1

1

domingo, 1 de outubro de 2017

Pastel de Forno com Tomate Seco e Polenguinho

Pastel de Forno com Tomate Seco e Polenguinho

Há uns dois anos atrás, comi um Pastel de Tomate Seco e Polenguinho na confeitaria Le Pommier, o qual adorei. Recentemente fui lá para encomendar uns para o lanche, mas haviam tirado do cardápio. Como sou ousada, resolvi fazer um recheio parecido. Todavia não lembro mais dos outros ingredientes, de modo que pode ter ficado bem diferente do original. Mas que ficou divino, pode ter certeza. Experimente!

Aviso aos amigos (as): Estou há 15 dias numa "bela" crise de coluna, proibida pelo médico de sentar ao computador, por isto ando ausente dos blogs amigos. Perdoem-me. Este post, portanto, foi feito como colcha de retalho: aos pedacinhos...

Estou saindo de férias agora para dar uma relaxada, e só retornarei em meados de outubro. Então, deixo aqui meu abraço e meu carinho a todos os amigos (as) e freqüentadores do blog, e o meu até logo mais. Laura Lucia
Créditos da Massa: Baseado na massa de Pastel Assado do blog Andréa Quitutes. Fiz algumas mudanças em relação à massa original.

Foto 4: Tampa de panela com diâmetro interno de 13,4cm, que usei como cortador da massa de pastel, pois não tenho nenhum cortador grande.


Receita de Pastel de Forno com Tomate Seco e Polenguinho

Rendimento: 12 pastéis grandes para lanche

Ingredientes *Xícara: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
Massa (receita duplicada)
1. 600g de farinha de trigo 
2. 300g de manteiga
3. 2 ovos (58g cada, pesado com casca)
4. 1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó 
5. 3 colheres de sopa de água gelada
6. 1 colher de sobremesa rasa de sal

7. 1 gema para pincelar

Recheio 
1. 8 polenguinhos (160g)
2. 1 copo de requeijão cremoso (200g)
3. 140g de tomate seco picado, escorrido o azeite*
4. 1 colher de sobremesa rasa de orégano
5. ¼ de xícara de folhas de manjericão 

Preparo
1. Massa: Em uma tigela grande acrescente os ingredientes 1 a 6. Misture inicialmente com uma colher de pau e depois use os dedos, misturando delicadamente até a massa ficar homogênea, ou faça num processador potente de 800-1000w, que tenha um copo de 2 litros, pois a massa é bastante volumosa**. Faça uma bola de massa, enrole com filme de PVC e leve para gelar por 30 minutos. 

2. Enquanto a massa gela, faça o recheio: Abra com os dedos 4 tomates, superponha-os, junte-os e corte-os com uma tesoura em tiras longitudinais e depois, corte as tirinhas juntas em pedaços menores, usando também a tesoura. Num prato fundo, amasse o polenguinho e o requeijão com um garfo. Junte o tomate seco picado, o orégano e o manjericão e misture bem. RESERVE.

3. Após 30 minutos de gelar a massa: Acenda o forno a 200º (forno a gás).

4. Após 30 minutos de gelar a massa: Divida a massa em duas partes iguais. Enrole uma delas no filme de PVC usado e leve pra gelar. Abra a outra massa com auxílio de um rolo ligeiramente enfarinhado sobre uma bancada também ligeiramente enfarinhada, numa espessura de uns 3mm. Corte 6 discos de massa com um cortador redondo com diâmetro de uns 12-13cm (usei uma tampa de panela – veja foto 4). Faça o mesmo com a outra metade da massa, espalhe os 12 discos na bancada e distribua o recheio. Feche os pastéis apertando as bordas com as pontas de um garfo ou dobrando-as para cima com os dedos, para o recheio não sair. Transfira-os para uma assadeira retangular grande (não precisa untar) e pincele com a gema.

5. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até corar. Aos 20-25 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás. Quando retirar, sirva imediatamente.

*Antes de pesar, retire o excesso de azeite dos tomates secos com papel-toalha.

**Se você não tiver hábito de fazer massa no processador, veja as dicas nos posts: 1) Segredo das Massas de Torta e Quiche – Preparo da Massa e; 2) Empadão de Frango com Catupiry.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2013/09/pastel-de-forno-com-tomate-seco-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário