1

1

Google+ Followers

domingo, 6 de agosto de 2017

História infantil - o duende

História infantil - o duende

A história a seguir é uma história infantil, recomendada para crianças da 1a a 3a séries. É a história de um duende, e você vai adora o final. Quero seu comentário

O Duende da Ponte
Autor : Patricia Rae Wolf
Ilustrador : Kimberly Bulcken Root
Tradutor : Gilda de Aquino
Temas : Cidadania Comportamento Fadas, Bruxas e Duendes
Recomendado para 1ª a 3ª séries

Para chegar à escola, Teo precisa atravessar uma ponte. Porém, embaixo da ponte mora um duende medonho e terrível, que cobra pedágio de quem quiser atravessá-la. Como Teo não tem dinheiro e precisa ir à escola, propõe ao duende um jogo de adivinhas e charadas. Se ganhar, terá o direito de atravessar a ponte sem pagar.

Será que Teo conseguirá chegar à escola todos os dias? “O Duende da Ponte” é uma divertida história, que despertará o gosto de propor e criar novas charadas, além de trazer à tona discussões sobre poder, esperteza e soluções criativas para situações-problema.

Motivação para a leitura:

· Montar uma caixa em sala de aula. Pedir que cada criança escreva, secretamente, uma charada ou adivinha e coloque na caixa. Criar um clima de suspense sobre o que irá acontecer com essa caixa após a leitura da história.

Propostas de atividades:

· Discutir a diferença entre esperteza e inteligência, autoridade e autoritarismo.

· Pesquisar outras charadas em livros, na Internet, junto à família etc.

· Propor uma gincana de charadas e adivinhas com a classe dividida em grupos, usando a caixa de charadas.

· Refletir sobre os direitos, os deveres e o papel de cada um na sociedade. Utilizando a escola como exemplo de ambiente, sugerir uma assembléia para discussão de alguma situação, por exemplo, lixo no pátio, disciplina, conservação do prédio ou outros assuntos de interesse da comunidade. 
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2007/10/o-duende-da-ponte-autor-patricia-rae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário