1

1

Google+ Followers

domingo, 18 de junho de 2017

A lenda da concha com interpretação de texto...

A lenda da concha com interpretação de texto

Como é importante muita leitura e interpretação de texto para nossos alunos, escolhi essa “A lenda da concha” com interpretação de texto para trazer para vocês. Recomendo as atividades para alunos do 5º Ano.

A Lenda da Concha

Há muito tempo que não chovia naquela terra. Estava tão quente e seco que as flores ficaram murchas, a erva tornara-se castanha e até mesmo as árvores grandes e fortes estavam a morrer. A água evaporou-se nos rios, os poços estavam secos e as fontes pararam de jorrar. As vacas, os cães, os cavalos, os pássaros e todas as pessoas tinham muita sede. Todos se sentiam incomodados e doentes. Nessa terra, havia uma menina cuja mãe ficara muito doente.
– Oh! Se eu pudesse encontrar um pouco de água para a minha mãe! Tenho a certeza de que ela ficaria bem outra vez. Preciso encontrar água!
A menina pegou então uma concha de lata e partiu à procura de água. Encontrou uma pequenina fonte no alto da encosta de uma montanha. A fonte estava quase seca. A água pingava, pingava muito devagar por debaixo da pedra. A menina pegou cuidadosamente na concha e tentou colher algumas gotas. Esperou muito, muito tempo até que a concha ficasse cheia de água. Começou então a descer a montanha segurando a concha com muita atenção, porque não queria derramar uma gota sequer.
Mas, no caminho, encontrou um pobre cãozinho que mal se arrastava. Arfava sofregamente à procura de ar, e tinha a língua pendurada de tão seca! – Oh, pobre cãozinho! – disse a menina. – Está com muita sede. Eu não posso deixar-te sem um pouco de água. Se te der só um pouquinho, ainda sobrará um pouco para a minha mãe!
Então a menina pôs um pouco de água em sua mão e deu de beber ao cão. Ele bebeu a água bem depressa e sentiu-se tão bem que pulou e latiu como a dizer “Obrigado, menina”.
A menina não reparou, mas a sua concha de lata tinha-se transformado numa concha de prata e estava tão cheia de água quanto antes. Pensou na mãe e caminhou o mais depressa possível.
Chegou a casa ao final da tarde, quando já escurecia. A menina abriu a porta e correu para o quarto da mãe. Quando entrou no quarto, a velha empregada, que ajudava no serviço e trabalhara o dia inteiro sem descansar tomando  conta da doente, caminhou até à porta. Estava tão cansada e com tanta sede que nem conseguiu falar com a menina.
– Dá-lhe um pouco de água, minha filha! – disse a mãe. – Ela trabalhou o dia inteiro, e precisa mais de água do que eu.
A menina levou a concha aos lábios da velha empregada e esta bebeu um pouco de água. No mesmo instante, sentiu-se melhor e mais forte; caminhou até à sua senhora e conseguiu levantá-la. A menina não reparou que a concha se transformara em ouro e estava tão cheia de água quanto antes.
Então levou a concha aos lábios da mãe, que bebeu e bebeu… Oh, que bem sentiu a mãe! Quando terminou de beber, ainda havia um pouco de água na concha. A menina ia levá-la aos próprios lábios, quando ouviu bater à porta. A empregada foi abrir e lá estava um forasteiro muito abatido e coberto de poeira da estrada.
– Estou com sede – disse. – Podes dar-me um pouco de água?
A menina respondeu:
– Claro que sim, tenho a certeza de que precisa mais dela do que eu. Pode bebê-la toda!
O forasteiro sorriu e pegou na concha com as mãos; quando o fez, ela transformou-se numa concha de diamantes. Virou-a de cabeça para baixo e a água derramada infiltrou-se no chão. No lugar onde a água se infiltrou, surgiu uma fonte. Desde aquele momento a água fresca da fonte passou a dar de beber a todas as pessoas e a todos os animais daquela terra. Para sempre.
William J. Bennett
O Livro das Virtudes para Crianças
Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1997
(adaptação)
Glossário para entender melhor as palavras:
Concha: Colher grande, funda e de cabo comprido, geralmente usada para servir sopa ou outros alimentos líquidos (ex.: concha da sopa). Forasteiro: Que é de fora, estrangeiro, peregrino, estranho. Arfava: do verbo arfar.  Ofegar; respirar com dificuldade. Sofregamente – Ávido de comer ou beber; que parece engolir o que come.Ansioso, desejoso, ávido.
  1. A menina procurava por água. Qual o motivo para a procura da menina?
  2. Depois que a menina encontrou a água no alto da encosta de uma montanha, quem ela encontrou pelo caminho e o que fez a menina?
  3. Ao chegar em casa, a menina encontrou a velha empregada, cansada e com sede. O que disse a mãe da menina para ela?
  4. Há um ditado que diz que “filho de peixe, peixinho é”. Esse ditado quer dizer que filhos e mães(ou pais) são parecidos. Esse ditado se aplicaria à história que você leu? Por quê?
  5. Após ler o texto que adjetivos você daria à menina?
  6. A menina também estava com sede, mas não bebeu água na história, pois quando ia beber, chegou alguém. Quem chegou? O que aconteceu?
  7. O forasteiro fez com uma fonte aparecesse no chão. Para você quem seria esse forasteiro e por que ele fez isso?
* É importante trabalhar com os alunos a virtude “solidariedade” através desse texto.

http://atividadesparaprofessores.com.br/a-lenda-da-concha-com-interpretacao-de-texto/

Homenagem da Galinha Pintadinha à Festa Junina...

Homenagem da Galinha Pintadinha à Festa Junina
Baixe o MP3 para sua Festa Junina:Baixar

Põe gengibre no quentão
Hoje é noite de São João
Bota fogo na fogueira
Todo povo vem dançar
Lá do céu vem descendo o sereno devagar
Traz sua bênção para nos abençoar
Traz a boa: nossa chuva já vem já
Tem Maria, tem João
Tem quadrilha, tem baião
Tem o pai bravo da noiva e tem o noivo fujão
Tem canjica, tem quentão
Tem bandeira, tem balão
Tem amor e tem fogueira dentro do meu coração
Lá do céu vem descendo o sereno devagar
e as estrelas que reluzem seu olhar
faz o verde do amor desabrochar
REFRÃO

Imagens da Festa junina com a Galinha Pintadinha

O pintinho Amarelinho aproveita para brincar na pescaria
Festa junina com a Galinha Pintadinha e as outras galinhas do galinheiro
E o Galo Carijó aproveita para namorar a Galinha Pintadinha
E todo mundo se diverte na festança!
 

Imprima também dois modelos de convite de festa junina com o tema da galinha pintadinha!


 http://atividadesparaprofessores.com.br/festa-junina-com-a-galinha-pintadinha/

Dia dos Pais com a Galinha Pintadinha

Dia dos Pais com a Galinha Pintadinha

SER PAI É PENSAR NO FILHO 24H POR DIA
SOU PAI CORUJA MESMO
MEU MARIDO É UM PAIZÃO
FELIZ DIA DOS PAIS
AQUI EM CASA TEM UM PAI BABÃO
http://atividadesparaprofessores.com.br/dia-dos-pais-com-a-galinha-pintadinha/

17 PROBLEMAS PARA TRABALHAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

.
17 PROBLEMAS PARA TRABALHAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

MEU AQUÁRIO

NO AQUÁRIO QUE COMPREI
HÁ 2 PEIXES VERMELHINHOS
UM LARANJA, QUE É O REI,
E MAIS 9 AMARELINHOS
AO TODO, NADANDO JUNTOS,
QUANTOS SÃO OS PEIXINHOS?
Você pode solicitar aos alunos para desenharem os peixinhos no aquário abaixo:

BICHARADA MACHUCADA

O SAPO JOSUÉ
TEM 4 FERIDAS NO PÉ.
O URSO RODRIGO
TEM 1 MACHUCADO NO UMBIGO.
O MACACO MANUELÃO
TEM 5 CORTES EM CADA MÃO.
TODO CORTE, FERIDA OU MACHUCADO
COM BANDEIDE PRECISA SER TRATADO.
PRA DESSES DOENTES CUIDAR,
DE QUANTOS CURATIVOS VAMOS PRECISAR?

A BANDA

DONA VANDA
TINHA UMA BANDA.
NA BANDA, QUANDO AS CORNETAS TOCAVAM,

60 BORBOLETAS TOCAVAM.
QUANDO OS TAMBORES BATIAM,
600 ROEDORES RIAM.
CADA ROEDOR TINHA UM TAMBOR.
CADA BORBOLETA TINHA UMA CORNETA.
QUANTOS INSTRUMENTOS TINHA A BANDA
DE DONA VANDA?

TATUAGEM

UM PÁSSARO TATUADO NO BRAÇO
E NA CANELA, UM DRAGÃO.
NAS COSTAS, CÁSSIO TEM UM FOGUETE DE AÇO,
ALÉM DE 5 LETRAS CHINESAS QUE ELE TATUOU NA MÃO.
VOCÊ JÁ DESCOBRIU QUANTAS TATUAGENS
O RAPAZ TEM ATÉ ENTÃO?

COMIDA DE GATO

O TEO TEM UM GATO
QUE SE CHAMA CISSANINHO
O MENINO COLOCOU EM SEU PRATO
8 CENOURAS E 1 PEIXINHO.
CISSANO COMEU METADE DAS CENOURAS E O PEIXE INTEIRINHO.
VOCÊ SABE QUANTO SOBROU EM SEU PRATINHO?

QUE LINDO COLAR!

COM BOTÕES COLORIDOS, OLÍVIA VAI FAZER UM COLAR.
3 VERMELHOS E UM AMARELO ESCOLHEU PRA COMEÇAR.
NA SEQUÊNCIA, UM ROXO E UM ROSA E MAIS UM AMARELO PRA COMPLETAR.
AGORA COMEÇA TUDO DE NOVO, NA MESMA SEQUÊNCIA ATÉ ACABAR:
MAIS 3 VERMELHOS E UM AMARELO.
DEPOIS DE UM BOTÃO ROXO, QUAIS SERÃO OS DOIS PRÓXIMOS A COLOCAR?

VAI DECOLAR!

NO FOGUETE DO CACHORRO
TEM LUGAR PRA MUITA GENTE.
5 GATAS ANIMADAS USAM GORRO
E OS OUTROS 12 TRIPULANTES, CAPACETE.
SERÁ QUE VOCÊ DESCOBRE
QUANTOS LUGARES HÁ NESSE FOGUETE?

A VELHA E O VASO

O VASO DA DONA IAIÁ
TEM 8 ROSAS E UM GIRASSOL.
A VELHA ANDA PRA CÁ E PRA LÁ,
PROCURANDO UM LUGAR MAIS PERTO DO SOL.
O JARDINEIRO TROUXE DO QUINTAL
MAIS MEIA DÚZIA DE CRAVOS E UMA DÁLIA AMARELA.
AGORA O VASO FICOU O TAL
COM QUANTAS FLORES NO TOTAL?

ZUM-ZUM-ZUM

PRO CASAMENTO DO BESOURO
BARATA NENHUMA FOI CONVIDADA.
O ALTAR TINHA PÉTALAS DE OURO
E UMA LINDA CORTINA BORDADA
SE A QUANTIDADE DE PÉTALAS USADAS
ERA QUATRO VEZES MAIOR
QUE AS 12 ABELHAS MUITO LEVADAS,
ADIVINHE QUEM FOR MELHOR
QUANTAS PÉTALAS DE OURO
TORNARAM A DECORAÇÃO ESSE TESOURO?

CADA COISA EM SEU LUGAR

O ARMÁRIO DE MARIETA
É A MAIOR ARRUMAÇÃO.
SEUS VESTIDOS ESTAMPADOS VÃO NA PRIMEIRA GAVETA
E NA SEGUNDA SÓ SEUS VESTIDOS COM BOTÃO.
COMO SERÁ O ÚNICO VESTIDO DE MARIETA
QUE PODE SER GUARDADO TANTO NA PRIMEIRA COMO NA SEGUNDA GAVETA?

O PREDINHO

NO PREDINHO DO SEU MIGUEL
MORA GENTE PRA DEDÉU.
NO PRIMEIRO ANDAR MORAM O LÉO, A LUANA E A CLARA,
QUE SÃO IRMÃOS E VIVEM JUNTOS COM O ZECA E A YARA.
NO SEGUNDO MORA O JORGE, O VÍTOR E A BERENICE:
OS 3 VIERAM DO INTERIOR E VIVEM COM A TIA EUNICE.
NO TERCEIRO ANDAR MORA, SOZINHA, A ANINHA.
ELA TEM UMA GATA MALHADA QUE SE CHAMA ROSINHA.
O QUARTO ANDAR ESTÁ VAGO,
PRA TRISTEZA DO SEU MIGUEL…
SE NÃO VENDER LOGO, LOGO, VAI EMPRESTAR PRA PRIMA MARTA,
QUE MORA DE ALUGUEL.
VOCÊ JÁ DESCOBRIU QUANTAS PESSOAS
MORAM HOJE NO PRÉDIO DO SEU MIGUEL?

JOGANDO DADOS

NA TRILHA DO TABULEIRO,
TODO MUNDO QUER CHEGAR PRIMEIRO.
A DANI JOGOU OS 2 DADOS DE UMA VEZ ,
SORTEOU DOIS E SEIS.
A PAOLA JOGOU UM DADO E TIROU 3,
NO OUTRO TAMBÉM SORTEOU SEIS.
POR ÚLTIMO, FOI A VEZ DA IVETE,
A SOMA DE SEUS DOIS DADOS FOI SETE.
SE AS 3 CRIANÇAS ESTAVAM ANTES NA “PARTIDA”,
QUEM SERÁ AGORA QUE ESTÁ NA FRENTE NESSA CORRIDA?

HUM… QUE DELÍCIA!

Os quatro amigos da pracinha
Foram juntos tomar sorvete de casquinha.
Sabor? Só de creme e chocolate tinha.
– Chocolate embaixo e creme em cima pra mim!
Exclamou logo a Jasmin.
– Creme embaixo e chocolate em cima!
Escolheu sem pestanejar a Irma.
A magrela da Marlene
Pediu duas bolas de creme.
Como fica o sorvete do Vicente,
Se quiser formar uma combinação diferente?

NA VOLTA DA ESCOLA

Voltam da escola, juntas, quatorze crianças, além do Ian.
Todas vêm cantando e brincando apertadinhas dentro da Van:
Algumas ficam na casa do Luís Felipe pra jogar futebol,
Outras na casa da Clarinha pra tomar banho de sol.
A casa do Ian é a última parada
Onde ainda desce uma molecada.
Se o mesmo número de crianças em cada casa ficar,
Você é capaz de saber quantas afinal descem em cada lugar?

QUE HORAS SÃO?

No relógio do Caio não tem nenhum número, não.
No lugar do número 12 tem um raio,
No lugar do 6, um vulcão.
Em vez de 3, tem um gato xadrez.
Em vez de 9,
Um coração escrito Love.
Se o ponteiro do relógio, partindo do vulcão,
Der um quarto de volta, pra onde ele apontará então?

FESTA GEOMÉTRICA

Para o baile do quadrado nenhum círculo foi convidado.
Tem quadrada, quadradinho e um monte de quadrados
Porque nessa festa só entra quem tem o mesmo tamanho nos quatro lados.
Um triângulo tenteou,
Um losango também.
Um hexágono se apresentou,
Pense, pense, pense bem…
Qual desses três conseguiu entrar
E dessa festa participar?

CARANGUEJADA

Vai pro mangue cedo, pra caranguejo catar.
Aurora sai com a sacola cheia, mas só um quinto vai servir pro jantar.
O resto vende no mercado da aldeia.
Se a moça conseguiu cinqüenta e cinco caranguejos pegar,
Adivinhe quantos no mercado ela vai ofertar?
GABARITO DOS POEMAS PROBLEMAS
Baixe a atividade em Word – poemasproblemas

http://atividadesparaprofessores.com.br/17-problemas-para-trabalhar-matematica-em-sala-de-aula/

44 ATIVIDADES DE INGLÊS PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

44 ATIVIDADES DE INGLÊS PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1













































http://atividadesparaprofessores.com.br/44-atividades-de-ingles-para-1o-ano/