1

1

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Os múltiplos benefícios do abacaxi à saúde...

Conheça os diversos benefícios do abacaxi para a saúde e entenda por que incluí-lo em sua dieta cotidiana pode ser uma boa ideia

Abacaxi: benefícios do consumo
O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito popular no mundo todo e cujo consumo traz diversos benefícios para a saúde. Além de poder ser consumido de várias formas (fresco, em sucos, geleias, doces e até em calda), o abacaxi também é capaz de melhorar a digestão, a circulação, as saúdes respiratória e cardíaca e o sistema imunológico, ele ajuda a combater gripes, resfriados, infecções e parasitas, auxilia na perda de peso e na prevenção ao câncer.
Originário do centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e do Paraguai, o abacaxi era cultivado pelos indígenas e se espalhou pela América ainda antes da chegada dos europeus por aqui. Acredita-se que os nativos do sul do Brasil e do Paraguai difundiram o abacaxi pela América do Sul e eventualmente o fruto alcançou o Caribe, a América Central e o México. Colombo e seus marinheiros encontraram abacaxizeiros em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, e de lá levaram as plantas e a fruta para a Europa, dando início à sua disseminação pelo mundo.
O abacaxi é também conhecido como ananás em Portugal e em algumas variedades da língua espanhola. Ambos os nomes têm sua origem nas línguas dos índios brasileiros. O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso). Já "ananás" vem do guarani e tupi antigo naná e a palavra é considerada um empréstimo da língua geral falada no Brasil até o século XIX (que era uma mistura principalmente do tupi com o português).
No Brasil, o termo “abacaxi” pode ser usado para se referir tanto ao fruto quanto à planta que o produz. Já “ananás” é usado para designar os frutos de espécies selvagens. Pertencente à família das bromeliáceas, o abacaxi é considerado uma infrutescência tropical e a espécie cultivada para consumo é a Ananas comosus, da subfamília Bromelioideae. O pé de abacaxi, ou abacaxizeiro, é uma planta semiperene (que dura vários anos) e pode alcançar até um metro de altura, produzindo vários frutos ao longo de sua vida.

Benefícios do abacaxi

Além de sua trajetória curiosa e do sabor peculiar, o abacaxi traz diversos benefícios para a saúde. O fruto é rico em água, fibras solúveis e insolúveis (como a pectina), vitaminas B e C, betacaroteno e sais minerais como cálcio, cobre, manganês, potássio, magnésio, ferro e zinco. O abacaxi também contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas e que é a responsável pelo uso bastante popular do fruto como amaciante para carnes menos nobres. Conheça os benefícios do abacaxi:

Previne artrite

Um dos benefícios mais celebrados do abacaxi para a saúde é a sua habilidade de reduzir a inflamação de juntas e músculos, em especial nos casos associados à artrite. Além de quebrar proteínas complexas, a bromelina presente no abacaxi também tem um grande efeito anti-inflamatório, que tem sido positivamente relacionado com a redução dos sinais e sintomas de artrite em muitos grupos de teste.

Fortalece o sistema imunológico

Uma porção de 100g de abacaxi fresco tem mais de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C, um componente muito importante para o sistema imunológico. A vitamina C estimula a ação dos glóbulos brancos e atua como antioxidante, combatendo os radicais livres (que são os responsáveis por provocar mutação nas células, causando câncer).

Melhora a saúde dos tecidos e células

A vitamina C também tem um papel essencial na criação de colágeno, que é uma proteína essencial na constituição da parede dos vasos sanguíneos, da pele, dos órgãos e ossos. A alta concentração de vitamina C presente no abacaxi ajuda a curar lesões e feridas mais rápido, além de ser um defensivo para o corpo contra doenças e infecções.

Prevenção ao câncer

Além da vitamina C, o abacaxi também é rico em outras substâncias antioxidantes, como vitamina A, betacaroteno, a já citada bromelina e também manganês, que tem alto potencial de combate aos radicais livres. O abacaxi foi relacionado diretamente à prevenção de cânceres na boca, garganta e de mama.

Ajuda a digestão

Como a maioria das frutas, o abacaxi é fonte de fibras, mas a vantagem é que o fruto contém fibras solúveis e insolúveis, que incentivam o funcionamento do intestino. Isso significa que o consumo de abacaxi ajuda a prevenir ou aliviar os sintomas de uma série de doenças, tais como constipação, diarreia, síndrome do intestino irritado, aterosclerose, problemas de coagulação e de pressão sanguínea. As fibras também ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim presente nos vasos sanguíneos.

Combate tosses e resfriados

A bromelina, aliada à alta quantidade de vitamina C, atua na redução do catarro e da construção de muco no sistema respiratório e em suas cavidades. Além de prevenir a formação dessas substâncias, a bromelina ajuda a eliminá-las do seu corpo.

Melhora a saúde dos ossos

O abacaxi não é famoso por sua quantidade de cálcio, mas possui uma quantidade incrível de outro nutriente essencial ao fortalecimento dos ossos: o manganês. Uma porção de 100g da fruta possui 43% da dose diária recomendada do mineral, que também atua no crescimento e recuperação dos músculos, o que faz com que o consumo diário de abacaxi seja também um poderoso aliado para atletas e pessoas que querem ganhar massa muscular.

Ajuda na saúde oral

Junto com os antioxidantes que previnem cânceres orais, o abacaxi também tem propriedades adstringentes, que fortalecem as gengivas. Os adstringentes ajudam a manter a firmeza e o tônus muscular, evitando que partes pequenas, como dentes e cabelos, se soltem. O abacaxi é muito indicado como remédio natural para combater a perda de dentes e a retração das gengivas.

Fortalece a saúde ocular

O betacaroteno presente no abacaxi atua na prevenção de doenças e degenerações oculares, em especial aquelas relacionadas à idade, como degenerações na mácula. Manter um consumo apropriado de betacaroteno é uma das melhores formas de prevenir problemas de visão na velhice.

Regulador da pressão sanguínea

Dentre os muito sais minerais presentes no abacaxi está o potássio, que é um importante vasodilatador. O potássio alivia a tensão dos vasos sanguíneos e promove uma boa circulação para todas as partes do corpo. Uma boa circulação previne o acúmulo de resíduos nas veias, o que diminui o risco de derrames e ataques cardíacos.

Ajuda a boa circulação sanguínea

Além dos benefícios do abacaxioriundos do consumo de potássio, o fruto também contém cobre, outro componente essencial para o bom funcionamento do corpo humano. O cobre atua na produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Um elevado número de glóbulos vermelhos melhora a oxigenação dos órgãos, fazendo com que eles funcionem em níveis mais elevados. Também melhora as habilidades cognitivas e ajuda a prevenir distúrbios neurológicos como demência e Alzheimer.

Alguns alertas!

Os benefícios do abacaxi são muitos, mas, como qualquer substância, é preciso ter alguns cuidado com o seu consumo. A bromelina e a acidez presentes no abacaxipodem causar amolecimento e aumento de sensitividade nos lábios, gengivas e na língua se o consumo for exagerado. Esse tipo de reação em geral melhora em algumas horas.
Doses excessivas de bromelina e de vitamina C também podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual, o que faz com que grávidas devam moderar no consumo de abacaxi. Alguns medicamentos como antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos podem interagir com a bromelina, de modo que se estiver tomando alguma dessas substâncias o ideal é conversar com seu médico antes de comer abacaxi.
O abacaxi verde é perigoso e tóxico para os seres humanos, podendo causar vômito e diarreia severos. Sempre espere o fruto amadurecer antes de consumi-lo. A acidez do abacaxi também faz com que ele não seja uma boa para pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca. Veja como combater a afta de modo natural na matéria "Bicarbonato funciona como remédio caseiro para afta".
Se você tiver alguma das condições em que o abacaxi atua como um aliado, nunca descontinue o tratamento médico. Converse com sua médica ou médico sobre adicionar a fruta ao tratamento para aproveitar os benefícios do abacaxi.

Água com limão: usos e benefícios...

Tomar água com limão pode ser muito benéfico para a saúde. Entenda

agua c limao
Tomar água com limão em jejum pela manhã costuma ser um hábito de quem quer manter o organismo saudável. Mas será que água com limão é saudável mesmo?

Para que serve água com limão

Que o limão é delicioso todos nós sabemos, mas adicioná-lo à água traz quais benefícios além do prazer do sabor? A verdade é que foram feitas poucas pesquisas científicas a respeito dos benefícios do consumo de água com limão. Por outro lado, há muitas pesquisas que mostram os benefícios de consumir limãoe os benefícios de consumir água.

1. Promove a hidratação

A água é a melhor bebida para a hidratação, mas algumas pessoas não consomem a quantidade de água necessária diariamente porque não gostam do seu sabor. Sendo assim, adicionar algumas gotas de limão melhora o sabor da água, o que pode aumentar a ingestão da bebida.

2. É uma boa fonte de vitamina C

O limão é rico em vitamina C, um antioxidante primário que ajuda a proteger as células de radicais livres prejudiciais. A vitamina C presente no limão pode ajudar a reduzir a pressão, o risco de doença cardiovascular e de acidente vascular cerebral, além de prevenir ou limitar a duração do resfriado comum em algumas pessoas.

3. Melhora a aparência da pele

A vitamina C encontrada na água com limão ajudar a reduzir o enrugamento da pele. Um estudo publicado na American Society for Clinical Nutritionconcluiu que as pessoas que consumiram mais vitamina C têm menos risco de terem pele enrugada e seca. Uma explicação provável para isso é o fato de que a vitamina C ajuda a produção natural de colágeno no organismo. A água, por sua vez, reduz a desidratação, que leva ao desenvolvimento de rugas e secura. A School of medicine and public health recomenda beber pelo menos oito copos de água diariamente para se manter hidratado e eliminar as toxinas da pele. Então que tal unir o benefícios da água e do limão numa só bebida?

4. Previne o excesso de peso

Um estudo, publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, mostrou que os antioxidantes de polifenóis encontrados no limão reduziram significativamente o aumento de peso causado por uma dieta rica em gordura em camundongos. Além disso, a resistência à insulina foi melhorada. Embora os mesmos resultados precisem ser comprovados em humanos, há fortes evidências de que a água com limão previne ganho de peso. Entretanto, se isso é devido a um aumento na ingestão de água ou devido aos polifenóis do limão ainda é preciso analisar de forma mais minuciosa.

5. Melhora a digestão

Algumas pessoas bebem água com limão de manhã como uma forma de laxante diário para ajudar a prevenir a prisão de ventre. Beber água morna com limão ao acordar pode acelerar o sistema digestivo. A medicina ayurvédica (filosofia médica indiana) acredita que o sabor azedo do limão ajuda a estimular o "agni" (fogo digestivo). Na filosofia ayurveda, um forte estímulo ao agni inicia o sistema digestivo, facilitando a digestão de alimentos e ajudando a prevenir o acúmulo de toxinas.

6. Refresca o hálito

Você já esfregou um limão em suas mãos para remover um mau odor forte? As pessoas acreditam que o limão seja um ótimo neutralizador de odores. O mesmo remédio popular pode se aplicar ao mau hálito causado pela ingestão de alimentos com cheiros fortes, como alho, cebola ou peixe. Uma opção para amenizar o problema é beber um copo de água com limão de manhã, após a primeira refeição, o que faz com que o hálito fique mais doce. O limão estimula a criação de saliva, e a água ajuda a prevenir uma boca seca, o que reduz o mau hálito causado pela boca seca e excesso de proliferação de bactérias.

7. Ajuda a prevenir cálculos renais

O ácido cítrico presente no limãopode ajudar a prevenir cálculos renais. A School of medicine and public healthrecomenda aumentar a ingestão de ácido cítrico para diminuir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Beber água com limão não só ajuda a obter mais ácido cítrico como também ajuda a manter os rins bem hidratados.

Como fazer água com limão

Ao fazer água com limão, use sempre limões frescos (de preferência orgânicos). Esprema metade de um limão em um copo americano (ou um copo de 250 ml) de água morna ou fria. Para melhorar o sabor você pode adicionar folhas frescas de hortelã, manjericão, gengibre ou xarope de bordo.

Cuidados

Não escove os dentes até meia hora depois de consumir água com limão, pois o atrito da escova de dente em conjunto com a acidez do limão pode corroer o esmalte dos dentes.

Fonte: Health Line

Água de berinjela: como fazer e quais os benefícios...

Dentre seus benefícios, a água de berinjela é ótima para ajudar na redução de peso

berinjela
A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento. Esse legume é composto por 90% de água! "Nossa, tanta água assim?" É, só que essa água tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água e fazer sua própria água de berinjela. Confira mais detalhes sobre os benefícios da água de berinjela:

Previne o câncer

A berinjela tem a cor roxa por causa da presença de antioxidantes, entre eles as antocianinas, proantocianinas e as flavonoides - esses últimos atuam no organismo diminuindo as ações dos radicais livres que atacam as células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce e protegendo-o contra o câncer.

Controla o diabetes

Pessoas que têm diabetes precisam ter uma alimentação rica em fibras, pois elas retardam a velocidade da digestão e a absorção da glicose no sangue é mais lenta. A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras - ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma "capa" em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar. Além disso, a água de berinjela também desintoxica o organismo.

Ajuda na digestão

A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjelatambém ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.

Reduz as celulites

Os furinhos das celulites são inflamações nas células causadas pela ingestão de alimentos gordurosos - a água de berinjela funciona como um anti-inflamatório que reduz as celulites.

Protege o coração

A antocianina presente na casca da berinjela reduz o colesterol ruim do sangue. As fibras alimentares solúveis diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e os flavonoides impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação chamada de aterosclerose, que forma placas nas paredes dos vasos do coração.

Ajuda no emagrecimento

A água de berinjela misturada com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal. No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados. (E não se esqueça de que o primeiro passo para emagrecer e manter uma vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares, consumindo uma maior quantidade e variedade de alimentos naturais. Confira sete dicas de alimentação saudável e sustentável.)

Previne a gordura abdominal

Por conter saponina, a berinjelafunciona como detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las. As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade por um tempo maior e reduzindo a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

Como fazer água de berinjela

Ingredientes

Modo de preparo

  • Limpe a berinjela lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para limpar todas as impurezas tóxicas;
  • Após a aplicação do vinagre (pode ser outro tipo se não encontrar o de maçã), enxague bem a berinjela para sair o gosto do que foi utilizado para a limpeza;
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos 1 cm e meio - não retire a casca pois nela existem muitos nutrientes importantes;
  • Adicione cada rodela à jarra ou garrafa. Depois de colocar todas, adicione 1 litro de água;
  • Após seguir estes passos, a água de berinjela deve ficar descansando na geladeira durante a noite toda (recomenda-se fazer a água antes de deitar).
  • É só consumir
Obs: Você pode adicionar limão à água de berinjela, pois além de também ter muitas vitaminas importantes, potencializa as propriedades da água de berinjela, fazendo com que os resultados de seu consumo sejam maiores.