1

1

domingo, 1 de outubro de 2017

Pizza de Aveia Deliciosa

Pizza de Aveia Deliciosa


Sinto-me muito satisfeita por ter encontrado esta receita de massa de pizza com aveia. Realmente, aveia tem para mim sabor de infância, de adolescência e juventude na casa dos meus pais. Então este feliz encontro fez-me reviver aquelas deliciosas e indescritíveis vivências do dia-a-dia de minha família, onde a boa alimentação pautou nossas vidas, marcando-as para sempre, além de nos deixar aquele saboroso gostinho que só um lar tem.
Não, não me vou mais delongar naquela aveia de outrora. Vou aproveitar pra dizer que esta pizza - de aveia, mas de aveia atual, concreta! -- é muuuuuito saborosa e que desejo que você aproveite pra fazê-la e também para usufruir um momento inesquecível de descontração com sua família, acompanhado de um ingrediente extremamente gostoso e nutritivo. Seja feliz!
Créditos: Receita baseada na Perfect Whole Wheat Oat Pizza Crust do Blog The Health Haven, onde fiz algumas alterações.
 

Ingredientes *Xícara de chá= 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá (usei colher-medida de 1 tsp) = 5ml *Medidas Rasas 
Massa
1. 1 xícara de chá de Sêmola de trigo (133g) (uso De Cecco, di Grano Duro)*
2. 1 1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos (135g) (uso Quaker)
3. 1 colher de chá de fermento biológico seco (4g)
4. 2/3 de colher de chá de sal (4g) 
5. 2 colheres de sopa de óleo (30ml) (uso Liza, Equilíbrio)**
6. 1 1/2 colher de sopa de mel de abelha (22,5ml)***
7. 1 xícara de chá de água morna (190m) 
Cobertura
1. ½ pacote de Pomarola Pizza (150g)
2. 350g de mussarela fatiada
3. 1 colher de sopa rasa de orégano
4. 2 tomates em rodelas
5. Sal para polvilhar os tomates (opcional)
6. 1/3 (ou mais) de xícara de chá de folhas de manjericão para polvilhar 
7. Azeite para regar
Preparo
Massa
1. Unte com óleo uma assadeira redonda de pizza de 35cm.
2. Separe e meça/pese todos os ingredientes.
3. Na tigela grande da batedeira: Ponha os ingredientes secos 1 a 4 e misture bem. Abra um buraco no meio e adicione o óleo, o mel e a água morna. Misture até obter uma massa homogênea. Transfira a tigela para a batedeira.
4. Na batedeira (ou com as mãos, se preferir): Em velocidade média/alta e com os ganchos para massa voltados para o mesmo lado (Foto 3), sove a massa durante 4 minutos. 
5. Imediatamente à sova, acenda o forno a 235º.
6. Imediatamente, junte toda a massa com uma colher de sopa formando uma bola. Unte com um pouco de óleo a tigela e cubra-a com um saco plástico de lixo de 15 litros, dobre as pontas, cuidando pra ficar ar no interior do saco (foto 4). Deixe a massa crescer por 10 minutos em local sem vento (armário de cozinha, por exemplo). 
7. Enquanto espera o crescimento da massa: Corte os tomates em fatias (se usar presunto, seque cada fatia em papel-toalha). 
Montagem
1. Após o crescimento da massa: soque a massa algumas vezes com o punho fechado untado em óleo ou sove um pouco, para eliminar as bolhas de ar grandes. Junte toda a massa com as mãos, achate-a e verta-a no centro da assadeira, espalhando-a com as palmas das mãos ligeiramente untadas com óleo. 
2. Espalhe o molho de tomate e, por cima, a mussarela. Polvilhe o orégano; espalhe as fatias de tomates, polvilhando-as com sal e, a seguir, orégano por cima delas; finalmente, distribua as folhinhas de manjericão e regue com um fio de azeite. Leve para assar por, aproximadamente, 13 minutos. Aos 10 minutos, gire a parte da frente da forma para trás (forno a gás). Ao retirar, ponha a pizza sobre uma grade, aguarde 1-2 minutinhos e sirva.
*Caso queira, substitua a Sêmola por 1 xícara de chá de farinha de trigo com 12% de proteína (uso a marca Finna, que é a única que encontro com essa percentagem aqui em Fortaleza,)
*Aviso para os cearenses: Compro a Sêmola de Trigo no Pão de Açúcar Náutico ou no Jumbo do Shopping Center Um. 
**Aproveite para medir o mel na mesma colher de sopa que mediu o óleo, pois se mede facilmente porque o óleo impede que o mel grude na colher.
***O mel de abelha pode ser substituído por 1 colher sopa rasa de açúcar.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2013/03/pizza-de-aveia-deliciosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário