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segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O Leão e o Rato [Esopo]...

O Leão e o Rato [Esopo]


Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:

— Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.

Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.

Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:

— O senhor riu da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão.

 
Moral da História: Nenhum ato gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência
 do benfeito.

Clique aqui para ouvir a fábula.

A Raposa e as Uvas [Esopo]...

A Raposa e as Uvas [Esopo]

http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/a-raposa-e-as-uvas-esopo.html

A Cigarra e a Formiga [Jean de La Fontaine]

A Cigarra e a Formiga [Jean de La Fontaine]

  
 
http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/a-cigarra-e-formiga_29.html

Atividades com tirinhas – acentuação

Atividades com tirinhas – acentuação

Atividades com tirinhas – acentuação

http://www.leloca.com.br/atividades_com_tirinhas_acentuacao/








Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo ...

Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo

Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo

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Atividades - 8º ano -- Entrevista: Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil

Atividades - 8º ano -- 


Entrevista: Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil

 


Militante do movimento sindical da Educação, há mais de 20 anos, o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), em seu segundo mandato, prioriza o setor na sua atuação parlamentar. É fiel defensor da educação pública, gratuita e de qualidade, Carlos Abicalil elogia os avanços na área educacional alcançados pelos dois governos do presidente Lula.

De acordo com ele, com políticas consequentes, com responsabilidade social e fiscal, o governo federal já alcançou 70% do que era previsto para melhorar o setor. O que significa que o governo Lula passou nas provas e superou a média de execução de qualquer outro período, para aprimorar a educação no Brasil. Em entrevista ao Informes, o parlamentar discorre também sobre o desafio do próximo Plano Decenal de Educação, que deve ser sinônimo de inclusão, diz. O deputado é formado em Filosofia, História e Sociologia e pós-graduado em História Contemporânea.

 Informes - Quais os avanços o senhor destaca na área de educação, promovidos pelo governo Lula?

Carlos Abicalil - Em primeiro lugar, é preciso destacar a sensibilidade que o presidente Lula e o seu governo têm com o tema educacional, promovendo um protagonismo das iniciativas públicas e de atenção à necessidade de se ter um equilíbrio de responsabilidade federativa entre os estados, os municípios e o governo federal. A transferência de recursos da União em favor de estados e municípios para investimentos em educação é fortemente positiva e crescente ao longo do período de governo Lula. Evidentemente que a isso se somaram iniciativas que alteraram essa obrigatoriedade, como ocorreu no segundo governo Lula. Esse é o caso da emenda constitucional que criou o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), uma aspiração do movimento social. Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos (Prouni), que sofreu oposição forte no seu nascedouro e hoje é reconhecidamente um programa que dá oportunidade aos jovens desprovidos de renda e oriundos de escolas públicas, de cursarem uma faculdade. Nestes sete anos o governo Lula duplicou o acesso ao ensino superior, através das universidades federais. Passamos de 113 mil para 227 mil matrículas, com a criação de 13 novas universidades.

(...)

Informes - Qual é a expectativa para a formulação do novo Plano Nacional de Educação que orienta toda a atividade educacional do País e vai vigorar de 2011 a 2020?

 Carlos Abicalil - A concepção dele é diferente. Esse novo plano terá a anuência da sociedade civil, diferente do período anterior em que o plano proposto pelo governo Fernando Henrique se opôs ao plano da sociedade civil. A Conferência Nacional de Educação, em abril de 2010, será uma ferramenta importante para envolver segmentos e interessados na área de educação. Esse diálogo formará, sem dúvida, massa crítica capaz de fazer um bom diagnóstico das nossas carências e, mais do que isso, apontará diretrizes e estratégias firmes para sua superação. O novo Plano Nacional de Educação traçará metas de acesso e qualidade da educação que devem ser atingidas pelos governos federal, estadual e municipal. Seguramente o balanço que faremos em relação ao plano vigente apontará inúmeras deficiências em função do financiamento insuficiente. Mas, ao mesmo tempo teremos a oportunidade de apontar uma nova relação sociedade-estado, e um desenho do pacto federativo que assegure as condições de fazermos isso. Lutaremos para que no novo Plano Nacional de Educação tenhamos para a próxima década um patamar acima dos 4% do PIB aplicados na área.

 
Disponível em: http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2601&Itemid=85

Estudo do texto:

1. Na entrevista acima quem é o entrevistado?
a)   Lula                                
b) Fernando Henrique Cardoso                                
c) Carlos Abicalil
 
2. A entrevista acima tem o objetivo de:
 
a)     Explicar um fenômeno por meio das opiniões de um especialista.
b)    Obter a opinião de uma autoridade a respeito de algum assunto de destaque.
c)     Promover o entrevistado ou torná-lo mais conhecido pelo público.
 
3. Para firmar a sua tese sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, durante o governo Lula,o entrevistado:
 
a)     Apresenta dados.
b)    Consulta um especialista sobre o assunto.
c)     Faz uma pesquisa investigativa.
4. De acordo com a opinião do deputado a educação no Brasil:
 
a)     Sofreu um forte desenvolvimento, mas ainda precisa melhorar.
b)    Está igual à dos governos anteriores.
c)     Foi pior que os governos anteriores.
 
5. Segundo o deputado, no governo de Fernando Henrique, a educação:
 
a)     Tinha uma forte participação da opinião da sociedade civil.
b)    Se opôs ao plano da sociedade civil.
c)     Tinha uma boa relação sociedade-estado.
 
Estudo da língua:

 1. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram formadas pelo processo de sufixação.

 
a)     Incapaz, empalhar, boiada                                          
b)    Realizar, felizmente, achatamento        
c)    Amaciar, pedrada, doceria       
d)    Infelizmente, avermelhar, inútil
  
2.    Em   A concepção  dele  é  diferente.  a classificação gramatical das palavras destacadas, são respectivamente:
 
a)     Pronome e Substantivo                             
b)    Preposição e Substantivo                               
c)     Pronome e Adjetivo
 
3.    Qual oração apresenta um período composto?
a)     Carlos Abicalil prioriza o setor na sua atuação parlamentar.
b)    O que significa que o governo Lula passou nas provas e superou a média de execução de qualquer outro período.
c)     Nestes sete anos o governo Lula duplicou o acesso ao ensino superior.
d)    Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil.
 
4.    Nas orações abaixo os termos destacado correspondem ao sujeito da oração, exceto em:
 
a)     Carlos Abicalil elogia os avanços na área educacional.
b)    O deputado é formado em Filosofia, História e Sociologia e pós-graduado em História Contemporânea.
c)     Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos.
d)    A concepção dele é diferente.
5.    Assinale a alternativa em que na oração o sujeito está implícito, ou seja, só possui o predicado.

 
a)     O governo federal já alcançou 70% do que era previsto para melhorar o setor.
b)     O parlamentar discorre também sobre o desafio do próximo Plano Decenal de Educação.
c)     Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos (Prouni).
d)     A Conferência Nacional de Educação, em abril de 2010, será uma ferramenta importante para envolver segmentos e interessados na área de educação.
 
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Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo ...

Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo

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Atividades com tirinhas – acentuação

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Números decorados

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Bordas coloridas...


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AS VOGAIS: Olha que as vogais mais fofa que achei na net

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