1

1

domingo, 1 de outubro de 2017

Bolo de Chocolate 6 Minutos (de Preparo)

Bolo de Chocolate 6 Minutos (de Preparo)


Bolinho prático, super-rápido e gostoso. Fiquei curiosa com o tempo de preparo de 6 minutos, então falei com os “meus botões”: se ficar bom, vai ser minha salvação eterna (na cozinha, gente!). Da primeira vez que fiz, demorei um tempão, pois coloquei os ingredientes secos diretamente no marinex e levei uma “bela surra” quando acrescentei os ingredientes líquidos e, depois, o vinagre. Achei dificílimo misturar numa área grande para obter uma massa homogênea, sem melar o marinex todo. 
Em razão desta minha dificuldade, decidi misturar os secos e os líquidos numa tigela, como faço habitualmente. Bom, fazendo desta maneira, deu tudo bem certinho e o tempo de preparo foi de exatamente 6 minutos, realmente super-rápido. E também foi “devorado” rapidinho, embora tenha levado um pouco mais de 6 minutos...
Achei superdivertido fazer o preparo olhando constantemente para o timer e contando os segundos. Que tal divertir-se e ser premiado(a), ao final, com um ótimo bolo de chocolate?
 Créditos: 1) Bolo baseado na receita do 6-minute Chocolate Cake do blog From our Home to Yours, onde fiz alterações mínimas; 2) Calda de chocolate: baseada na calda de mesmo nome do blog Panelinha. Ambos os blogs são muito interessantes, merecendo uma visitinha para ver suas saborosas receitas.

Foto 3: Bolo antes de receber a calda de chocolate

Bolo de chocolate 6 minutos (de Preparo)
Neste bolo, é considerado tempo de preparo apenas o tempo gasto para misturar isoladamente os ingredientes secos e os líquidos, e então juntar e misturar os dois.
Ingredientes *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml. Todas as  Medidas Rasas 
A)Bolo
Ingredientes Secos
1. 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo (195g)
2. 1/2 de xícara de chá chocolate em pó (50g) (era 1/3 de xícara)
3. 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (colher de 2,5ml) 
4. 1 colher de café de sal (colher de 2ml)
5. 1 xícara de chá de açúcar refinado (170g)
Ingredientes Líquidos
6. 1/2 xícara de manteiga derretida e já fria (100g) (era óleo)
7. 1 xícara de chá de café (240ml) (ou água) 
8. 1 colher de sopa de essência de Baunilha (eram 2 colheres (chá) de extrato de baunilha) 
9. 2 colheres  de sopa de vinagre (usei de vinho tinto)*
B) Calda de Chocolate 
1. 2/3 de barra de chocolate meio amargo (113g)
2. 1 xícara  de chá de leite (240ml)
3. 1 colher de sopa rasa de manteiga 
4. 2 colheres de sopa de mel 
ANTES DE INICIAR O PREPARO: 
1. Faça os 240ml de café, caso vá usá-lo no lugar da água e aguarde esfriar;
2. Separe um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm;
3. Separe uma tigela média para os ingredientes secos e uma jarra medidora de plástico de 0,5 ou 1 litro (ou uma tigelinha) para os líquidos;
4. Meça e/ou pese todos os ingredientes secos e líquidos, colocando-os em tigelinhas individuais. 
5. Arrume a bancada colocando juntos todos os ingredientes secos e seus utensílios (tigela, peneira, colheres, facas para nivelar as medidas etc.); fazendo o mesmo com os ingredientes líquidos. 
PREPARO
A) Bolo
1. Acenda o forno a 190°. 
2. Numa tigela média, ponha os ingredientes secos: primeiramente, a farinha de trigo e, a seguir, coloque uma peneira na boca da tigela, acrescentando o chocolate em pó, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Peneire e misture bem, mas rapidamente.
3. Em uma caneca medidora, ponha os ingredientes líquidos: manteiga, café e  baunilha; misture. 
4. Junte os ingredientes líquidos da jarra, de 3-4 vezes, aos ingredientes secos e mexa com uma colher de pau até a massa ficar cremosa. Em seguida, adicione o vinagre e mexa rapidamente. Haverá uma reação do vinagre com o bicarbonato, formando espuma. Mexa até o vinagre incorporar bem à massa e verta-a no marinex.
5. Leve para assar por 25 minutos, aproximadamente, retirando quando o palito sair limpo, mas ainda úmido. Ponha sobre uma grade, aguarde 10 minutos e faça a calda de chocolate para derramar quente sobre o bolo (como eu fiz) ou deixe o bolo esfriar e sirva com a calda quente ou uma calda comprada pronta, de acordo com sua preferência. Ou sirva o bolo e a calda quentes com uma bela bola de sorvete de creme. É gostoso de toda forma, até mesmo sem calda.
B) Calda de chocolate 
 Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Deixe ferver por 5 minutos e retire do fogo. Fure o bolo em várias partes com um garfo de sobremesa e verta a calda por cima. 
*Por que usar vinagre? Por ser ácido, o vinagre é frequentemente incluído nas massas de bolos e biscoitos para reagir com o bicarbonato de sódio e iniciar a reação química  para produção do dióxido de carbono, formando bolhas de ar e fazendo a massa aumentar de volume (crescer) enquanto ela assa. Fonte:  Baking Bites

3 comentários: