1

1

domingo, 20 de maio de 2018

Exercícios intensos são os que favorecem longevidade

Exercícios intensos são os que favorecem longevidade

Estudo investiga as atividades mais relevantes para ganhar anos de vida
Já se sabe que pessoas ativas costumam viver mais do que pessoas sedentárias. O que não foi descoberto ainda são quais as atividades ou a intensidade delas que apresentam maior eficácia quando o assunto é longevidade. Entretanto, um estudo publicado no periódico PLoS Medicinedia 6 de novembro mostrou que tarefas domésticas de grande intensidade podem ser a chave para retardar a mortalidade. O estudo foi conduzido por especialistas do National Cancer Institute, nos Estados Unidos.

Para a pesquisa, 650 mil adultos com idades entre 35 e 55 anos foram acompanhados por cerca de uma década. Todos preencheram questionários sobre a prática de exercícios no mês anterior. As perguntas incluíam o número de horas que os voluntários haviam passado andando, cuidando do jardim, fazendo tarefas domésticas e praticando esportes. Cada atividade foi designada como leve, moderada e intensa.

A primeira conclusão foi de que qualquer esforço físico está associado à longevidade. Aqueles que seguiam a recomendação governamental média de atividades físicas, que é de 150 minutos de exercícios moderados por semana, viviam 3,4 anos a mais do que sedentários. A sobrevida podia ser conferida mesmo entre participantes que tinham obesidade ou sobrepeso. Entretanto, mesmo aqueles que se exercitavam ocasionalmente apresentaram menor risco de mortalidade.

Vale dizer que a relação se mostrou muito mais forte entre os participantes que relataram fazer atividades intensas. Aqueles que disseram ter feito reformas em casa ou que caminhavam rapidamente tiveram sobrevida maior do que aqueles que faziam atividades moderadas. Por isso, estabelecer um plano de exercícios progressivo é fundamental.

Adote esses hábitos para viver mais e melhor

Comer bem, dormir mais, fazer exercícios e manter-se socialmente ativo são fundamentais para ter uma vida plena. Entenda por que esses e outros hábitos são importantes.

1. De olho no prato
Alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar são vilões do bom funcionamento do organismo. Por isso, elabore um prato com muitas verduras e legumes e consuma três porções de frutas diariamente. Desse modo, você previne problemas como infarto, derrame, hipertensão, entre outros.

2. Durma bem
Repor as energias faz com que seu corpo funcione melhor quando você estiver acordado. A má qualidade do sono aumenta em até três vezes o risco de morte, de acordo com um estudo da American Academy of Sleep.

3. Mexa-se
Mesmo que pratique exercícios regularmente, você deve evitar ficar o restante do tempo. Grande parte das pessoas trabalha sentada, mas isso prejudica diversas funções do corpo. Por isso, levante de tempos em tempos e procure se alongar.

4. Consulte a balança
Não basta ter uma alimentação regrada e praticar exercícios. Seu peso precisa estar dentro da faixa considerada saudável. Por isso, controle o ganho de peso e busque um especialista para emagrecer de forma saudável.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15816-exercicios-intensos-sao-os-que-favorecem-longevidade?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Sedentarismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário