1

1

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Explorando a Reportagem (Estudo e Compreensão do Texto).

Explorando a Reportagem (Estudo e Compreensão do Texto).


Pergunte para os alunos se o texto acima é uma reportagem ou notícia.


A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista.

O objetivo da reportagem é levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem.

Se televisionada, a reportagem deve ser transmitida por um repórter que possui dicção pausada e clara e linguagem direta, precisa e sem incoerências. Além de saber utilizar a entonação que dá vida às palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuação!
Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questões, a subjetividade está mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima!

Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.

Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem!

Qual a diferença entre notícia e reportagem? A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razões e efeitos. A segunda vai mais a fundo, faz investigações, tece comentários, levanta questões, discute, argumenta.

A reportagem escrita é dividida em três partes: Manchete, lead e corpo.

Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor. Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor. Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo!
Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm

Explore, então, o entendimento da reportagem. Isso pode ser feito com base nas seguintes perguntas:

• Qual o título da reportagem? Por que você acha que esse título foi dado para ela?

• Qual o lead (abaixo do título) ou olho da reportagem acima?

• O que explica melhor o conteúdo da reportagem: o título ou o olho? Por quê?

• Que imagem está presente no texto? Que relação há entre ela e o texto lido?

• Qual a função da legenda da foto?

• Como se chamam os pelos que estão presentes no nariz do gato? Eles estão presentes em outras partes? Quais?

• Como as vibrissas ajudam os felinos a perceberem o que acontece no lugar em que eles estão?

• Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados?

• Por que as vibrissas são como “réguas naturais”?

• Em uma raça de gatos, as vibrissas podem estar ausentes. Por que isso acontece? Isso afeta a vida desses gatos? Por quê?

• Por que o repórter diz que “toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!”? 
 
http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/10/explorando-reportagem-estudo-e.html

Um Pouco de História.

Trabalhando o Sistema Monetário


Trabalhando o Sistema Monetário





Fonte: Varal Atividades.
http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/10/trabalhando-o-sistema-monetario.html

Contando Moedas.


Contando Moedas.



Fonte: Varal Atividades

Material Dourado.

Sugestão Avaliação 3º Ano Português 4º Bimestre.


Sugestão Avaliação 3º Ano Português 4º Bimestre.







Sugestão Avaliação 3º Ano Matemática 4º Bimestre


Sugestão Avaliação 3º Ano Matemática 4º Bimestre


http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-avaliacao-3-ano-matematica-4.html

Sugestão de Matemática 2º Ano - 4º Bimestre

Sugestão de Matemática 2º Ano - 4º Bimestre



http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-de-matematica-2-ano-4-bimestre.html

Sugestão Avaliação Matemática 4º Ano - 4º Bimestre


Sugestão Avaliação Matemática 4º Ano - 4º Bimestre



http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-avaliacao-matematica-4-ano-4.html

Sugestão Avaliação Matemática 5º Ano - 4º Bimestre

Sugestão Avaliação Matemática 5º Ano - 4º Bimestre



http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-avaliacao-matematica-5-ano-5.html

Sugestão de Avaliação Matemática 4º Bimestre - 1º Ano.


Sugestão de Avaliação Matemática 4º Bimestre - 1º Ano.





http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-de-avaliacao-matematica-4.html

Sugestão de Avaliação Português 4º Bimestre - 1º Ano.

Sugestão de Avaliação Português 4º Bimestre - 1º Ano.







http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/11/sugestao-de-avaliacao-4-bimestre-1-ano.html

Números com a Turma da Mônica.


Números com a Turma da Mônica.





 

Créditos: Ivana Kaiper.
http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2012/02/numeros-com-turma-da-monica.html