1

1

sábado, 17 de fevereiro de 2018

O CANGAÇO

O CANGAÇO




INFLUÊNCIAS DO CANGAÇO

ARTES

ZÉ BAIANO, LAMPIÃO E CORISCO

Enviado por: João Paulo Celestino


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=525163417572535&set=a.435268929895318.1073741828.435240783231466&type=1&theater

Atividades Para 1º Ano-Língua Portuguesa

Atividades Para 1º Ano-Língua Portuguesa



















Língua Portuguesa 4º Ano-Atividades

Língua Portuguesa 4º Ano-Atividades

Grau superlativo ,comparativos de superioridade, inferioridade e igualdade, pronomes pessoais, numerais, são alguns dos temas abordados neste conjuntos de fichas.











http://www.professorzezinhoramos.com/2013/10/lingua-portuguesa-4-ano-atividades.html

LAMPIÃO - O Rei do Cangaço

LAMPIÃO - O Rei do Cangaço


Biografia:

Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semiárido do estado de Pernambuco, foi o terceiro filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes de Oliveira. O seu nascimento só foi registrado no dia 7 de agosto de 1900. Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante incomuns para a região sertaneja e pobre onde ele morava. Uma das versões a respeito de seu apelido é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião.[carece de fontes]

Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança e, ao fazê-lo, provou ser um homem de atitudes violentas e rudes. Tornou-se um mito em termos de disciplina. O bando chamava os integrantes das volantes de "Macacos" - uma alusão ao modo como os soldados fugiam quando avistavam o grupo de Lampião: "pulando".[7]

Durante os 20 anos seguintes (começou aos 21 anos), Lampião viajou com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50 homens, todos a cavalo e em trajes de couro, chapéus, sandálias, casacos, cintos de munição e calças para protegê-los dos arbustos com espinhos típicos da vegetação caatinga. Para proteger o "capitão", como Lampião era chamado, todos usavam sempre um poder bélico potente. Como não existiam contrabandos de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia e unidades paramilitares. A espingarda Mauser e uma grande variedade de pistolas semiautomáticas e revólveres também eram adquiridos durante confrontos. A arma mais utilizada era o rifle Winchester.

Lampião foi acusado de atacar pequenas fazendas e cidades em sete estados além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques. Entretanto para muitas pessoas, especialmente no Nordeste, tem-se imagem de que Lampião era como o Robin Hood do sertão brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias com inúmeros filhos.

Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte.

Sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestia-se como um cangaceiro e participou de muitas das ações do bando. Virgulino e Maria Bonita tiveram uma filha, Expedita Ferreira, nascida em 13 de setembro de 1932. Há ainda a informação controversa de que eles tiveram mais dois filhos: os gêmeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas nunca foi comprovada a verdade dos fatos[8], além de outros dois natimortos.

Fonte de pesquisa: WIKIPÉDIA

FOTO DA CABEÇA DECEPADA DE LAMPIÃO

FOTO DA CABEÇA DECEPADA DE LAMPIÃO




Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=525713884184155&set=a.435268929895318.1073741828.435240783231466&type=1&theater

AMENDOIM É AFRODISÍACO E AJUDA A REDUZIR RISCO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO

AMENDOIM É AFRODISÍACO E AJUDA A REDUZIR RISCO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO


Boas notícias para os fãs do amendoim: novos estudos mostram que seu consumo regular não engorda e ainda reduz as taxas de triglicérides no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
Com concentração proteica semelhante à da soja e altos níveis de fibras e ácidos graxos monoinsaturados, ele também fornece nutrientes como magnésio, folato, vitamina E e cobre – indispensáveis ao bom funcionamento cardiovascular.
Outra virtude da semente é ter uma dose elevada de vitaminas do complexo B e do aminoácido arginina, que melhoram a circulação do sangue, além de apresentar grande quantidade de vitamina E, matéria-prima dos hormônios sexuais.

Vem daí a fama de afrodisíaco.

Recentes pesquisas do Ministério da Agricultura norte-americano provam que o amendoim é tão rico em antioxidantes quanto o vinho tinto e o morango.
O óleo extraído do amendoim contém basicamente gorduras insaturadas (cerca de 80%).

O vegetal, aliás, é o único dotado de um ácido graxo essencial à nutrição humana, o ácido araquidônico, fundamental para o desenvolvimento de fetos e bebês. Também apresenta outros componentes benéficos, como os ácidos linoleico e linolênico.

No Brasil, quase todo o amendoim cultivado atualmente é de uma espécie cujo óleo não se decompõe quando o produto fica estocado.

As novas variedades denominadas alto oleico têm em sua composição ácidos graxos insaturados que, segundo os especialistas, são melhores que os do azeite de oliva.

O ideal é consumi-lo de duas a três vezes por semana, em quantidade equivalente ao que cabe na palma da mão. 

Mas atenção à origem do produto, para evitar contaminações por pesticidas e aflotoxina, uma mólecula carcinogênica. 

Fonte: Site do doutor Rondó e Revista Planeta

FOTO DA CABEÇA DECEPADA DE MARIA BONITA

FOTO DA CABEÇA DECEPADA DE MARIA BONITA



Através da utilização de cores podemos observar na imagem detalhes da face de Maria Bonita (Companheira de Lampião), morta em 28 de Julho de 1938 na Grota de Angico, que jamais seriam perceptíveis sem a aplicação de cores.

Modelos de escrita - escrever um convite

Modelos de escrita - escrever um convite

http://www.professorzezinhoramos.com/2013/10/modelos-de-escrita-escrever-um-convite.html

Modelo de Escrita - Escrita de um Recado

Modelo de Escrita - Escrita de um Recado

http://www.professorzezinhoramos.com/2013/10/modelo-de-escrita-escrita-de-um-recado.html