1

1

Google+ Followers

quinta-feira, 11 de maio de 2017

10 Receitas de Salada de Batata Light

A batata é um dos carboidratos mais consumidos no Brasil, seja como batata frita, batata cozida, souté, assada, chips ou como purê. Ela aparece constantemente no cardápio do brasileiro, mas nem sempre de forma muito saudável e indicada para consumo.

Isso porque, dependendo do preparo, ela pode comprometer uma dieta alimentar para perda de peso. Uma ideia de consumi-la de forma saudável é preparando uma salada de batata light. A salada de batata pode ser quente, morna ou fria e pode ser incorporada com vários outros legumes e ingredientes da preferência.

A batata combina muito com chuchu, cenoura e beterraba. É essencial algum molho de mostarda, maionese ou iogurte para dar cremosidade à salada. Fica delicioso! Confira receitas práticas de salada de batata light, e se quiser dar um up nas proteínas, misture com atum, frango ou bacalhau, que tal?

1. Receita de salada de batata light com molho mostarda

Ingredientes:

1 kg de batata com casca;
100 g de iogurte natural natural desnatado;
3 colheres de sopa de maionese light;
1 colher de sopa de mostarda em grãos;
cebolinha a gosto;
sal a gosto.

Modo de preparo:


Comece lavando bem as batatas e retirando a terra das cascas, se tiver. Leve as batatas para ferver numa panela com água em fogo alto. Tempere com sal e deixe cozinhar por meia hora ou até ficarem cozidas. Escorra e espere esfriar. Descasque, corte em cubos ou rodelas e disponha numa vasilha para servir. Misture os ingredientes do molho até ficar homogêneo e despeje por cima das batatas. Acerte sal e finalize com cebolinha picada fresca. Sirva em seguida.

2. Receita de salada de batata light com tomate e rúcula

Ingredientes:
½ xícara de chá de cebola picada;
½ xícara de chá de ervas frescas picadas;
1 colher de sopa de azeite;
1 colher de chá de sal;
2 batatas;
2 tomates;
4 colheres de sopa de vinagre de maçã;
folhas de rúcula.

Modo de preparo:
Publicidade


Lave bem as batatas, descasque e pique em cubos. Retire as sementes dos tomates e pique também. Leve as batatas para cozinhar numa panela com água e deixe tampado por 20 minutos até ficarem al dente. Escorra e reserve. Adicione as ervas, tomate picado e tempere com sal e vinagre. Leve para saltear por 1 minuto. Retire do fogo e sirva com folhas de rúcula. Se quiser, acrescente pimenta do reino para dar mais sabor. Sirva.
3. Receita de salada de batata light com creme de ricota

Ingredientes:
2 batatas;
sal a gosto;
2 colheres de sopa de creme de ricota;
cebolinha a gosto;
salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as batatas com uma escovinha, depois descasque e leve para cozinhar na água ou vapor, se preferir (lembrando que no vapor demora mais). Escorra, espere esfriar, corte em cubinhos, adicione o creme de ricota e temperos e sirva!

ARTIGOS COMPLEMENTARES
10 Receitas de Salada de Batata com Ovo Light
10 Receitas de Salada de Maionese Simples e Light
10 Receitas de Salada de Batata Doce
10 Receitas de Salada de Ovo Light
4. Receita de salada de batata light com ovo

Ingredientes:
4 batatas;
3 ovos.

Molho
2 colheres de suco de limão;
3 colheres de sopa de azeite;
3 colheres de sopa de vinagre.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca para não perder as propriedades. Quando estiverem macias, escorra. Espere esfriar. Descasque as batatas, corte-as em cubinhos e distribua em um refratário raso. Cozinhe os ovos por 15 minutos, escorra, espere esfriar. Fatie os ovos e espalhe sobre as batatas. À parte, misture bem todos os ingredientes do molho e regue a salada. Leve para gelar até a hora de servir.
5. Receita de salada de batata light com cenoura

Ingredientes:
1 Kg de batatas;
2 cenouras;
sal a gosto;
pimenta a gosto;
cheiro verde picado a gosto;
8 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho;
1 limão espremido.

Modo de preparo:
Publicidade


Lave e em seguida descasque as batatas e as cenouras. Corte as batatas em quatro e as cenouras em palitos (julienne). Coloque numa panela com água e sal e cozinhe até ficarem macias. Escorra e reserve. Em um pilão adicione uma colher rasa de sal e um dente de alho, soque até ficar uma pasta. Esprema o suco de um limão e adicione o azeite. Misture tudo. Disponha as batatas e cenouras cozidas numa saladeira e regue com o molho. Salpique o cheiro verde. Sirva.
6. Receita de salada de batata light com atum

Ingredientes:
folhas de alface lisa;
folhas de alface americana;
folhas de rúcula;
5 batatas;
1 lata de atum light em conserva;
2 colheres de sopa de maionese light;
azeitonas pretas picadas a gosto;
1/3 de um pimentão amarelo;
1/3 de um pimentão vermelho;
1 tomate;
1 colher de sopa de coentro picado;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave e descasque as batatas e pique-as em cubos grandes. Leve para cozinhar numa panela com água e sal. Quando estiverem macias, escorra e espere esfriar. Pique o tomate e os pimentões. Em uma vasilha junte as batatas cozidas e frias, o tomate, os pimentões, o coentro fresco, as azeitonas, o atum escorrido e a maionese light. Misture bem e leve à geladeira para gelar. Em um prato coloque as folhas de alface rasgadas e a rúcula. Por cima coloque a mistura de atum. Sirva!
7. Receita de salada de batata light com beterraba

Ingredientes:
2 batatas;
1 beterraba;
1 colher de sopa de creme de leite light;
1 colher de suco de limão;
pimenta a gosto;
sal a gosto;
salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Comece por descascar as batatas e beterraba e picar em cubos. Leve para cozinhar em água com sal até ficarem macias (ou no vapor se preferir). Escorra e reserve. Deixe esfriar e coloque numa vasilha. Incorpore os outros ingredientes para o molho e distribua por cima da salada. Misture com cuidado, leve para gelar e sirva.
8. Receita de salada de batata light com chuchu

Ingredientes:
2 batatas;
2 chuchus;
24 vagens;
4 colheres de chá de limão;
sal a gosto;
pimenta a gosto;
orégano a gosto.

Modo de preparo:

Descasque batatas e chuchus lavados e corte em cubos. Leve para cozinhar numa panela com água até estarem macios. Escorra e reserve. Lave as vagens, despreze as pontas, corte em pedaços e leve para cozinhar. Quando estiver tudo cozido, tempere com limão, sal, pimenta e orégano e sirva quente ou morno.
9. Receita de salada de batata light com bacalhau

Ingredientes:
300 g de bacalhau;
1 kg de batatas;
5 dentes de alho;
salsinha a gosto;
azeitonas pretas a gosto;
4 ovos cozidos;
azeite de oliva a gosto;
2 colheres de sopa de mostarda;
2 colheres de sopa de maionese light;
2 folhas de louro;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Comece por dessalgar o bacalhau, de preferência no dia anterior, trocando a água algumas vezes. Leve uma panela ao fogo com água, um fio de azeite, louro, dois dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Quando levantar fervura, desligue o fogo, coloque o bacalhau e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Escorra e esoere esfriar. Com ajuda de uma faca, retire pele e espinhas e desfie o bacalhau.

Em outra panela, cozinhe as batatas sem a casca em água com sal por cerca de 15 minutos. Escorra, espere esfriar e corte em cubos. Prepare o molho misturando a salsinha picada com a maionese e a mostarda e misture bem. Pique grosseiramente os ovos cozidos. Junte em uma saladeira as batatas cortadas e o restante da salsinha picada. Regue com um fio de azeite e misture. Adicione agora os ovos picados, as azeitonas pretas e incorpore. Coloque o bacalhau desfiado e misture novamente. Cubra o molho preparado e leve à geladeira antes de servir.
10. Receita de salada de batata light

Ingredientes:
500 gramas de batatas descascadas;
1 xícara de chá de milho verde;
1/4 xícara de chá de pimentão vermelho picado;
1 cebola ralada;
2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado;
1/2 xícara de chá de cheiro verde;
1 xícara de chá de maionese light;
1 colher de sopa de mostarda;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de chá de pimenta do reino.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas lavadas e descascadas em uma panela com água. Quando estiverem cozidas e macias, corte em cubos. Pique o pimentão e reserve. Cozinhe o frango e depois desfie. Em uma saladeira grande, misture a batata, o milho, o pimentão, a cebola, o frango, o cheiro verde. Incorpore o molho adicionando a maionese, a mostarda e temperando com sal e pimenta. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva!
Revisão Geral pela 
 
Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-salada-de-batata-light/#X2dSUO1SjFCV13GV.99

Nenhum comentário:

Postar um comentário