isso fica mais do que evidente no maior órgão do corpo humano: a pele. "Ela precisa ser hidratada por dentro e por fora. É por meio da água que as camadas internas receberão nutrientes e eliminarão as toxinas acumuladas", explica a dermatologista Cristiane Dal Magro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Os resultados são ainda melhores se o consumo de água estiver aliado a um bomhidratante. "Pessoas com pele oleosa ou que apresentaram reações alérgicas a algum produto, entretanto, devem procurar um dermatologista para realizar tratamentos específicos", lembra a profissional.

Estar sempre estressado
"A tensão é inevitável em alguns momentos, mas estar constantemente estressado pode ser considerado o principal fator do envelhecimento precoce para o organismo em geral", aponta o especialista Wilson Rondó. Segundo ele, quem cultiva um estilo de vida como esse também costuma ter hábitos de vida poucos saudáveis - alimentação desregrada e rotina sedentária. Saber conciliar tarefas é um desafio atualmente, mas é essencial para a saúde e para impedir o envelhecimento precoce.

Consumir muito açúcar
Segundo o nutrólogo Wilson Rondó, a ingestão exagerada de açúcar promove um processo oxidativo no organismo chamado glicação, que é altamente degenerativo e, portanto, envelhecedor. "Outro problema é o fato de esse alimento alterar a sensibilidade à insulina, ligada diretamente a doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e demência", aponta.

O que nem todo mundo sabe é que o açúcar mais agressivo é a frutose, e não o refinado. Mas, calma, nada de sair cortando as frutas da sua dieta. O grande problema, na verdade, são os alimentos industrializados, que contêm grande quantidade desse composto. Segundo o profissional, o ideal é consumir no máximo 15 gramas de frutose diariamente, mas a média ingerida pelas pessoas costuma ser 100 vezes maior que isso.

Fumar
A maioria das pessoas pensa que os males do cigarro - que são muitos - resumem-se às substâncias nele presentes. Entretanto, de acordo com a dermatologista Cristiane Dal Magro, o próprio ato de fumar causa rugas. "A projeção feita com os lábios para aspirar e a contração dos olhos na hora de soprar a fumaça estimulam demais os músculos dessas regiões, formando linhas de expressão", esclarece. Além disso, pessoas que fumam cronicamente costumam ter a pele mais grossa e amarelada, devido à impregnação das substâncias da fumaça.

Cortar gorduras da dieta
"A falta de ajuda profissional na busca pelo corpo perfeito gerou um medo exagerado em relação ao consumo de gorduras, mas, na verdade, elas são fundamentais à saúde", alerta Wilson Rondó. Segundo ele, o problema é não consumir os melhores tipos de gorduras e acertar na quantidade. É importante priorizar aquelas que trazem mais benefícios ao corpo, presentes em alimentos como: óleo de coco, manteiga, óleo de oliva e carne de boi criado em pasto.

Já as chamadas gorduras transgênicas, encontradas na margarina, em pães, salgadinhos e frituras, impedem a troca correta de nutrientes entre as células, desregulam os hormônios e afetam todas as reações metabólicas. Essas, sim, devem ser banidas, já que provocam a oxidação das membranas celulares que levam ao envelhecimento precoce, evidenciado pelo aparecimento de doenças degenerativas, rugas e cansaço crônico. Não é à toa que ela já é proibida em algumas cidades, como Nova York e Seatle, nos Estados Unidos.

Cigarro e bebidas alcoólicas são principais causas do câncer de laringe

Cigarro e bebidas alcoólicas são principais causas do câncer de laringe


Tratamentos do câncer de laringe

O hábito de fumar, associado ao de consumir bebidas alcoólicas, é apontado como uma das principais causas do câncer de laringe.

Na maior parte dos casos, a doença é tratável e as chances de cura estão acima de 50%.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Enaldo Melo de Lima, em fase inicial, as chances de cura do câncer de laringe atingem 70% e o tratamento é feito com a quimioterapia e radioterapia.

Já em casos avançados, nos quais as chances de cura chegam a 50%, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada da laringe, que significará a perda da voz.

"O problema do câncer de laringe é que alguns pacientes não têm reposta ao tratamento conservador, da quimioterapia ou da radioterapia. Nestes casos, é preciso fazer a cirurgia de retirada de laringe, de mutilação do órgão, quando há perda da voz", explicou Enaldo Melo.

Câncer de laringe

O médico alerta que o câncer de laringe afeta mais os homens e é o mais comum entre os tipos de tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos nessa região e 2% de todos os cânceres.

O tumor na laringe pode afetar a fala e a deglutição. Os primeiros sintomas são dores localizadas, sensação de caroço na região ou rouquidão.

Para se prevenir, o médico sugere que maus hábitos sejam abandonados. "A causa principal é o tabagismo, o álcool funciona como fator aditivo. São maus hábitos que desenvolvem não só câncer [na região da] cabeça e pescoço, como [também] câncer de pulmão, de esôfago e de intestino", exemplificou.

Segundo o site do Inca, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Em pacientes que aliam o cigarro à bebida alcoólica, as chances aumentam 43 vezes.

Fonte: Diário da Saúde - Isabela Vieira - Agência Brasil

Crianças que brincam aprendem mais do que as que vêm TV ...

Crianças que brincam aprendem mais do que as que vêm TV


Criança que brinca aprende mais do que as que passam a maior parte do dia na frente da televisão. A constatação é da Academia Americana de Pediatria (AAP), que recomendam aos pais limitar o tempo que os filhos passam na frente da TV, em especial, os menores de dois anos.

Pesquisa realizada pela AAP mostrou que 90% dos pais afirmaram deixar seus filhos com até dois anos em frente à TV ou outro dispositivo eletrônico por, em média, duas horas diárias. A pesquisa mostrou também, que um terço das crianças com três anos ou mais tinha televisão no quarto, e que os pais acreditam que programas educativos são importantes para o desenvolvimento saudável da criança.

Segundo a AAP, o ideal é que a criança brinque com objetos próprios para sua idade. A Academia não recomenda deixar televisão no quarto dos pequenos. Veja abaixo uma lista com as descobertas da pesquisa:

• A brincadeira é mais valiosa para o desenvolvimento do cérebro infantil do que os meios eletrônicos. Ao brincar, elas aprendem a ser criativas, a resolver problemas e também desenvolvem habilidades motoras.
• Pais que assistem TV com as crianças ajudam na forma com
o elas entendem. Porém, elas aprendem mais com apresentações ‘ao vivo’ do que com as transmitidas na televisão.
• Crianças que são excessivamente expostas a alternativas eletrônicas são mais propensas a ter atrasos de linguagem e problemas de desenvolvimento quando começam a estudar.
• Embora muitos programas infantis afirmem ser educativos, faltam evidências para comprovar isso.
• Programas só são educativos para crianças se elas conseguirem entender o conteúdo e o contexto do vídeo.

Fonte: Blog de Boa Saúde – por Natália Barbosa

Campeões em agrotóxicos ...

Campeões em agrotóxicos

Inseticidas, fungicidas e demais produtos químicos usados para controlar as pragas podem deixar resíduos nas frutas, legumes e verduras. Conheça os alimentos que apresentaram resíduos acima do recomendado pelos especialistas. Os valores se referem à porcentagem das amostras consideradas insatisfatórias.


Fonte: Revista Viva Saúde - por Leonardo Valle

7 passos para uma vida longa e saudável...

7 passos para uma vida longa e saudável


Sete passos simples podem fazer com que até pessoas que já estão na meia-idade tenham uma boa chance de chegar aos 90 - ou quem sabe, até mesmo aos 100 anos -, de acordo com o cardiologista americano Clyde Yancy. Por isso, nunca é tarde para adotar alguns hábitos saudáveis em nosso cotidiano. Aqui estão as dicas na íntegra:

1 - Seja ativo
Está muito parado? Então é melhor começar a se exercitar o quanto antes. O sedentarismo pode tirar até quatro anos da expectativa de vida de uma pessoa. Além disso, quem é fisicamente inativo tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter derrame.

O efeito protetor do exercício sobre as doenças cardiovasculares já é bem conhecido, mas existem muitos outros benefícios. Atividades físicas reduzem significativamente o risco de uma série de cânceres também.

2 - Conheça seus níveis de colesterol e os mantenha sob controle
Colesterol alto pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrame. Os médicos recomendam que adultos tenham, no máximo, um total de 5 mmol/L de colesterol no sangue.

3 - Tenha uma dieta saudável
Uma boa alimentação é uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para melhorar a saúde. Em uma dieta saudável não devemos consumir açúcar, gordura e sal em excesso. Frutas e vegetais, por sua vez, contêm fibras, vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo - ou seja, todos podem abusar deles.

4 - Mantenha sua pressão arterial controlada
Pressão alta é um fator de risco para ataque e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doenças renais. Também há evidências crescentes de que a pressão elevada contribui para a demência. Por isso, manter a pressão controlada é fundamental.

5 - Alcance e mantenha um peso saudável
Vários países já têm índices alarmantes sobre a obesidade. Para exemplificar, 60% dos adultos britânicos estão acima do peso ou obesos - os principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em quase quatro anos.

6 - Fique livre de diabetes, ou mantenha os níveis de açúcar sob controle
Quase 350 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela diabetes. O tipo 2 pode surgir quando alguém come muito, mas se exercita pouco.

A diabetes aumenta o risco de pressão alta, aterosclerose (estreitamento das artérias), doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, principalmente se os níveis de açúcar no sangue não forem bem controlados.

7 - Não fume
O tabagismo causa a maior parte das mortes por câncer de pulmão, além de vitimar milhares de pessoas por bronquite, enfisema e doença cardíaca todos os anos. Parar de fumar imediatamente diminui o risco de doença cardíaca e derrame. Apagar o cigarro pode ser uma boa ideia para uma vida mais longa e saudável.

Fonte: http://hypescience.com - por Stephanie D'Ornelas

O significado das doenças ...

O significado das doenças


Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.

Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar.

Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais.

Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolveoressentimento.

A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:

DOENÇAS/CAUSAS:

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.
DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que procuram se apoiar nos outros.
ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do
passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima.. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não?

Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos... Principalmente daqueles, que escondemos de nós mesmos.

‘Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma’.

Remédios indicados: Auto-estima, Perdão e Amor

Celulite: o que é verdade e o que é mentira?

Celulite: o que é verdade e o que é mentira?


Não há mulher que não se preocupe com ela, afinal, praticamente todas as têm ou as terão em algum momento da vida. A celulite não tem cura, isso é fato, mas o que mais se vê por ai são propagandas prometendo eliminar os terríveis furinhos. Muitas dúvidas permeiam esse problema, mas, o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é celulite? Confira!

• Celulite não é uma inflamação da hipoderme?
VERDADE. A celulite é resultado da projeção de estruturas mais profundas sobre a superfície da pele, entre elas os septos fibrosos, que são uma espécie de divisão que liga a superfície aos tecidos mais profundos, causando os “furinhos” ou depressões na pele, característicos da celulite. Não é, portanto, uma inflação da hipoderme.

• Celulite é genética, herda-se da mãe?
VERDADE. Existe a predisposição genética ao problema, mas nem sempre ela é herdada da mãe. Fatores como aumento de peso, má alimentação, sedentarismo, além de fatores hormonais podem fazer surgir a celulite ou agravar o quadro.

• Celulite vem sempre acompanhada de estria?
NEM SEMPRE. Os dois problemas podem coexistir em uma pessoa, mas são processos distintos e independentes. A estria é considerada uma cicatriz dérmica que surge devido à distensão excessiva da pele, seja pelo aumento de peso, pelo crescimento muito rápido do corpo ou gestação. E sim, infelizmente as estrias são mais comuns em mulheres.

• Retenção de líquido aumenta celulite?
VERDADE. A retenção de líquidos pode piorar o aspecto da celulite, especialmente no período pré-menstrual e pelo consumo excessivo de sódio.

• Drenagem linfática diminui a celulite?
VERDADE. A técnica pode aliviar bastante o aspecto ondulado da pele, uma vez que diminui o inchaço. Contudo, o efeito não é permanente, já que o organismo drena substâncias tóxicas constantemente. A massagem não deve ser o único tratamento adotado para pode fim à celulite, mas sim vir acompanhado de mudanças no estilo de vida, com a adoção de hábitos mais saudáveis.

• Técnicas de automassagem podem ajudar no combate à celulite?
DEPENDE. Usar a força para espalhar o creme anticelulite após o banho não resolve. O ideal é que se faça movimentos de baixo para cima e sempre em direção ao coração.

• Massagem modeladora piora a celulite e espalha a gordura?
MENTIRA. A massagem pode melhorar a celulite, por atua nas áreas de depósito de gordura e ativa a circulação!

• Cremes anticelulite realmente funcionam?
DEPENDE. A ação dos cremes pode suavizar o aspecto da celulite, principalmente se for associado a outros tratamentos. Contudo, seu efeito é maior em casos de celulites leves.

• Refrigerante light e água com gás dão celulite?
MENTIRA. Não existe comprovação científica de que refrigerante influencie no aparecimento ou agravamento da celulite. O que é verdade é que tudo que engorda, incluindo o refrigerante, aumenta a celulite.

• Álcool aumenta a celulite?
DEPENDE. Diretamente o álcool não aumenta a celulite, mas seu consumo exagerado pode causar retenção de líquidos e inchaço, o que pioram o problema. Além disso, o álcool contém grande quantidade de açúcar, que se transforma em gordura no organismo.

Fonte: Blog de Boa Saúde – por Natália Barbosa

Quais as dez comidas mais estranhas do mundo?

Quais as dez comidas mais estranhas do mundo?


Nosso menu exótico apresenta guloseimas de todo o mundo: macaco chinês, formiga tailandesa, canguru australiano... Esse banquete de arrepiar qualquer paladar foi elaborado com a ajuda do livro Extreme Cuisine ("Cozinha Extrema"). Vai arriscar uma boquinha?

10. ESCORPIÃO FRITO
País/Região - Cingapura
Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.
Curiosidade - O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.

9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO
País/Região - Japão
O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!
Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!

8. FAROFA DE FORMIGA
País/Região - Brasil
O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.
Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

7. MORCEGO À CAÇAROLA
País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.
Curiosidade - Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.

6. CANGURU AO VAPOR
País/Região - Austrália
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.
Curiosidade - Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.

5. SOPA DE CACHORRO
País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
Curiosidade - A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.

4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA
País/Região - Tailândia, China
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.
Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.

3. CÉREBRO DE MACACO
País/Região - África
Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.
Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...

2. CALDO DE TURU
País/Região - Brasil
O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.
Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.

1. CARANGUEJEIRA FRITA
País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália
É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Gleydson Alves

Viva mais e melhor com poucas calorias

Viva mais e melhor com poucas calorias


Enzima que envelhece

Há muito se sabe que uma alimentação com poucas calorias pode retardar o envelhecimento.

Nesse retardamento estão incluídas as doenças tipicamente associadas à idade, como o câncer e o diabetes tipo 2.

Quanto menor é a ingestão de calorias, maior é o efeito.

Agora, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Alemanha, identificaram uma das enzimas que controla esse processo do envelhecimento associado à ingestão de calorias.

Dieta de baixas calorias

"Nós demonstramos que a restrição calórica retarda o envelhecimento impedindo que uma enzima, chamada peroxirredoxina, seja inativada. Esta enzima também é extremamente importante para nos defender de danos em nosso material genético," disse o Dr. Mikael Molin, coordenador da pesquisa.

Reduzindo gradualmente a ingestão de açúcar e proteínas, sem reduzir as vitaminas e os minerais, pesquisadores demonstraram anteriormente que macacos podem viver vários anos mais do que esperado.

O método foi então testado em tudo, de peixes e ratos a fungos, moscas e leveduras, sempre com os mesmos resultados favoráveis.

Apesar dos bons resultados, os cientistas ainda não haviam descoberto o mecanismo que leva a essa maior longevidade.

Retardamento do câncer

Os novos resultados mostraram que a peroxirredoxina, ou Prx1, é danificada durante o envelhecimento, perdendo sua atividade.

A restrição calórica impede essa perda de atividade aumentando a produção de outra enzima, chamada Srx1, que conserta a Prx1.

Outra conclusão do estudo é que é possível retardar o envelhecimento sem a restrição calórica, apenas aumentando a quantidade de Srx1 nas células.

"Nós agora podemos começar a especular se um maior nível de reparo da Prx1 durante o envelhecimento pode evitar, ou ao menos retardar, o surgimento do câncer," disse o pesquisador.

Fonte: Diário da Saúde

Quanto é "beber socialmente"?

Quanto é "beber socialmente"?


Tecnicamente, é até o quanto você consegue beber sem a sociedade reparar
Definição clássica de quem não quer parecer nem irresponsável nem careta, "beber socialmente" equivale ao que os especialistas classificam como "risco moderado" de alcoolismo. Entra nessa categoria quem consome até 3 doses diárias de bebida alcoólica - na classificação-padrão, 1 dose equivale a 1 latinha de cerveja, uma 1 taça de vinho ou meros 25 mililitros de destilados, como uísque e vodca (ver quadro ao lado).

Acontece que há uma linha tênue entre bebedores sociais e antissociais. Nesse sistema, a categoria acima do "risco moderado" já é "risco em crescimento". Quem estiver nas 4 doses diárias deve ficar atento.

Mas calma: passar de 3 doses diárias não quer dizer que você esteja virando alcoólatra. "A dependência do álcool não é diagnosticada tendo como critério único, e nem principal, a quantidade de álcool que uma pessoa bebe, mas a relação com o álcool que a pessoa tem, ou seja, o quanto o consumo atrapalha sua vida", explica a pesquisadora Ilana Pinsky.

É dose

Risco de alcoolismo conforme consumo diário de álcool

1 dose* - risco baixo
2 doses* - risco leve

3 doses* - risco moderado - Limite de "beber socialmente"
4 doses* - risco em crescimento

5 ou + doses* - risco avançado
*1 dose = 350 ml (lata) de cerveja, 90 ml (taça) de vinho ou 25 ml de destilados

Fonte: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) e National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism.

Fonte: Revista Super Interessante - por Raquel Lima

Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano?

Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano?


O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição", diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

Alvos fáceis demais

Coração e pulmão estão entre as principais partes do organismo atingidas pelo tabaco

1. Da cárie ao câncer
O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer de boca, apesar de ser menos prejudicial nesse aspecto que o charuto.

2. Chapa preta
Várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que acarreta uma destruição parcial da estrutura desses órgãos. É isso que as chapas de pulmão dos fumantes - bastante escuras - mostram. Das mortes provocadas por bronquite ou enfisema, 85% estão associadas ao cigarro. O câncer de pulmão é ainda a principal causa de morte por câncer entre fumantes.

3. Trabalho com a nicotina
A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fígado, onde é metabolizada. Por isso, esse órgão também está sujeito a desenvolver câncer.

4. Estômago embrulhado
Já foram encontrados resíduos de um agrotóxico chamado DDT em amostras do alcatrão que compõe o cigarro. O DDT irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Além disso, uma parte das substâncias tóxicas do cigarro é metabolizada no estômago, o que pode gerar gastrite, úlcera e até mesmo câncer.

5. Risco de derrame
O cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral.

6. Circulação comprometida
A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Assim, o fumante está mais sujeito a vários problemas relacionados à circulação, como aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento de vasos), varizes e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar à amputação de membros.

7. Infarto à vista
Um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a freqüência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos.

Livre do vício

O que você ganha se ficar sem fumar por...

20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue
8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente
3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Luciana Pinsky

Como sair do sedentarismo ...

Como sair do sedentarismo


Se você não pratica exercícios físicos há algum tempo e, no dia a dia, o máximo que seu corpo se movimenta é para se locomover de casa para o carro e do carro para casa, não é preciso ser especialista para dizer que você está levando uma vida sedentária.

Você não precisa desejar ter um corpo de capa de revista para se exercitar. Movimentar-se, ainda que por apenas alguns minutos diários, traz mais disposição, energia e saúde para nossas vidas. E para sair do sedentarismo, não há outro jeito, é preciso mesmo começar.

Não importa há quanto tempo ou por quais motivos você esteja sedentário, nunca é tarde para começar. Primeiramente, procure um médico para determinar, a partir de suas condições atuais de saúde, quais exercícios você está apto a realizar.

Não desanime ao associar a ideia de exercitar-se à atual busca frenética pelo corpo perfeito. É possível manter-se em forma e saudável sem gastar horas e mais horas em uma academia. O importante é não ficar parado.

Pequenas decisões ao longo do dia, tais como usar as escadas ao invés do elevador, descer do ônibus alguns pontos antes e ir caminhando até o trabalho ou usar a bicicleta para ir comprar o pão, já trazem mais movimento para sua rotina diária.

Atitudes como essas não chegam a suprir a necessidade semanal de exercícios que gira em torno de 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana, mas é uma maneira de começar a sair do sedentarismo.

Não pense que todos os dias você terá o mesmo pique do começo. Quando iniciamos uma atividade física, a novidade da prática faz com que a realizemos com mais motivação e energia e, por isso mesmo, nossa tendência é exagerar. Porém, como o corpo não está acostumado, o excesso pode causar dores e desestimular a continuidade da prática.

A melhor maneira de inserir na rotina o hábito de se exercitar é começar praticando de 15 a 20 minutos de atividade física diária e, gradativamente, ir aumentando esse tempo.

Crie um sistema simples para acompanhar a luta contra o sedentarismo. Você pode simplesmente marcar em um calendário quais os dias em que você conseguiu fazer alguma atividade física e quantos minutos foram dedicados a ela. Você irá notar que nos meses em que a prática for mais regular, sua disposição e condicionamento físico provavelmente terão melhoras visíveis.

Muitas dicas sobre exercícios ressaltam a importância da disciplina, do esforço e da disposição para realizar as atividades físicas de maneira eficiente. Para quem está sedentário há algum tempo, entretanto, tais qualidades podem parecer distantes, reservadas apenas aos esportistas profissionais.

Exercitar-se não deve ser visto como um trabalho árduo a ser obrigatoriamente cumprido. Se você não gosta ou não combina com determinada atividade física, procure outra que lhe agrade. Pessoas mais sociáveis podem preferir praticar esportes em grupo, enquanto as mais introvertidas preferem exercitar-se sozinhas. Você também pode inventar maneiras de tornar as atividades ainda mais prazerosas, como gravar suas músicas prediletas em um MP3 ou ipod para deixar sua caminhada mais animada.

Caminhar é uma das formas mais simples de se exercitar. Não custa nada e não requer aparelhos nem técnicas especiais, bastam roupas confortáveis e um bom tênis.

Entretanto, quem sente dores nas articulações deve procurar um médico antes de iniciar a prática. Para os sedentários de longa data, a dica é iniciar fazendo pequenas caminhadas de 10 minutos e ir aumentando esse tempo à medida que for adquirindo mais resistência física.

Levar uma vida sedentária pode trazer uma série de problemas que culminam em doenças cardiovasculares como pressão alta, estresse e obesidade, além de promover perda de massa muscular, má postura, dores articulares e o cansaço crônico.

Motive-se pensando em todos os pontos positivos que a prática de exercícios físicos pode trazer para sua vida. Entre eles, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da respiração, diminuição do risco de osteoporose e redução do estresse, da depressão e do cansaço.

Para manter a motivação, estabeleça objetivos mensuráveis e fáceis de serem alcançados, como se alongar pelo menos durante cinco minutos pela manhã e caminhar por 30 minutos após o trabalho.

Não é fácil livrar-se de velhos hábitos, ainda que eles sejam nocivos ao nosso organismo. Por isso, é preciso estar preparado para eventuais deslizes no meio do processo de inserir atividades físicas em sua rotina.

Se tiver estabelecido trinta minutos de caminhadas diárias, por exemplo, e por algum motivo não puder seguir sua meta inicial, reavalie o plano e recomece. Não desista, pois a atividade física previne doenças.

Fonte: site da bbel- UOL

Ter dentes limpos pode diminuir chance de ataque cardíaco e derrame ...

Ter dentes limpos pode diminuir chance de ataque cardíaco e derrame


Escove os dentes! Essa ação vai além do benefício de um sorriso mais branco; pode também lhe oferecer uma melhor saúde cardíaca.

De acordo com um novo estudo, as pessoas que tiveram seus dentes limpos por um profissional pelo menos uma vez a cada dois anos eram 24% menos propensas a ter um ataque cardíaco em comparação com aquelas que pularam o dentista. O risco de acidente vascular cerebral também diminuiu em 13%.

Ou seja, algo tão simples como ter uma boa higiene dental – escovação, fio dental, e fazer limpezas regulares – pode ser bom para o coração e para o cérebro.

Os pesquisadores revisaram os registros de mais de 100.000 pessoas no banco de dados nacional de Taiwan. Cerca de metade tinha recebido pelo menos uma limpeza, a outra metade nunca tinha tido uma limpeza.

A idade média dos participantes era 38 anos. Nenhum deles tinha sofrido um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral quando o estudo começou. Eles foram seguidos por uma média de sete anos.

Os resultados mostraram que as pessoas que tinham mais de uma limpeza em um ano tinham o menor risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Como os pesquisadores não tinham informações sobre fatores de risco para as doenças, como peso, raça e tabagismo, que poderiam ter afetado os resultados, pode ser que pessoas com boa higiene dental sejam simplesmente mais propensas a comer direito e tenham outros hábitos saudáveis para o coração.

Se não for isso, porque existe essa ligação? O link entre a saúde dental e do coração e o risco de derrame não é totalmente claro.

Porém, a inflamação é um problema comum na doença gengival e na doença cardíaca. Uma série de estudos têm relacionado a inflamação crônica com o endurecimento das artérias, que pode levar a ataques cardíacos e derrame.

Escovando os dentes, você pode se livrar de bactérias na boca que podem levar à infecção crônica e inflamação, que podem se espalhar para outras partes do corpo.[WebMD]

Fonte: http://hypescience.com/ter-dentes-limpos-pode-diminuir-chance-de-ataque-cardiaco-e-derrame/ - Por Natasha Romanzoti

Como resistir às tentações ...

Como resistir às tentações


As tentações nos cercam o tempo todo: os doces para quem esta de dieta, a mulher bonita para o homem casado, as compras para que esta endividado. Como resistir a essas? Tem quem acredite que pensar sobre o assunto ajude a não cair em tentação, mas, segundo pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, pensar sobre o motivo do desejo pode fazer encontrar razões para sucumbir.

De acordo com os estudiosos, que queriam testar a veracidade das “sabedorias populares”, pensar sobre o assunto só é válido para resistir dependendo do estado emocional da pessoa. “A necessidade ou o desejo apoiam a impulsividade, mas também corrompem os processos cognitivos que podem ajudá-lo a interromper o comportamento”, diz Loran Nordgren, autor da pesquisa. “Quando você está sendo tentado, com sua racionalização sucumbindo, e está em um estado excitado, você pode acabar tendo demônios nos dois ombros”, conclui.

Fonte: Blog de Boa Saúde – por Natália Barbosa

Tem um problema? Tire uma soneca

Tem um problema? Tire uma soneca


Um novo estudo da Universidade da Califórnia descobriu que “dormir com problemas” realmente ajuda, porque o sonho oferece uma terapia para as memórias ruins.

Quando entramos no estado de sonho, o sistema de estresse do cérebro fica desativado enquanto passamos por memórias emocionais recentes.

Ressonâncias magnéticas mostram que, após o sono, o centro emocional do cérebro fica menos ativo, enquanto áreas que governam a racionalidade assumem o controle, ajudando-nos a superar experiências dolorosas dos dias anteriores.

O estudo pode explicar porque vítimas de estresse pós-traumático, que geralmente sofrem de distúrbios de sono, têm grande dificuldade em superar memórias difíceis.

Apesar de não existir um consenso científico de porque passamos um terço de nossas vidas dormindo, o estudo adiciona às crescentes evidências da importância do estado onírico (do sonho), que toma cerca de 20% do tempo total do sono.

Um dos autores do estudo, Matthew Walker, afirma que sonhar “nos dá uma forma de terapia noturna, um ‘chá de erva-cidreira’ que remove as pontas afiadas dos dias anteriores”.

“Ao processar experiências emocionais passadas durante o sono onírico, acordamos no dia seguinte e elas foram aliviadas em sua força emocional. Sentimos-nos melhor quanto a elas”, adiciona.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia monitoraram a atividade cerebral de 34 voluntários enquanto mostravam uma série de 150 imagens pensadas para provocar respostas emocionais.

O experimento foi realizado duas vezes, com uma diferença de 12 horas, e enquanto metade dos participantes viam as imagens de manhã e depois à noite, a outra parte começava a noite, dormia, e assistia quando acordava.

Os resultados revelam que aqueles que dormiram entre os períodos tiveram muito menos reação emocional quando viram as imagens pela segunda vez.

As imagens cerebrais identificaram uma baixa na atividade da amígdala, parte do cérebro que controla as emoções, e um aumento no córtex pré-frontal, que governa as repostas racionais, durante a segunda sessão.

Os pesquisadores dizem que o estudo pode explicar porque os remédios para pressão sanguínea, que diminuem os sinais de estresse no cérebro durante o sono, provaram ser efetivos em desordens pós-traumáticas, e talvez levem a novos tratamentos para problemas de sono e doenças mentais. [Telegraph]

Fonte: http://hypescience.com/tem-um-problema-tire-uma-soneca/ - Por Bernardo Staut

Quando os homens e as mulheres envelhecem ...

Quando os homens e as mulheres envelhecem


Uma empresa funerária britânica, a Avalon Funeral Plans, encomendou um estudo sobre como as pessoas encaram a passagem dos anos. Os resultados mostraram que as mulheres começam a se sentir velhas com 29 anos, e os homens com 58. A pesquisa reuniu entrevistas de mil pessoas. A maneira como os homens e as mulheres encaram a “velhice” não é diferente apenas nos números. Os resultados são interessantes, apesar de não estar claro quais os métodos utilizados na pesquisa, que foi feita pelo website da Avalon. De qualquer jeito, se você estiver curioso, continue lendo.

De acordo com os resultados, as mulheres, a partir dos 29 anos de idade, ligam o passar dos anos aos cabelos grisalhos, pele enrugada, e aquela velha expressão: “começa a cair tudo”. Já os homens não pensam tanto na aparência, se concentram mais em comportamentos. Eles acreditam que, depois dos 58 anos, não vão mais aguentar música alta, por exemplo. Contudo, eles também se preocupam com a disfunção erétil.

Infelizmente, não há dados como qual era a idade das pessoas que responderam. O fato das questões terem sido propostas por uma agência funerária pode ter feito as pessoas se sentirem velhas ao responder. Mas claro, envelhecer é um negócio para eles (e também para os cirurgiões plásticos e as empresas de produtos cosméticos). Pelo menos, a divulgação das entrevistas deles mostraram como os homens e mulheres encaram a chegada de seus aniversários todo ano. [Jezebel]

Fonte: http://hypescience.com/quando-os-homens-e-as-mulheres-envelhecem/ - Por Letícia Resende

Os 10 melhores medicamentos caseiros ...

Os 10 melhores medicamentos caseiros


Às vezes, nos entupir de remédios não parece uma boa ideia. Remédios caseiros, geralmente mais naturais, podem ser tão eficazes quanto, senão mais. Mas cuidado: se estiver doente, é sempre bom consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento. Confira algumas soluções caseiras:

10 – CANJA
Para tratar: resfriado comum
Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio comum nas estações frias. Para alguns, ela não apenas esquenta, mas também é responsável por reduzir a atividade dos glóbulos brancos, responsáveis por causar os sintomas respiratórios de um resfriado.

9 – ÓLEO DE CRAVO
Para tratar: dor de dente
Óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um antibactericida natural e medicamento popular para dor de dente. Geralmente é administrado colocando poucas gotas em um quarto de uma colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se então um algodão umedecido com a mistura no local dolorido.
Mas existem alguns riscos. Óleo de cravo não diluído em contato com a boca pode causar queimaduras, danos no tecido ou nos nervos, e dor, com doses altas podendo causar vômitos, garganta dolorida, dificuldades de respiração e até problemas no fígado. O óleo também não deve ser usado em peles machucadas.

8 – BICABORNATO DE SÓDIO
Para tratar: desarranjo estomacal
Comumente usado na cozinha, o bicarbonato de sódio é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Ele funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo de água resulta em uma maneira fácil e barata de ajudar sua digestão. Só o gosto é que não é tão bom.

7 – LEITE INTEGRAL
Para tratar: bolhas de herpes
A herpes não pode ser curada, mas há muitas maneiras simples de acelerar a recuperação da pele machucada. Um modo popular e simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Ela reduz a atividade do vírus e o leite promove a recuperação das áreas afetadas.

6 – MEL
Para tratar: garganta dolorida
Essa pelo menos tem gosto bom. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel foi comprovado cientificamente como sendo tão efetivo quanto os xaropes de marca.

5 – VINAGRE
Para tratar: queimaduras de sol
Melhor seria se você tivesse usado guarda-sol e protetor solar, mas há algumas formas de diminuir os efeitos da exposição prolongada ao sol. Surpreendentemente, aplicar vinagre, puro ou diluído, na pele com um borrifador pode aliviar as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha também ajuda a refrescar. O único problema é o cheiro do vinagre.

4 – SILVER TAPE
Para tratar: verrugas
Outro produto do dia-a-dia que tem provas científicas para sustentar seu poder de cura é a silver tape, que pode ser usada para remover verrugas. Apesar de levar cerca de 28 dias para curar o problema, em um estudo a fita resolveu completamente as verrugas de 85% dos casos estudados, em oposição a 60% resolvidos com crioterapia.

3 – BASE DE UNHAS
Para tratar: picadas de insetos
Usada para formar uma camada protetora em volta da área picada, a base de unhas é conhecida por prevenir a irritação, permitindo que o corpo cure a ferida sem que você fique toda hora coçando.

2- TALCO
Para tratar: cabelos oleosos
Na bagunçada vida moderna, às vezes não há tempo nem para um banho. Enquanto um perfume pode mascarar o cheiro ruim, talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Apenas uma colher de chá espalhada pelo cabelo com um pente ou mãos e seu penteado vai ficar muito melhor.

1 – AZEITE DE OLIVA
Para tratar: dor de ouvido
Azeite de oliva morno é usado por muitos pais com crianças pequenas para combater o desconforto de uma dor de ouvido. Acredita-se que o azeite morno alivia a inflamação, diminuindo as dores causadas por muco, que bloqueia o sistema usado para equalizar a pressão interna do ouvido.[Telegraph]

Fonte: http://hypescience.com/os-10-melhores-medicamentos-caseiros/ - Por Bernardo Staut

9 dicas para aumentar sua energia

9 dicas para aumentar sua energia


Falta de disposição e energia pode ser curadas com muitos remédios naturais, sem falar em atitudes básicas como dormir e se alimentar bem. Faça pequenas mudanças no seu dia a dia que podem dar um impulso na sua energia!

1 – COMA CEREAIS NO CAFÉ DA MANHÃ

Alimentos ricos em fibras são uma boa pedida como primeira refeição do dia. Um estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) constatou que consumidores de cereais no café apresentam 10% de redução de fadiga, menor chance de depressão e maior capacidade cognitiva. Uma teoria, não confirmada, é que as fibras tornam mais lenta a absorção dos alimentos no estômago, o que mantém alto nível de açúcar no sangue por mais tempo.

2 – SAIBA COMO TOMAR CAFÉ

Não é segredo que a cafeína nos deixa alerta. Mas é preciso saber como tomá-la. Em primeiro lugar, nunca exagere na quantidade ingerida de uma só vez; muito café em uma única tacada não é algo saudável. Tome várias doses pequenas ao longo do dia, distribua seu consumo de café. Prefira, por fim, não beber muito depressa, pois a cafeína é melhor absorvida se for ingerida em pequenos goles.

3 – FAÇA MAIS E MENORES REFEIÇÕES

Da mesma forma que você beber café, alimente-se. Ao invés de se empanturrar no almoço e na janta e não comer nada nesse intervalo, tente almoçar menos, jantar menos, e fazer pequenos lanches a cada três ou quatro horas. Isso ajuda a manter alto o nível de açúcar no sangue por mais tempo, o que evita quedas de disposição repentinas no meio da tarde, por exemplo.

4 – BEBA ÁGUA

Todos os médicos batem frequentemente nessa tecla e pouca gente segue a dica, mas é muito necessário tomar bastante água. Em alguns casos, o cansaço nada mais é do que sintoma de desidratação. E as quantidades não precisam ser absurdas; mais uma vez, siga a regra de beber pouca água, mas frequentemente. Isso serve tanto para sedentários quanto para atletas. Um recente estudo com esportistas verificou que 92% sentiram fadiga ao beber água abaixo da quantidade recomendada por quinze horas.

5 – BEBA MAIS CHÁ

Uma xícara de chá apresenta uma combinação interessante para te deixar alerta durante o dia. A mistura de cafeína e o aminoácido L-teanina é considerada estimulante, e auxilia nos reflexos rápidos e na memória. Pesquisadores britânicos vão ainda mais longe, afirmando que o chá preto auxilia no combate ao stress. Em um estudo da University College London (Inglaterra), os pesquisados que beberam chá quatro vezes por dia, durante seis semanas, apresentaram níveis reduzidos de cortisol, o hormônio do stress.

6 – IMITE A REFEIÇÃO DOS SEUS FILHOS

Chega a ser engraçado, mas o período da vida em que a pessoa melhor se alimenta é geralmente na infância, quando os pais escolhem os alimentos mais nutritivos. Em uma típica refeição infantil americana, as crianças comem bananas e manteiga de amendoim. A banana é rica em potássio, mineral responsável por converter o açúcar no sangue em energia. Manteiga de amendoim, por sua vez, é rica em magnésio, mineral de função semelhante. Vegetais, feijão, frutas e nozes também são ricas em magnésio.

7 – CAMINHE

Pequenas caminhadas são úteis para uma série de melhoramentos no seu corpo. Não é necessário fazer grandes caminhadas: dez minutos por dia são o suficiente. Uma pesquisa indicou que andar esse pequeno período diariamente proporcionou às mulheres pesquisadas 18% a mais de energia após seis meses. Além desse impulso, tais mulheres reportaram maior autoestima, menos dores, além de fazer atividades simples, como subir escadas, com maior facilidade.

8 – OUÇA MÚSICA

No trabalho ou em casa, pode ser uma boa pedida ouvir música regularmente. Uma pesquisa comparou, dentro de uma empresa, funcionários que ouvem música e os que não ouvem. Os portadores de iPods e similares foram registrados como sendo 10% mais produtivos do que o grupo sem música.

9 – PLANTE FLORES NOS AMBIENTES EM QUE CONVIVE

Uma pesquisa da empresa Texas A&M, nos EUA, incentivou alguns funcionários a plantar flores no ambiente de trabalho para tornar o lugar mais alegre. Após certo tempo, constataram que estes trabalhadores tiveram ideias mais criativas do que aqueles sem vegetais ao redor de si. Outro estudo americano colocou pessoas para trabalhar com flores na escrivaninha, e concluiu que estas eram menos estressadas após um dia de trabalho.[MSN]

Fonte: http://hypescience.com/9-dicas-para-aumentar-sua-energia/ - Por Stephanie D’Ornelas

7 dicas para ter a melhor noite de sono da sua vida...

7 dicas para ter a melhor noite de sono da sua vida


Você já tentou de tudo: não tomou nada com cafeína antes de ir para a cama, não comeu nada pesado, evitou filmes assustadores e, mesmo assim, não consegue dormir direito?

Segundo a especialista em sono do Departamento de Medicina da Universidade de Chicago, Kristen L. Knutson, alguns hábitos que você tem podem estar sabotando o seu sono e você pode nem saber disso. Confira algumas dicas para dormir melhor:

1. CONTROLE SEUS HÁBITOS DA TARDE

Todo mundo sabe que tomar determinados tipos de chá ou café logo antes de dormir podem prejudicar o sono. Mas você sabia que beber esses líquidos de tarde pode causar o mesmo efeito? Até aquele chá de maça do seu emprego, que você bebe às quatro da tarde, pode não ser tão inocente. A dica é olhar a composição de cada bebida no seu rótulo. Deixe os drinks energéticos e as bebidas com cafeína para antes das duas da tarde – assim o efeito delas irá passar durante o dia e, na hora de dormir, seu organismo já não estará sob a influência do cafezinho da tarde.

2. ESCOLHA ALIMENTOS PROPÍCIOS PARA O SONO

Enquanto comer uma feijoada logo antes de dormir durante a noite não é uma escolha sábia, há alguns alimentos que podem ajudá-lo a ter um sono mais tranqüilo. Se você já passou por algumas noites seguidas dormindo mal, a dica dos especialistas para o jantar é um prato de macarrão com vegetais frescos e peito de galinha picado em pequenos cubos. Esse jantar contém uma combinação de proteínas e aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina no corpo, para que seu sono aumente. Outras combinações como leite e bolachas leves ou iogurte com cereais também funcionam.

3. TOME SEU GOLE DE VINHO MAIS CEDO

Apesar de um gole de vinho poder te relaxar e fazer você cair no sono mais rápido, ele tornará a segunda parte do seu ciclo do sono mais agitada, com possíveis interrupções. O álcool diminui sua quantidade total de sono e aumenta o número de vezes com que você acorda durante a noite. Se você não dispensa seu vinho noturno, tome sua taça às seis horas e não às onze, para garantir um sono mais profundo.

4. BANHOS

Sabe aquele mito de que tomar um bom banho quente ajuda a dormir? Surpreendentemente, mergulhar numa banheira muito quente antes de ir para a cama pode ter o efeito contrário. Qualquer atitude que aumente sua temperatura corporal próxima a hora de dormir pode tornar o sono mais difícil. Segundo especialistas, o corpo precisa ficar mais frio para que você consiga dormir. Isso não quer dizer ir para a cama sem tomar banho depois de um árduo dia de trabalho – tome seu banho algumas horas antes de dormir, não vá para a cama imediatamente depois de sair do chuveiro.

5. ALONGUE-SE

Você provavelmente sabe que exercícios físicos antes de dormir não são a melhor idéia para quem quer um sono tranqüilo – qualquer atividade intensa deve ser feita seis horas antes. Mas uma sessão relaxante de yoga ou de outro alongamento pode ser de grande ajuda, principalmente se você sente dores quando vai dormir.

6. FIQUE NO CLIMA PARA A SONECA

Deixar seu quarto escuro na hora do sono é muito importante, mas diminuir as luzes momentos antes de ir para a cama também é. Nosso relógio biológico reage à luz forte que mantemos em casa durante a noite e, de certa forma, pensa que é dia, tornando o sono uma tarefa mais difícil. Diminuir gradativamente a iluminação simula um anoitecer e o corpo compreende que está na hora de desligar.

7. ESQUEÇA SEU COMPUTADOR

Mandar um último e-mail logo antes de dormir? Ficar com o notebook na cama? Nada disso. Digitar pode te deixar agitado e o e-mail te mantém em contato com as atividades diárias, que não são sua prioridade na hora de dormir. Até a vibração de um celular próximo pode te despertar e interromper seu sono. Deixe todos os seus gadgets em outro quarto para controlar a vontade de dar uma olhada noturna no seu Orkut e use um despertador convencional em vez do celular.[CNN]

Fonte: http://hypescience.com/7-dicas-para-ter-a-melhor-noite-de-sono-da-sua-vida/ - Por Luciana Galastri

As pessoas mais velhas do mundo dão dicas para uma vida longa ...

As pessoas mais velhas do mundo dão dicas para uma vida longa


Um novo estudo sugere que beber moderadamente pode ser uma das chaves para uma vida mais longa, além de reunir outras dicas de algumas das pessoas mais idosas do mundo. Confira algumas das dicas para uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz, de acordo com as pessoas que sabem do que estão falando!

Na ilha grega de Ikaria, que tem a maior proporção de pessoas acima de 90 anos em todo o mundo, as pessoas têm um hábito de beber um chá de ervas. A bebida, que é consumida várias vezes por dia, contém uma grande variedade de ervas desidratadas, como hortelã-brava, alecrim, sálvia roxa e asplênio.

Devido ao cenário montanhoso da ilha e à falta de opções de transporte, as pessoas têm que se manter ativas durante toda a vida, fazendo exercícios físicos até depois dos 80 ou 90 anos. A alimentação da ilha contém muito azeite de oliva, frutas e vegetais, além de pouquíssimas quantidades de alimentos processados ou industrializados.

Na ilha japonesa de Okinawa, é comum encontrar velhinhos com mais de 80 anos completamente saudáveis. Pesquisadores acreditam que isso se deve, em parte, à maneira com que a população da ilha se alimenta, raramente comendo demais e geralmente parando a refeição pouco antes de se sentirem saciados. A dieta dos locais se baseia em grãos, peixes e vegetais, e eles costumam ficar longe de carne, ovos e laticínios.

Já na Sardenha, na Itália, existe um enorme número de centenários. Lá, os habitantes têm o costume de beber vinho, que é muito rico em polifenóis e antioxidantes, que ajudam a impedir o envelhecimento. No Vale de Hunza, no Paquistão, as pessoas geralmente vivem mais de 90 anos. Os pesquisadores creditam esta longevidade à dieta de frutas, grãos e vegetais da população do local. Muitos dos alimentos são consumidos crus, e eles comem grandes quantidades de damascos, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos.

Na região sul do Equador, no Vilcambamba, muitas pessoas passam dos cem anos de idade com boa saúde. Acredita-se que esta saúde se deve ao consumo da água mineral natural da região, que é completamente livre de impurezas.

Nos Estados Unidos, uma comunidade de Adventistas da Califórnia, tem uma média de vida de cerca de 5 a dez anos mais longa que os outros cidadãos da cidade. Pesquisadores acreditam que isso acontece porque estas pessoas não bebem nem fumam, e seguem uma dieta vegetariana. Além destas dicas reunidas por todo o mundo, outras pesquisas sugerem que a longevidade sempre é ligada a baixos níveis de estresse e ansiedade. [Telegraph]

Fonte: http://hypescience.com/25085-dicas-para-uma-vida-longa/ - Por Sergio de Souza

Stress...

Stress


Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

-"Qual o peso deste copo d'água?"

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."

"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 * Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 * Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 * Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 * Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 * Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 * Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.

7 * Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 * Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 * Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 * Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 * Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 * Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 * Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 * Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 * Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive

16 * Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 * Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 * Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 * Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."

Fonte: Recebi do email de Viviane Solar