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sábado, 25 de novembro de 2017

África e Brasil - laços através da religiosidade

Atividade:

I - Brasil um país de liberdade religiosa

Artigo da Constituição:

“A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.” (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa )

Pergunte aos alunos, após leitura desse trecho da Constituição:

a) Vocês conhecem ou já ouviram falar deste artigo da Constituição?

b) O que vocês entenderam desse artigo?

c) Vocês concordam com este artigo?

Tabela:

Religiões declaradas nos censos do Brasil em 1980, 1991 e 2000 (população residente)

(*) Não inclui religião não declarada e não determinada.
Fontes: IBGE, Censos demográficos apud PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras e seus seguidores. Civitas, Porto Alegre, v. 3, n. 1, jun. 2003, p. 19. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/108/104

Após apresentar esta tabela aos alunos, sugira que eles façam uma pesquisa na escola sobre as religiões declaradas pelos alunos. A partir dessa pesquisa, peça que eles montem um quadro, como o modelo acima, com os resultados coletados.

Esta atividade poderá ser trabalhada juntamente com o professor da área de Matemática.

Utilizando as informações do artigo 5 da Constituição brasileira mais os dados da Tabela, faça um bate-papo reflexivo com os alunos, levantando os seguintes questionamentos:

a) Hoje existe realmente liberdade de culto no Brasil?

b) Em sua opinião, a que se deve a maior parte da população se declarar católica?

c) Quais os motivos, em sua opinião, estão levando à diminuição das religiões afro-brasileiras no Brasil?

d) Você acredita que exista ainda hoje discriminação religiosa?

e) Monte com os alunos uma campanha contra o preconceito às religiões de matriz africana. Criar com os alunos um folder explicativo sobre estas religiões (candomblé e umbanda), com intuito de desmistificar os preconceitos existentes. Fazer cartazes e espalhá-los na escola com mensagens contra a intolerância religiosa.

Obs.: Professor, esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português e Artes, o qual orientará os alunos na elaboração de um folder (redação e arte) e nas confecções de cartazes.

Essa atividade foi extraída da aula África e Brasil - laços através da religiosidade, da professora Alinne Grazielle Neves Costa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor. 
 
http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=443

A Congada: Tradição Cultural Afro-brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial

A Congada: Tradição Cultural Afro-brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial

Atividade:

Para introduzir a Congada como manifestação histórica e cultural, exponha imagens da festa, questionando os alunos se eles conhecem essa festa. Estas imagens podem ser obtidas em vários sítios da Internet, como por exemplo, no link http://congadouberlandia.blogspot.com

Aqui postamos algumas imagens da festa da Congada realizada na cidade de Uberlândia em 2008, retirada do arquivo pessoal de Jeremias Brasileiro. Você pode conhecer mais sobre este pesquisador da cultura afrodescendente no site Coafro:  http://coafro.blogspot.com/2008/05/jeremias-brasileiro-e-brasileiro.html

 

Após todos participarem do debate, explique as origens da Congada, destacando a festa como uma manifestação popular cultural religiosa que remonta aos tempos da escravidão no Brasil, onde os escravos foram obrigados a introduzir em sua conduta religiosa os cultos católicos europeus, tendo muitas vezes que negar sua própria religião.

Na apresentação desta temática, aborde as seguintes questões:
  • Quais os motivos que levaram os negros trazidos da África a adotarem práticas religiosas da igreja católica?
  • Quais os motivos que levaram os negros a escolherem Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como santos protetores dos negros?
  • Qual é o principal objetivo da Festa da Congada?
  • O que é Patrimônio Cultural Imaterial e qual sua importância?
  • Qual a importância de estudar a Festa da Congada?
Atenção, professor! Você poderá utilizar também o texto: A Congada em Uberlândia: a importância da participação da criança na festa, disponível em: Blog: http://gephiseseba.blogspot.com

Atividades de Ensino Religioso – Para Imprimir

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http://escolaeducacao.com.br/atividades-de-ensino-religioso/

Atividades de Ensino Religioso 8º ano – Para Imprimir

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Atividades de Ensino Religioso 7º ano – Para Imprimir

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