1

1

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Manual de defesa contra doenças

Manual de defesa contra doenças


Seu manual de defesa contra doenças

Elencamos sete atitudes fáceis de adotar que aumentam a proteção contra doenças propagadas por micróbios e estimulam o sistema imune a agir com mais rapidez e sem errar os alvos

1. Lave bem as mãos
Eis uma verdade inconveniente: nossas mãos costumam ser um meio de transporte para vírus, fungos e bactérias embarcarem corpo adentro. Quando eles garantem seu espaço, nós, os hospedeiros, é que padecemos da turbulência — seja uma infecção respiratória, seja uma diarreia. Para barrar os penetras, não se contente com uma lavagem rápida, principalmente depois de mexer com dinheiro ou sair do banheiro. “É preciso esfregar as mãos, com água e sabão, por cerca de um minuto para remover os micro-organismos”, avisa o microbiologista João Tórtora, da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. “Podemos completar a limpeza utilizando álcool a 70%.” Em um trabalho realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o aumento do uso de álcool gel pelos funcionários de UTIs reduziu as infecções hospitalares. “As taxas caíram pela metade”, conta o infectologista Alexandre Marra, um dos envolvidos no projeto.

Higienize as mãos depois de:

• Mexer em dinheiro: preze por uma boa lavagem após manusear as cédulas, sobretudo as de menor valor.
• Andar de trem, metrô e ônibus: o grau de contaminação de barras e assentos é enorme.
• Usar escadas rolantes: aquele corrimão é tão ou mais contaminado que a barra do trem público.
• Usar o teclado do computador: ele é um celeiro de micróbios por não ser limpo com frequência.
• Ficar na areia da praia: procure banhar bem as mãos — e o corpo inteiro — após um dia à beira-mar.
• Usar o orelhão: os telefones públicos estão entre os campeões de contaminação.
• Ir ao banheiro: nem é preciso entrar em detalhes.

2. Proteja sua comida
O que os olhos não veem o coração não sente. O ditado é consagrado, mas, quando falamos em micróbios ávidos pelo corpo humano, nem sempre tem validade. Frutas e hortaliças aparentemente frescas também abrigam bactérias capazes de sacudir o sistema gastrointestinal. Não se deixe enganar. “Elas devem ser colocadas na geladeira e permanecer ali por duas horas”, orienta o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em segurança de alimentos, de São Paulo. “No caso de verduras ou frutas consumidas com casca, é preciso deixá-las de molho durante cinco minutos numa solução feita de 1 colher de sopa de água sanitária diluída em 1 litro de água”, ensina. Em seguida, lave-as bem na torneira. Fora de casa, evite pedir bebidas com uma rodela de laranja ou limão. Com casca e tudo, elas carregam uma bela pitada de micróbios. Quanto às carnes, nunca as deixe descongelando em temperatura ambiente. “A recomendação é fazer isso dentro da geladeira ou no micro-ondas”, diz Figueiredo. Aliás, na hora de cortá-las, opte por tábuas de plástico ou vidro — madeira jamais.

3. Zele pela água
Não basta se contentar com uma água potável de ótima fonte e bem envasada. Se o suporte, o filtro ou a moringa por onde ela passa antes de cair no copo não são higienizados no dia a dia, uma porção de germes passará a nadar em meio ao líquido. E quando você tomar uns goles... já sabe o resto da história. “Vale lavar os recipientes, por dentro e por fora, no mínimo uma vez por semana usando uma solução à base de água sanitária”, recomenda Figueiredo. “Além disso, a vela dos filtros precisa ser trocada de tempos em tempos.” Quando for a lanchonetes e restaurantes — principalmente os com pouca infraestrutura —, fuja dos sucos com pedrinhas de gelo. A origem delas nem sempre é confiável. “E muitos micróbios resistem a baixas temperaturas”, diz Figueiredo.

4. Cuide bem dele (ou dela)
A segurança dos órgãos genitais não depende de cuidados apenas na hora agá. A higiene diária é essencial para homens e mulheres afastarem visitas microscópicas ao seu aparelho reprodutor. “O pênis deve ser lavado com água corrente e sabão”, diz o urologista Sandro Faria, da Sociedade Brasileira de Urologia. “E é fundamental secá-lo com uma toalha depois, já que um ambiente úmido e quente é o paraíso para os fungos.” Com as mulheres não é diferente. “Elas devem fazer a higiene íntima com água e sabonete neutro, enxugando bem em seguida”, diz o ginecologista Rogério Ramires, do Femme Laboratório da Mulher, em São Paulo. “Não é recomendável lançar mão das duchas vaginais, capazes de desequilibrar a flora da vagina, que a protege contra micro-organismos nocivos.” No momento da transa, o preservativo é obrigatório, porque previne um rol de doenças (veja a lista abaixo). E nada de dormir depois do bem-bom — o pênis e a vagina merecem um banho.

Mantenha distância
Quem pratica o sexo seguro, com uso da camisinha , pode evitar uma lista de moléstias

1. Clamídia
2. Sífilis
3. Candidíase
4. Verrugas genitais e lesões por HPV
5. Gonorreia
6. Hepatite B
7. Herpes genital
8. Aids
9. Cancro mole
10. Infecção urinária

5. Esteja com a vacinação em dia
Muita gente associa as agulhas (ou as gotinhas) a uma obrigação típica da infância. “Mas quem se foca na vacinação dos filhos e se esquece de si próprio pode pagar um preço alto”, alerta o médico sanitarista Ricardo Cunha, da rede de laboratórios Diagnósticos da América, em São Paulo. “A vacina antitetânica, por exemplo, vale por dez anos e, assim, exige um reforço a cada década”, diz. A da gripe, por sua vez, requer aplicações anuais, devido à constante modificação do vírus influenza. Já idosos e pessoas com a imunidade comprometida merecem se vacinar também contra doenças pneumocócicas e meningocócicas. “E quem vai viajar deve se informar com antecedência a respeito dos imunizantes necessários para ficar seguro em seu local de destino”, lembra Cunha. Antes de desbravar o interior do Brasil, é prudente se proteger contra a febre amarela; quem parte para a Índia tem que se vacinar contra cólera...

6. Tenha um animal de estimação
Selar amizade com um cão ou um gato traz inúmeras vantagens à saúde dos donos. “Estudos indicam que as crianças que crescem junto a animais têm menor probabilidade de desenvolver alergia”, conta Carine Redígolo, doutoranda em psicologia experimental na Universidade de São Paulo. A hipótese é que o contato com micróbios do pet ajude a treinar o sistema imune do pequeno, que deixa de ficar sensível demais ao pó ou a algum alimento (veja abaixo). A companhia de um bicho presta outro serviço: minimizar o estresse do amigo humano. Isso faz muita diferença em matéria de imunidade porque a tensão diária deprime nossas tropas de defesa. “Um trabalho recente mostra que o mero fato de brincar com um cachorro já traz benefícios fisiológicos a uma pessoa”, diz Carine. Só não podemos nos esquecer de alguns cuidados básicos para quem quer conviver numa boa com um animal. Trate de levá-lo ao veterinário de vez em quando e recolha as fezes dele munido de luvas e uma pá.

Vitamina “S”
Um pouco de sujeira na infância — uma brincadeira no parquinho ou um jogo de futebol no gramado — faria bem ao organismo, ainda mais em um mundo rodeado de vacinas e antibióticos. É o que defende uma corrente de médicos ao propor que o contato precoce com micróbios e afins incitaria o sistema de defesa a amadurecer, deixando o indivíduo menos suscetível a descompassos como asma e alergia.

7. Coma direito e pratique exercícios
A dupla formada por alimentação balanceada e atividade física regular não fica de fora de nenhum manual que busque salvaguardar o corpo. Alguns nutrientes desempenham, de fato, papel de patrocinadores do sistema imune, como os minerais zinco e selênio, das castanhas e dos peixes, e as vitaminas C e E, fornecidas pelos vegetais. “As proteínas das carnes também são importantes porque favorecem as células de defesa e os anticorpos”, diz o infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Ao nadar, correr ou pedalar, você também está erguendo uma muralha imunológica. “O exercício físico moderado estimula o sistema imune, reduzindo as chances de infecção e melhorando o controle das inflamações”, afirma o médico do esporte Mauro Vaisberg, também da Unifesp.

Academia contaminada
Milhões de germes se escondem em selins de bicicletas ergométricas, colchonetes e aparelhos de musculação, revela uma avaliação de nove academias cariocas conduzida pelo microbiologista João Tórtora e pela estudante de farmácia Adriana Pereira, da Universidade Gama Filho. “Encontramos grandes concentrações de bactérias e fungos que causam problemas na pele e infecções intestinais”, conta Tórtora. Para malhar os riscos, higienize os equipamentos com papel e álcool a 70% e, entre um exercício e outro, aplique álcool gel nas mãos.

Fonte: Revista Viva Saúde

O sapo e a rosa

O sapo e a rosa


Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim.

Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.

Certo dia deu-se conta de que, ao seu lado, estava sempre um grande sapo, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:
- Está bem, se é assim que tu queres...

Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e surpreendeu-se ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:
- Que coisa horrível, o que te aconteceu?

A rosa respondeu:
- É que, desde que te foste embora, as formigas comeram-me dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:
- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti.
Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor, ou que eles não nos servem para nada.
Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar a eles, e ninguém deve desvalorizar a ninguém.
Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos.

Autor desconhecido

SAÚDE E OS SEUS PORQUÊS

SAÚDE E OS SEUS PORQUÊS


Saúde e os seus porquês

Quanto tempo deve-se esperar entre uma gravidez e outra?

Em média, recomenda-se pelo menos seis meses de intervalo entre uma gestação e outra, independentemente do parto ter sido normal ou cesárea. Lembrando que essas são apenas orientações e não proibições. Durante a gestação, as mães perdem muitos nutrientes e levam alguns meses para conseguir repor todos eles. Assim, o ideal é que a mulher tome suplementos vitamínicos recomendados pelo seu médico logo após o parto. Além disso, é importante observar se a mulher ainda está amamentando e se voltou ao peso corporal que tinha antes da gravidez, uma vez que o útero aumenta de tamanho e pode invadir o abdome, precisando de algumas semanas para retornar ao normal.
Quem responde: Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução humana

Por que fico sonolento após as refeições?

Após uma grande refeição, o sistema digestório precisa de muita oxigenação para trabalhar e funcionar bem. Quando comemos alimentos gordurosos ou uma grande quantidade de comida, o esforço digestório é tão intenso, que diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro, fazendo que o raciocínio e o sistema de alerta não funcionem adequadamente. Por isso, também não é bom fazer atividades que exijam esforço físico ou mental logo depois de comer. Outra hipótese é a do fígado estar sobrecarregado com toxinas e tendo dificuldade de destoxificação. Dessa maneira, a pessoa mesmo comendo pouco pode sentir sono.
Quem responde: Fernanda Granja, nutricionista funcional.

Por que algumas pessoas são canhotas?

O cérebro tem várias funções lateralizadas, assim como as motoras. Em média, 90% das pessoas, mostram dominância motora da mão pelo hemisfério esquerdo portanto, são destras. Outras possuem dominância motora pelo hemisfério direito do cérebro e são canhotas. Há também alguns poucos, ambidestros, que utilizam ambas as mãos. Interessante notar que há canhotos com dominância esquerda para o pé e para o campo visual, ou seja, são canhotos apenas na mão. Existem diversas teorias que buscam afirmar por que isso ocorre, mas nenhuma está totalmente confirmada.
Quem responde: Antônio César Galvão, neurologista do Hospital 9 de Julho.

Por que ocorre o deslocamento de retina?

O problema acontece quando a retina se descola da coroide, camada rica em vasos sanguíneos, cujo papel é irrigar a retina. Quanto mais tempo a retina fica desprendida da coroide, mais desnutrida ela fica. Desta maneira, ela que tem cor alaranjada e consistência flexível, assume uma cor esbranquiçada e apresenta um aspecto endurecido. Isso ocorre devido a movimentos muito bruscos como mergulhar, fazer esportes radicais ou até o impacto de saltar do chão e descer, como num jogo de vôlei. A retina também pode deslocar em pessoas com altos graus de miopia (mais de dez graus) e também em portadores de diabetes.
Quem responde: Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares.

Fonte: Revista Viva Saúde

A fábula do rei e suas 4 esposas

A fábula do rei e suas 4 esposas


Era uma vez.....um rei que tinha 4 esposas...........

Ele amava a 4ª esposa demais..... dava-lhe lindos presentes , jóias e roupas caras, tudo e sempre do melhor......

Também amava sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos. Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei......

Também amava sua 2ª esposa. Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela, para atravessar os tempos de dificuldade.....

A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito Rico e Poderoso, ele e o reino. Mas ele não amava a 1ª esposa e apesar dela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.

Um dia.... o rei caiu doente.... e percebeu que seu fim estava próximo....

Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou....

"E.... agora eu tenho 4 esposas, mas quando eu morrer, ficarei sozinho...."

Perguntou então à 4ª esposa:
-"Te amei tanto querida, te cobri das mais finas roupas e jóias.... Mostrei o quanto te amava, cuidando bem de você, agora que estou morrendo, és capaz de morrer comigo, e não me deixar sozinho...?
"De jeito nenhum!" respondeu a 4ª esposa e saiu do quarto sem sequer olhar para trás.....
A resposta que ela deu....cortou o coração do rei...... como se fosse uma faca afiada.....

Tristemente.... o rei então perguntou à 3ª esposa:
- "Também te amei tanto a vida inteira.....Agora que eu estou morrendo.... você é capaz de morrer comigo e não me deixar sozinho.....?
"Não!!", respondeu a 3a. esposa. "A vida é boa demais!!!!! Quando você morrer, eu vou é casar de novo..."
O coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.

Ele perguntou, então, à 2ª esposa:
-"Eu sempre recorri à você quando precisei de ajuda e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer você será capaz de morrer comigo e me fazer companhia....?
"Sinto muito mas, desta vez, eu não posso fazer o que você me pede!"
Respondeu a 2ª esposa. O máximo que eu posso fazer é enterrar você."
Essa resposta veio como um trovão na cabeça do rei e ele ficou arrasado.

Dai uma voz se fez ouvir.
"Partirei com você e o seguirei por onde você for...."
O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa, tão magrinha... tão mal nutrida,.....tão sofrida..... Com o coração partido, o rei falou:
"Eu deveria ter cuidado muito melhor de você , enquanto eu ainda podia....."

Na verdade, nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas....

Nossa 4ª esposa é nosso corpo. Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito.... ele nos deixará quando morrermos...

Nossa 3ª esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, nossas riquezas..... Quando morremos, tudo isso vai para os outros.....

Nossa 2ª esposa é nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar.....

E nossa 1ª esposa é a nossa ALMA.......... muitas vezes deixada de lado por perseguirmos, durante a vida toda, a riqueza, o poder e os prazeres do nosso ego..... Apesar de tudo, nossa Alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa onde formos...

Então..... cultive.... fortaleça.....bendiga....enobreça..... sua alma, agora!!!!

E o maior presente que você pode dar ao mundo.....

Deixe-a Brilhar!!!!

Autor desconhecido

Por que existem as estações do ano?

Por que existem as estações do ano?


Elas são resultado da inclinação do eixo da Terra em relação à sua trajetória ao redor do Sol. Nosso planeta faz um ângulo de 23,5 graus com o plano da sua órbita - como um pião que girasse inclinado ao redor de outro objeto, com seu eixo apontando sempre para o mesmo lado. Esse ângulo faz com que, quando é verão no Brasil, por exemplo, o Hemisfério Sul receba mais luz solar que o Hemisfério Norte. "Aí, os dias aqui ficam longos e quentes porque o Sol atinge a superfície de maneira direta, quase perpendicular", diz o astrônomo Rundsthen Vasques de Nader, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No inverno, a situação se inverte: como os raios solares incidem mais inclinados, os dias são curtos e frios. Já na chegada do outono e da primavera, a quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios é a mesma. Vale lembrar que a duração das horas de sol em uma estação também varia conforme a latitude.

Por isso, as estações do ano são bem definidas nas regiões temperadas do globo e pouco nos trópicos. Muita gente pensa que a variação na distância entre a Terra e o Sol também influi nas estações do ano, mas isso não é verdade. "A distância entre o ponto mais próximo e o mais afastado da órbita terrestre em relação ao Sol é desprezível para esse fenômeno", afirma Rundsthen.

Giro torto

A inclinação do eixo da Terra produz as quatro estações

VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL INVERNO NO HEMISFÉRIO NORTE
A inclinação de 23,5 graus do eixo do globo terrestre faz com que o Hemisfério Sul receba mais luz solar que o Hemisfério Norte. Os raios solares incidem de maneira direta na metade sul da Terra, que fica mais aquecida.

PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL OUTONO NO HEMISFÉRIO NORTE
Outra vez, a Terra se alinha com o sol. Nos equinócios, dias e noites têm duração de 12 horas, tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul.

INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE
A situação se inverte: agora é o Hemisfério Norte que está mais exposto aos raios solares. No Sul, o tempo de claridade e o calor diminuem, porque os raios do sol chegam inclinados para iluminar a superfície.

OUTONO NO HEMISFÉRIO SUL PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO NORTE
Nos pontos em que a Terra se encontra em oposição ao Sol (os chamados equinócios), o eixo de inclinação não faz diferença. Os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de calor e luz.

Fonte: Revista Mundo Estranho

Dependendo da posição, o prazer será maior!

Dependendo da posição, o prazer será maior!


DEPENDE DA POSIÇÃO...

Segundo estudos recentes, parado, fortalece a coluna;
de cabeça baixa, estimula a circulação do sangue;
de barriga para cima é mais prazeroso;
sozinho, é estimulante, mas egoísta;
em grupo, pode até ser divertido;
no banho, pode ser arriscado;
no automóvel, é muito perigoso...
com frequência, desenvolve a imaginação;
entre duas pessoas, enriquece o conhecimento;
de joelhos, o resultado pode ser doloroso...

Enfim, sobre a mesa ou no escritório,
antes de comer ou na sobremesa,
sobre a cama ou na rede,
nus ou vestidos,
sobre o sofá ou no tapete,
com música ou em silêncio,
entre lençóis ou no closet, sempre é um ato de amor e de enriquecimento.

Não importa a idade, nem a raça, nem a crença, nem o sexo, nem a posição socioeconômica...

Ler é sempre um prazer!!!

DEFINITIVAMENTE, LER LEVA A DESFRUTAR DA IMAGINACÃO... E VOCÊ ACABOU DE EXPERIMENTAR ESSE FATO...

Autor desconhecido

Quando tudo parece perdido

Quando tudo parece perdido


Quando tudo parece perdido,
E a esperança desaparece, procure por mim,
Estou a teu lado, embora não me vejas.

Quando lágrimas, insistirem em cair de teus olhos,
lembra do sangue que derramei, para que fosses feliz,
quando o desejo de morrer, tomar conta de teu ser,
lembra que tua morte será em vão,
Eu morri para salvar os homens.

Eu tenho meu tempo, Eu sou dono da vida e da morte,
e só morrerás em meu tempo,
quando tudo parecer breu, os desamores, as descrenças,
as desesperanças, insistirem em tomar conta,
de teu coração, Me busca,
nunca Abandonei quem de mim precisa,
e não será tu, que confias em Mim,
que deixarei desamparada(o),
vamos coloque um sorriso,
neste rosto, erga a cabeça e siga em frente,
logo, logo, sentirás Minha Presença, e tudo se resolverá.

Tristezas, não cabem em meu mundo,
e se te provo em coisas da vida, é porque sei,
tens força suficiente, para enfrentá-las.

Eu sou teu Deus, jamais te abandonarei…
Portanto filha(o), espera, e confia…
em Meu tempo… Tudo resolverei.
Entrega-te a mim sem medo…

Pai nenhum deste mundo, abandona um filho,
aceite então as provações
a que te submeto, estas só servirão,
para engrandecer teu espírito, e te tornares,
mensageira(o) de Minhas palavras,
e de meus atos em Tua vida.
Será testemunha viva, do meu poder, e do meu amor,
por aqueles que confiam em mim!

“Eu sou a luz do mundo,
aquele que Me segue jamais andará nas trevas."
EU TE AMO!

Jesus Cristo

Autor desconhecido

Dicas para acabar com os insetos

Dicas para acabar com os insetos


BARATAS - você é do tipo ecológico e não suporta aerosóis. Então use álcool para matar baratas. Jogue diretamente sobre elas uma boa quantidade. Morrem instantaneamente e você não perde tempo pensando em qual sapato ou sandália vai usar para tão (irc) horrenda tarefa! O pior é que barata pensa, estou certa disso, porque enquanto você procura onde está o sapato certo para liquidá-la de vez, ela desaparece!

TRAÇAS e ARANHAS - nada melhor para espantar traças e aranhas de armários e paredes do que Cânfora. Nos armários, espalhe pedrinhas de cânfora; nas paredes, use um borrifador contendo um pouco de cânfora diluída em álcool. Quando fizer a mistura, aguarde 1 dia para começar a utilizar, para que o álcool fique bem impregnado. Se você não gosta do cheiro da cânfora, então espalhe sachês contendo cravos-da-índia, em todas as partes do armário. Troque a cada 5 ou 6 meses. Algumas vezes o efeito perdura por até 1 ano. Se você colocar as duas coisas, aí é tiro e queda: fim das traças nos armários por anos…
Traças gostam de instalar-se em locais escuros e úmidos. Se tiver paciência coloque pedacinhos de cânfora dentro das caixas dos interruptores de luz, entre as almofadas de poltronas e sofás, e jogue também dentro do teto rebaixado em gesso (jogue pelo buraco da luminária). Quebre as pedrinhas de cânfora em pedaços pequenos e prenda com durex atrás dos quadros, dentro dos armários, atrás dos móveis… As traças se mudam para o vizinho!

PULGAS E CARRAPATOS - Você tem animais em casa? Então acostume-se a borrifar os animais e o chão de toda a casa com chá de Alecrim. Para não ficar preparando o chá todos os dias, você pode preparar uma quantidade maior e guardar o borrifador na geladeira. Se você já tem esses insetos na casa e nos animais, eles vão desaparecer. Primeiro você encontra alguns carrapatos passeando pela casa, perdidos, tontos, porque saíram às pressas dos animais, sem saber para onde ir porque o cheiro está em todo lugar! Cate, coloque-os em um pouco de álcool para que morram e só depois jogue fora. As pessoas costumam jogá-los ainda vivos no vaso sanitário, mas aí eles não morrem, só mudam de lugar e se você morar em uma casa e não em apartamento, eles saem do esgoto e voltam para a casa. Então mate! Sem dó! Mergulhe em álcool - morrem na hora. Depois jogue fora na lata de lixo mesmo. Pense na possibilidade de cultivar alecrim e vasinhos e espalhar pela casa - é uma barreira e tanto!

MOSQUITOS - Compre essência de eucalipto para queimar - nas casas especializadas em produtos agrícolas ou de animais ou de essências, o importante é ser aquela para queimar - e diariamente queime um pouquinho à tardinha. Acabou a chateação de mosquito zunindo no ouvido! O cheiro do eucalipto manda todos os mosquitos para o outro lado da rua… Eucalipto, para mosquitos, é como criptonita para o super-homem!!!

Mitos e verdades sobre saúde bucal

Mitos e verdades sobre saúde bucal


1. Chá-verde escurece os dentes?
Mito: O chá verde e o chá preto possuem muitos corantes e o ideal é não abusar desses produtos. Tomando de forma controlada e fazendo a escovação adequada, pode-se reduzir o escurecimento dentário. Para manter os dentes brancos é importante ir ao dentista regularmente e fazer uma limpeza profunda periodicamente.

2. Cigarro causa gengivite?
Verdade: O cigarro possui grande quantidade de substâncias que colaboram com o surgimento da gengivite e até doença periodontal.

3. Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries?
Mito: Os chicletes ou balas sem açúcar não provocam cáries, mas também não auxiliam contra elas. É ideal escovar os dentes sempre que ingerir doces.

4. Bicabornato de Sódio ajuda a clarear os dentes?
Verdade: Por ser uma substância abrasiva, o bicarbonato promove a limpeza na superfície do esmalte dos dentes e promove um ligeiro clareamento. Mas não use continuamente. Para manter os dentes brancos e saudáveis é sempre importante consultar um dentista.

5. Dentes sensíveis se fortalecem com flúor?
Verdade: Normalmente, a sensibilidade dos dentes é causada por pequenos canais presentes na superfície dental, em maior quantidade na raiz, e o flúor promove uma remineralização e fecha esses pequenos canais.

6. Enxaguantes bucais podem substituir uma escovação?
Mito: A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza dental. Os enxaguantes são usados apenas como complemento. Sozinhos, sem a escovação e o fio, eles não têm utilidade nenhuma.

7. Clareamento dental sensibiliza os dentes?
Mito: O clareamento dental em si não causa a sensibilidade, porém alguns dentes são naturalmente sensíveis devido à presença de trincas nas superfícies em casos que a raiz está exposta. Nessas situações, o procedimento causará maior sensibilidade, por isso, antes de realizar o clareamento dental, o paciente deve passar por uma avaliação para que o processo ocorra da melhor maneira possível.

8. A escovação da língua é mais eficiente que o uso dos limpadores?
Mito: Ambos são eficazes na limpeza da língua. Assim como o enxaguante, os limpadores são complementos para a boa higiene bucal. A limpeza da língua é essencial para reduzir o mau hálito e reduzir as bactérias que causam cáries.

Flávio Luposeli, Cirurgião dentista

Fonte: Revista Viva Mais

Dicas para espantar a insônia

Dicas para espantar a insônia


Soluções para espantar a insônia

Quem sofre com esse problema sabe o quanto é difícil passar a noite em claro, virando de um lado para o outro na cama. Veja como pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a ter uma boa noite de sono tranquilo:

- Tenha um horário regular para dormir e para despertar. Esse hábito saudável condiciona o organismo a funcionar feito um relógio.

- Fuja das refeições pesadas, pois o organismo pode interpretar o aporte calórico maior como um convite para a realização de atividades.

- Depois do jantar, dedique-se a atividades relaxantes, ouça uma música suave e reduza a quantidade de luz na casa.

- Evite fazer exercícios à noite. Isso causa uma descarga forte de adrenalina. O corpo e a mente não relaxam.

- Beba um copo de leite morno, que relaxa e induz ao sono. Chás de camomila, passiflora, melissa ou capim-limão têm o mesmo efeito.

- Deixe o quarto confortável para o sono: escuro, com temperatura agradável. Evite ligar a TV e outros aparelhos eletrônicos.

- É uma fria tomar bebidas alcoólicas antes de deitar. O sono pode até vir rápido, mas será fragmentado e você acordará cansada.

- Reduza o consumo de cafeína quatro horas antes de dormir.

- Deixe um copo de água no criado-mudo. Assim, você não precisará se levantar caso sinta sede durante a noite.

- Vá para a cama apenas na hora de dormir.

- Se estiver difícil pegar no sono, saia da cama e procure fazer outra coisa.

Fonte: Revista Viva Mais

14 alimentos que garantem mais anos de vida

14 alimentos que garantem mais anos de vida


Você sabia que o segredo da eterna juventude encontra-se na sua despensa? Vegetais, frutas, peixe e até chocolate são alguns dos alimentos que, além de a manterem saudável, lhe dão anos de vida. Saiba, um a um, quais os alimentos que a mantêm jovem por dentro e por fora!

1. Kiwi
Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). Possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas. O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.

2. Abacate
Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante. Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol.

3. Tomate
Contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e previne contra o câncer. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

4. Presunto
O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado. Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo.

5. Brócolis
O zinco que contêm favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. Muito rico em luteína, reduz ligeiramente os efeitos da degenerescência macular da idade (DMI). São ideiais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas por causa da elevada taxa de ácido fólico e ferro. Atua como fitoestrogénios na menopausa (tal como a soja).

6. Espinafre
Tem provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação anti-envelhecimento. É rico em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo.

7. Soja
Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.

8. Frutos secos
Contêm proteínas (entre 14% e 19%), vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos poliinsaturados (nozes), ácidos gordos monoinsaturados e fibra. As amêndoas, as nozes e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.

9. Chocolate preto
É antioxidante graças aos seus flavonóides, combatendo os sinais do envelhecimento. Beneficia a dilatação das artérias e estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que atua como neurotransmissor cerebral.

10. Alho
Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus e bactérias e fungos. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular. Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção erétil no homem.

11. Azeite virgem (e azeitonas)
Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que atuam como antioxidantes. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.

12. Chá verde
É rica em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno. Protege o organismo de bactérias e vírus. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula o nível de colesterol.

13. Mel
Tem um alto poder nutritivo. É um bom remédio contra a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.

14. Cebola
É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Fonte: Madalena Alçada Baptista e Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista no Espaço Qualidade e Saúde)

Que tipo de lazer cultural oferecer aos filhos?

Que tipo de lazer cultural oferecer aos filhos?


Para pais provedores, afetivos e educadores não há férias destas funções com os filhos presentes ou ausentes. Mesmo que se afastem fisicamente, psicologicamente continuam ligados aos filhos. Estas ligações vão desde saudades de quem ama, a preocupações presentes/futuras, reais/imaginadas e estados de alerta/prontidão para sair correndo a qualquer instante.

Todos os pais sabem que os filhos são bem diferentes entre si quanto às atitudes, comportamentos, temperamentos que os predispõem a maiores ou menores riscos de vida, se crianças, adolescentes ou adultos jovens, se único ou se tem irmãos, se masculinos ou femininos etc. Portanto merecem cuidados diferentes.

Uma das maiores responsabilidades dos pais é a educação dos filhos. Tanto pela educação escolar, pela construção de competências profissionais através do seu currículo psicopedagógico, quanto pelos valores que deverão estar presentes em todas as suas ações por toda a vida, tal qual o idioma materno.

Não há como os pais educarem seus filhos como foram educados soltos pelos seus pais, pois a educação deve ser a mais atualizada possível, e a infância está curta demais para se deixar as crianças fazerem apenas o que gostam. Se os filhos recebem uma educação já ultrapassada hoje, como poderão enfrentar um futuro que não sabemos como será? Este futuro já atinge as crianças que iniciam a escolaridade com dois anos de idade: quando nem bem tiveram sua socialização (educação) familiar, já entram na vida, com pares na comunidade. Será que receberão na escola o que nem receberam ainda dos pais? Este cenário se complica quando a mãe também trabalha fora, como acontece na maioria das famílias brasileiras e mundiais.

Os pais precisam hoje aproveitar toda e qualquer atividade dos filhos desde a mais tenra idade para passar valores, pois o que acontece hoje é o contrário: quando os pais ficam com os filhos os deixam fazer tudo o que querem desde que seja prazeroso, e param de educar.
A educação não é uma ação tirânica, desprovida de prazer que maltrata os filhos. Ela deve estar presente na vida do filho desde muito cedo, antes mesmo de ir à escola.

Deixar uma criança crescer fazendo somente o que tem vontade e lhe dê prazer é um crescimento silvestre, propiciando a falta de educação que custa caro pelo resto da vida. A ação educativa dá trabalho, mas é um fruto que dura por toda a vida. Com o tempo de infância muito encurtado, todas as atividades, jogos e brincadeiras têm de ser aproveitadas para a educação orquestrada na formação do futuro cidadão ético, competente e feliz.

Uma das grandes falhas na educação que se manifesta hoje desde a infância é o Bullying, que piora na juventude (ataques preconceituosos a minoritários como gays, negros, pobres e mulheres) e deixa ranços para o adulto (assédio moral, assédio sexual, alienação parental). Crianças que impunemente ofendem, agridem, violentam querendo levar vantagens sobre os outros, sem se preocupar com os sofrimentos dos pais em casa, costumam levar este comportamento para a escola, para o social e futuramente para o trabalho.

Orquestrar a educação significa escolher quais são as atividades prazerosas e construtivas próprias para a personalidade e adequadas à idade. Esta orquestração não tira férias. Em todas as atividades, como brincadeiras, leituras, passatempos e diversões, os filhos já têm que receber estes valores juntos aos ensinamentos, cobranças, e participações dos pais na vida dos filhos.

Muito bom é escolher programas próprios para a idade, prazerosos e educativos (cinema, teatro, leituras, jornaleiro, livrarias, museus, pontos históricos da cidade etc.) e chamar atenção ocasionalmente para detalhes interessantes e comentar depois, ressaltando os pontos positivos do mocinho, como ética, companheirismo, gratidão, bondade e ajuda ativa; e os negativos do bandido, como ruindade, egoísmo, prepotência, preconceito, traição, desonestidade, violência etc. Separar sempre ficção da realidade. Estas conversas gostosas ajudam a implantar e desenvolver princípios e valores que deverão estar presentes nas ações do dia-a-dia.

Por Içami Tiba

Fonte: UOL

Alimentos para deixar a imunidade nas alturas



Transforme-os em aliados e deixe a saúde perfeita

Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico

Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo

ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo

A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções

Fonte: UOL - Por Gabriela Pio

Os símbolos do Natal

Os símbolos do Natal


Árvore de Natal
É simbolizada pelo pinheiro e representa a vida renovada, o nascimento.
A decoração da árvore de natal é motivo de muita alegria, principalmente para as crianças. Ela pode ser ornamentada com enfeites de natal diversos, como as tradicionais bolas coloridas, bonecos de neve, estrelas, anjos, papai Noel, laços, fitas decoradas e muito mais.

Bolas
Por seu formato e pelo colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”. É o enfeite tradicional da Árvore de Natal. Existem em várias cores, e geralmente são feitas de vidros. Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Nossas atitudes são os frutos de nossa vida; como as bolas, refletem o que somos. Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos. A cada ano se desgastam no brilho, mas estarão cada vez mais cheias de lembranças e emoções acumuladas.

Estrela
É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas, representando o norte, o sul, o leste e o oeste. A misteriosa Estrela de Belém é citada na Sagrada Escritura em Mateus, capítulo 2, versículos 2, 9 e 10 (Mt 2, 2.9.10). É sempre usada como símbolo de alegria, de guia, para despertar e atrair. A estrela é luz permanente. Representada com cinco pontas lembra o ser humano: braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade. Também é encontrada com seis pontas, que é sinal de paz.

Sinos
Os sinos emitem sons agradáveis e audíveis à distância, e são tocados em ocasiões geralmente festivas. Fazem parte do campanário das igrejas e também têm uso particular. Servem para enviar mensagens pelo ar. De modo geral, o seu toque é festivo. Tocado por ocasião do Natal, lembra-nos o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.

Velas
Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente as suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando a sua cor natural. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina o nosso ser.

Missa do Galo
No início havia três missas: ao pôr-do-sol do dia 24, à meia-noite e a Missa de Natal, dia 25 pela manhã. Foi o Papa Telésforo quem teve a idéia na escolha do horário de meia-noite, a hora do cantar do galo. Ir à Missa do Galo é uma manifestação de fé cristã e de união familiar. É o compartilhar deste dia especial.

Papai Noel
A origem desse personagem surgiu inspirado em São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as famílias mais necessitadas da região em que vivia.
O trenó, as renas, a chaminé, a barba branca e as roupas vermelhas, ao longo dos anos, foram adicionados à essa lenda que ficou gravada no imaginário de todos nós e, é assim que o bom velhinho participa das festas de fim de ano no Brasil e no Mundo.

Presépio
Foi São Francisco de Assis quem idealizou a representação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis.
A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.
No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

Presentes
A idéia de presentear na noite de Natal foi baseada nos presentes que o Menino Jesus recebeu dos três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar). Segundo a história elas levavam ouro, mirra e incenso para ofertar à Jesus.

Guirlanda
Geralmente é pendurada na porta de entrada das casas para representar a presença do menino Jesus.

Meias na Chaminé
Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal.
São Nicolau, (santo que inspirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando na lareira.

Segredo da juventude



OS 22 PONTOS IMPORTANTES DO SEGREDO DA JUVENTUDE

1. A paciência, a bondade, o amor, a boa vontade, a alegria, a felicidade, a sabedoria e a compreensão são qualidades que nunca envelhecem. Cultive-as e professe-as - e permaneça jovem de espírito e de corpo.

2. Alguns médicos dizem que o medo neurótico dos efeitos do tempo pode muito bem ser a causa do envelhecimento precoce.

3. A velhice não é o vôo dos anos - é a madrugada da sabedoria na mente do homem.

4. Os anos mais produtivos da sua vida podem situar-se entre os 65 e os 95.

5. Dê boas-vindas aos anos avançados. Significam que você caminha mais adiante na senda da vida que não tem fim.

6. Deus é Vida e esta é agora a sua vida. A vida sempre se renova, é eterna e indestrutível, é a realidade de todos os homens. Você vive eternamente, porque sua vida é a vida de Deus.

7. A prova da sobrevivência após a morte é inegável. Examine as Atas da Sociedade de Pesquisa Psíquica da Grã-Bretanha e da América. A obra está baseada nas pesquisas científicas realizadas por eminentes cientistas durante mais de 75 anos.

8. Você não pode ver sua mente, mas sabe que possui uma mente. Você não pode ver o espírito, mas sabe que o espírito da pessoa corajosa, o espírito do artista, o espírito do músico, o espírito do orador, todos são reais. Da mesma forma, o espírito da bondade, da verdade e da beleza que vive em sua mente e em seu coração também é real. Você não pode ver a vida, mas sabe que está vivo.

9. A velhice pode ser considerada como a contemplação das verdades de Deus do mais alto ponto de vista. As alegrias da velhice são maiores que as da juventude. Sua mente está empenhada em exercícios mentais e espirituais. A natureza diminui o ímpeto do seu corpo, de maneira a que você tenha a oportunidade de meditar sobre as coisas divinas.

10. Não contamos os anos de um homem até que ele nada mais tenha a contar. Sua fé e convicções não estão sujeitas à decadência.

11. Você é tão jovem quanto pensa que é. Você é tão forte quanto pensa que é. Você é tão útil quanto pensa que é. Você é tão jovem quanto os seus pensamentos.

12. Seus cabelos grisalhos são um predicado. Você não vende os seus cabelos grisalhos - vende o seu talento, as suas habilidades e a sabedoria acumulados através dos anos.

13. Dietas e exercícios não o mantêm jovem. Como um homem pensa, assim ele é.

14. O medo da velhice pode acarretar deterioração física e mental. A coisa que mais temia aconteceu-me.

15. Você envelhece quando deixa de sonhar e perde o interesse pela vida. Você envelhece se vive irritado, se é extravagante, irascível e rabugento. Ocupe a sua mente com as verdades de Deus e irradie a luz do Seu amor - isso é juventude.

16. Olhe para a frente - pois em todas as ocasiões você estará contemplando a vida infinita.

17. Sua aposentadoria é uma nova aventura. Faça novos estudos e tenha novos interesses. Você pode agora fazer as coisas que sempre desejou fazer quando estava muito ocupado ganhando a vida. Dedique toda a sua atenção à própria vida.

18. Torne-se um elemento produtor e não um prisioneiro da sociedade. Não esconda a sua luz..

19. O segredo da juventude é o amor, a alegria, a paz interior e o bom humor. N'Ele há alegria plena. N'Ele não há escuridão alguma.

20. Você é necessário. Alguns dos grandes filósofos, artistas, cientistas, escritores e outros realizaram suas maiores obras depois dos 80 anos de idade.

21. Os frutos da velhice são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fé, a mansidão e a temperança.

22. Você é filho da Vida Infinita que não conhece fim. Você é filho da Eternidade. Você é maravilhoso. Você é filho de Deus!

“Trecho tirado de uns dos grandes livros de autoria de: Joseph Murphy”

Revolução da alma



Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto no ano 360 A.C..

"Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregues a tua alegria, a tua paz, a tua vida, nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti. Pára de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.

A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti. Pára de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.

Não coloques objetivos longe demais de tuas mãos, abraça os que estão ao teu alcance, hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares...
busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Pára de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

Busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Pára de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.
Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de ti e tu estarás afirmando para ti mesmo, que estás “pronto“ para ser feliz.

Trabalha, trabalha muito a teu favor.
Pára de esperar a felicidade sem esforços.
Pára de exigir das pessoas, aquilo que nem tu conquistaste, ainda.
Critica menos, trabalha mais.

E não te esqueças, nunca, de agradecer.
Agradece tudo que está na tua vida neste momento, inclusive a dor.
A nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida."

Como ocorre um ataque cardíaco?



1. Tudo começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que têm apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração. A formação das placas é um processo lento - pode levar anos, causado principalmente pelo excesso de LDL, o colesterol "ruim", no sangue.

2. À medida que a placa de gordura aumenta de tamanho, o calibre interno da artéria fica mais estreito. Isso dificulta o fluxo do sangue, fazendo o músculo cardíaco funcionar a meia bomba. O esforço extra gera a dor no peito, um dos primeiros sintomas do infarto do miocárdio.

3. A placa de gordura tem uma capa dura por fora, mas é mole por dentro. Como o sangue continua a passar mesmo com a placa, a superfície dura se rompe e libera a gordura. Em segundos, as plaquetas (células do sangue) aderem ao local para tapar o buraco.

4. As plaquetas tapam o buraco formando um coágulo. Por ser muito volumoso, ele acaba entupindo a artéria e bloqueia a passagem do sangue, que é obrigado a fazer o caminho de volta. Resultado: a região do músculo cardíaco que receberia esse sangue deixa de ser irrigada.

5. Sem oxigênio e nutrientes, a parte afetada começa a necrosar. Esse processo começa quando o fluxo sanguíneo é interrompido, e o estrago tem até seis horas para ser revertido. Se nada for feito, o coração bate descompassadamente ou pára de bombear sangue, podendo causar a morte.

Haja coração!

Outros tipos de infarto podem parar o músculo cardíaco mesmo sem a presença de gordura nas artérias

Espasmo
Ocorre quando as artérias coronárias se contraem violentamente, produzindo um déficit de sangue e interrompendo a irrigação do coração. Esse espasmo, que dura menos de um minuto, é causado por uma súbita liberação de adrenalina na corrente sanguínea. Os principais motivos para isso são o uso de drogas, como cocaína, estresse e até o recebimento de uma má notícia.

Hemorragia
Um ataque cardíaco também pode ser causado pelo rompimento de uma das duas artérias coronárias responsáveis pelo suprimento de sangue ao coração. Pancada no peito, tiro ou outro tipo de trauma, bem como algumas doenças que fragilizam a estrutura das artérias, podem provocar essa ruptura. Ela causa uma hemorragia interna e deixa o músculo sem irrigação.

Gordura viajante
Além da artéria coronária, a placa de gordura pode se formar em outras partes do corpo, como na perna e no caminho para o cérebro.

Trombose
Quando a placa de gordura se aloja na artéria femural, que leva o sangue para as pernas, a pessoa pode sentir dor durante a caminhada e sensação de frio na ponta dos pés. Se o problema não for tratado a tempo, pode levar à amputação da perna por gangrena.

Derrame
A placa de gordura pode grudar em uma artéria do cérebro ou na carótida, vaso que fica no pescoço e que leva o sangue à cabeça. Isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame. Ele é causado pelo entupimento das artérias do cérebro por pedaços de gordura que se desprenderam da placa ou por coágulos que se deslocaram para lá.

Fonte: Revista Super Interessante - por Yuri Vasconcelos