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terça-feira, 21 de março de 2017

Inclusão: Material para pesquisa MEC

DOCUMENTOS DO MEC e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998)
Estratégias para a Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2000)
Estratégias e Orientações para a Educação de crianças com Necessidades Educaionais Especiais

DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2001)

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO (2003)
Estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO (2006)
Avaliação para identificação das Necessidades Educacionais Especiais

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO / EDUCAÇÃO INFANTIL (2006)
Divididos nas seguintes cartilhas:

1-Introdução

2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento

3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem (deficiência múltipla)

4. Dificuldades de Comunicação e Sinalização (deficiência física)

5. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (surdocegueira/múltipla deficiência sensorial)

6. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (surdez)

7. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (deficiência visual)

8. Altas habilidades/ Superdotação


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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (2006)

DEFICIÊNCIA VISUAL

DEFICIÊNCIA FÍSICA


DEFICIÊNCIA MENTAL


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Adaptações de acesso ao currículo:

ADAPTAÇÕES CURRICULARES (o que é?)

ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE GRANDE PORTE

ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE

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ESPECÍFICOS DEFICIÊNCIA VISUAL


Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual (2003)

A construção e o conceito de número e o pré-soroban (2006)

Grafia Braille para a Língua Portuguesa (2006)

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