1

1

Google+ Followers

domingo, 4 de junho de 2017

E A PRIMAVERA VEM AÍ!





Objetivos:
★ Desenvolver a coordenação motora.
★ Produzir um móbile.
★ Comemorar a chegada da primavera e, assim, aprender mais sobre as estações do ano.



Após um longo período de frio as flores começam a nascer e o colorido de árvores e jardins volta a encantar nossas vidas. Essa é, certamente, a estação mais linda do ano: a primavera – que começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro, no hemisfério Sul. É a estação que sucede o inverno e antecede o verão.


Uma de suas características mais marcantes da primavera é o reflorescimento da flora e da fauna, propícia para acasalamentos e procriação dos animais. Durante esse período também acontecem mudanças da umidade do ar, pois a estação anterior era muito seca. As chuvas tornam-se constantes, passando a cair no final das tardes.


Para comemorar uma estação tão rica como essa, vamos produzir um móbile de flores para enfeitar a escola e também a própria casa dos pequenos? A arte-educadora e psicopedagoga, Raquel Beraldi Gottardi, ensina como montar essa peça decorativa que trará, ao ambiente escolar, o colorido e a alegria da primavera.





Para comemorar uma estação tão rica como essa, vamos produzir um móbile de flores para enfeitar a escola e também a própria casa dos pequenos?



MÓBILE DE FLORES




Materiais:
- Papelão
- Lápis
- Tesoura
- Tinta acrílica ou guache
- Barbante ou fio de náilon
- Cola colorida (dispensável)
- Molde flor


Como fazer:


1º Passo.
Em pedaços de papelão, peça para as crianças desenharem flores de diversas formas (se preciso, faça na lousa, ou entregue moldes de flores, para que sirvam de modelos).



2º Passo.
Recorte as flores desenhadas no papelão. Nesse momento pode-se precisar da ajuda do professor.


3º Passo.
Após recortar as flores de acordo com suas formas, peça para as crianças pintarem-nas da maneira que quiserem – frente e verso. Por ser papelão, a tinta guache não cobre por completo a superfície, uma opção seria a tinta acrílica com a qual se consegue um melhor acabamento e, consequentemente, melhor qualidade estética.




4° Passo
Faça o contorno das flores com cola colorida ou cole pedaços de barbantes contornando o formato da flor. Pinte com a cor desejada.


5° Passo
Para montar o móbile, corte pedaços de barbante de tamanhos diferentes que podem medir de 50 cm a 1 m. Se o barbante também for branco ou bege, ele pode ser pintado de verde imergindo-o em um pote de tinta guache verde. O barbante pode ser trocado pelo fio de náilon que, por ser fino, facilita na hora de passar as flores. Lembrando que é necessário deixar um pedaço a mais para poder amarrar e sustentar o móbile.




6° Passo
Depois de prontas e secas, escolha algumas flores para que componham o móbile. O ideal é de 3 a 6 flores por peça, dependendo do tamanho do barbante. 7° Passo
Com a fibra do papelão na posição vertical, e com ajuda de um palito de dente (se necessário), passe o barbante por dentro de uma fibra do papelão como se fosse uma costura. Após passar a flor, faça um nó no barbante para que ela não escorregue. Passe todas as flores escolhidas e finalize o trabalho


7° Passo
Com a fibra do papelão na posição vertical, e com ajuda de um palito de dente (se necessário), passe o barbante por dentro de uma fibra do papelão como se fosse uma costura. Após passar a flor, faça um nó no barbante para que ela não escorregue. Passe todas as flores escolhidas e finalize o trabalho.








Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I

Nenhum comentário:

Postar um comentário