1

1

domingo, 1 de outubro de 2017

Cuca de Goiabada e Requeijão com Massa Fermentada, SEM Sovar

Cuca de Goiabada e Requeijão com Massa Fermentada, SEM Sovar

Nunca havia comido uma cuca na vida, mas quando provei a primeira, a qual fiz há algumas semanas atrás, caí de amores por este tipo de pão, tão diferente de todos os que já fiz, e tão saboroso! 

A massa desta cuca é tão delicada como a de uma pizza alta, e a cobertura, puxa, que coisa mais primorosa. Não vou falar mais, você precisa provar para saber o tanto que é sublime sentir se desmanchar na boca o conjunto perfeito formado pela massa, goiabada, requeijão e farofa crocante... Huuumm, é simplesmente maravilhoso.

Créditos: A massa foi retirada da receita de Cuca Alemã de Chocolate e a cobertura, da receita de Cuca de Goiabada e Requeijão, ambas do blog Imagem do Sabor

Foto 3: Massa após manipulada: fica bem mole e grudenta.

Foto 4: Massa após dobrar de volume.

Foto 5: Cuca antes de ir ao forno, coberta por tiras horizontais de goiabada, alternadas com colheradas de requeijão, e polvilhada com a farofa de manteiga, farinha e açúcar.

Receita Cuca de Goiabada e Requeijão com Massa Fermentada, SEM Sovar

Ingredientes: *Xícara de chá: 200ml
Massa
1. 500 gramas de farinha de trigo para pão (uso Finna: 12% de proteína)
2. 150g de açúcar refinado 
3. 4g de sal 
4. 10g de fermento biológico seco instantâneo

5. 2 ovos grandes (60g cada, pesado com casca) 
6. 120g de manteiga SEM sal amolecida (usei Tirolez) 
7. 285g de água morna* 

Cobertura
• 400g de goiabada picada (usei Palmeiron)
• 100ml de água
• 200g de requeijão de bisnaga Itacolomy (era 1 copo de requeijão, mas eu não tinha)

Farofa
• 1 xícara de farinha de trigo (115g) (usei Finna)
• 1 xícara de açúcar refinado (150g)
• 90g de manteiga com sal gelada e picada (usei Betânia)

Preparo
1. Cobertura de Goiabada: Comece picando a goiabada e leve ao fogo baixo com os 100ml de água. Mexa de vez em quando para ajudar a desmanchar os pedaços. Se necessário, acrescente mais água. Deixe no fogo até ficar uma goiabada cremosa e sem pedaços. RESERVE.

2. Massa: Coloque os ingredientes secos 1 a 4 numa tigela grande e misture com uma colher de pau. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos; misture os ovos com a manteiga e ponha dentro buraco, misturando ligeiramente. Acrescente aos poucos a água e vá misturando, inicialmente com uma colher de pau e, quando a massa ficar pesada, com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta (Foto 3). Bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa (bati com a própria colher de pau). Deixe descansar até dobrar de volume (levou 1:00 hora) (Foto 4).

3. Enquanto espera a massa descansar: unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande de 40x26x3,5cm. 

4. Enquanto espera a massa descansar, faça a farofa: misture com as mãos o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga gelada picada. Forme flocos grandes com as mãos (ou pequenos, se preferir). RESERVE.

5. Assim que a massa dobrar de volume: acenda o forno a 180º.

6. Depois que a massa dobrar de volume: espalhe-a na assadeira, molhando levemente os dedos com água para ajudar a distribuí-la no fundo da assadeira (usei uma espátula de silicone para espalhar). A massa é elástica e é preciso fazê-la ocupar toda a extensão da forma, portanto, tenha um pouco de paciência para espalhá-la (à proporção que o glúten relaxa, vai ficando mais fácil essa tarefa). Após espalhá-la, deixe a massa voltar a crescer (uns 10 minutos) e distribua a goiabada formando tiras paralelas e largas, na dimensão mais curta da assadeira. Ponha colheradas do requeijão entre as tiras de goiabada. Distribua, por cima, a farofa (Foto 5). 

7. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar corada. Aos 30 minutos, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Sirva morna ou fria. Se quiser desenformar, aguarde esfriar completamente. 

*A minha massa pegou 35g de água a mais que a da receita original, que levou 250g. Recomendo que você use inicialmente 250g e, se a massa ficar dura, acrescente água aos poucos.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2014/07/cuca-de-goiabada-e-requeijao-com-massa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário