1

1

Google+ Followers

domingo, 9 de abril de 2017

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

Alguns símbolos da páscoa têm origem nas antigas comemorações europeias da entrada da primavera e representam esperança e renovação.
Para os cristãos, a Páscoa representa a Ressurreição de Cristo. Para os judeus, representa a libertação da escravidão, do que decorre que ambas culturas celebram a esperança e o surgimento da nova vida.
Quer seja no hebraico Pessach, no latim Pascae ou no grego Paska, a palavra Páscoa significa “passagem”.

Coelho

Simbolos Da Pascoa
coelho (símbolo do nascimento, da esperança e da fertilidade) representa a nova vida, numa referência à ressurreição de Cristo, que aconteceu no terceiro dia após sua morte.

Ovos de Páscoa

Simbolos Da Pascoa
Da mesma forma, o ovo da páscoa simboliza nascimento, renovação periódica da natureza, cuja imagem aparece agregada ao coelho.
Assim, entre alguns povos da Antiguidade era comum a troca de ovos cozidos e pintados no início da primavera. Esse costume passou a ser adotado pelos cristãos, de onde resulta a tradição de oferecer ovos de chocolate na Páscoa.

Peixe

Pascoa
peixe é um símbolo cristão que representa a vida. Ele foi usado como um símbolo secreto pelos primeiros cristãos que eram perseguidos.
A palavra peixe, em grego Ichthys é um ideograma da frase “IesousChristos Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
É costume se abster de carne na Sexta-feira Santa, de modo que o peixe é consumido em substituição.

Cordeiro

Simbolos Da Pascoa
Para cristãos e judeus, o cordeiro representa o sacrifício feito por Cristo para salvar a humanidade.
Possivelmente essa referência do cordeiro com Jesus Cristo tem origem no sacrifício realizado nos templos judeus durante a Páscoa. Um cordeiro puro era oferecido para ser sacrificado com o intuito de pagar pelos erros cometidos.
Na Escritura Sagrada a palavra cordeiro é algumas vezes mencionada com o significado de Cristo.

Pão e Vinho

Pascoa
Símbolos do corpo e do sangue de Cristo, o pão e o vinho constituem um dos símbolos pascais que representam a vida eterna associando, assim, à ressurreição de Jesus.
A “Última Ceia” ocorreu dias antes das festividades da páscoa, momento no qual Jesus partilha o pão e o vinho com seus 12 apóstolos.

Círio Pascal

Pascoa
As velas ou os círios pascais marcados pelas letras gregas alfa e ômegarepresentam o início e o fim. Eles simbolizam a Ressurreição de Jesus ou a luz de Cristo que ilumina os caminhos da humanidade.

Sinos

Pascoa
No Domingo de Páscoa, o badalar dos sinos na Igreja representa o dia de celebração e amor. Esse badalar sinaliza o fim da Quaresma (penitência de 40 dias feita pelos fiéis antes da Páscoa).

Colomba Pascal

Pascoa
De origem italiana, a colomba pascal é um tipo de rosca (pão doce) em forma de pomba. No Cristianismo, a pomba simboliza o Espírito Santo e a Paz.

Páscoa Cristã

A Páscoa é considerada um dos eventos religiosos mais importantes para os cristãos.
Durante a semana que antecede o Domingo de Páscoa são realizadas celebrações que recordam os acontecimento antes da morte e ressurreição de Jesus.
São elas Domingo de Ramos, quinta e sexta-feira santas.
Saiba mais sobre o Domingo de Ramos em Ramo. E não deixe de conhecer a simbologia do Crucifixo.

Páscoa Judaica

Essa é também uma festa importante para os judeus. Para eles, essa festa celebra a sua libertação, a fuga para o Egito.
O "sederer" - como é chamada a refeição feita na Páscoa - é composta pelos seguintes alimentos:
  • Charoset (pasta feita de frutos e nozes). É uma referência à argamassa utilizada pelos judeus na construção dos palácios no Egito.
  • Costela de cordeiro - representa os cordeiros sacrificados durante a festa pelos judaicos.
  • Ervas amargas - representam a aflição e o sofrimento decorrentes da escravidão. Essas ervas são mergulhadas na água salgada a qual, por sua vez, representa a lágrimas dos judeus escravizados.
  • Ovo cozido - representa um novo ciclo de vida.
  • Pão Matzá (um pão que não é levedado). É numa referência à rapidez com que os judeus tiveram de abandonar o Egito, sem que houvesse tempo hábil para que o pão levedasse.
  • Salsa - representa a inferioridade do povo judeu.
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/pascoa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário