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quinta-feira, 16 de março de 2017

DOS SENTIDOS, PELOS SENTIDOS, PARA OS SENTIDOS

DOS SENTIDOS, PELOS SENTIDOS, PARA OS SENTIDOS 

Sentidos das pessoas com deficiência sensorial 

Autora: Elcie F. Salzano Masini (organizadora) 

Vetor Editora Psicopedagógica 

Este é um livro sobre os caminhos e as diferentes maneiras de pessoas, na ausência dos sentidos de distância - visão e audição - obterem informações sobre o que as cerca e elaborarem esses dados, organizando e compreendendo o seu derredor. É um registro revelador da flexibilidade e da adaptabilidade humana, apresentado por um coro de vozes: de pessoas com deficiências sensoriais (cegueira, surdez; surdocegueira); de mães de pessoas com essas deficiências; de especialistas, profissionais da educação, da psicologia, da saúde; das Instituições que prestam serviços e assistência a pessoas com deficiências sensoriais. Oferece - se, aos interessados pelo tema, ilustrações de práticas de atendimento e conceitos teóricos que fundamentam os trabalhos nesta área multidisciplinar. 

OBS: Este livro trata especificamente da surdocegueira 

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Bibliografia para Educação Especial 

Deficiências / Inclusão - Geral 

1. BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um Olhar sobre a Deficiência. 
Campinas: Papirus, 1998. 

2. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar - O que 
é ? Por quê? Como Fazer? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006. 

3. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial 
no Brasil História e Políticas Públicas, SP, Cortez, 1996. 

4. MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. 
Porto Alegre: Art Med, 2003. 

5. ROSITA, Edler Carvalho. Educação Inclusiva com os Pingos 
nos Is. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. 

6. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma 
Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. 

7. STAINBACK, S. STAINBACK, W. Inclusão: um guia para 
educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes 
Médicas Sul, 1999. 

Bibliografias Específicas 

Deficiência Auditiva 

8. GOES, M. C. R. de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas, 
SP: Autores Associados, 1996. 

9. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição 
humana numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo, SP: 
Plexus: 1997. 

10. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um Olhar sobre as Diferenças. 
3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. 

Deficiência Física 

11. BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral: desenvolvimento 
e educação. In: COLL,C.; PALACIOS,J.; MARCHESI, A. 
Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas 
especiais e aprendizagem escolar. Vol.3 Porto Alegre: Artes 
Médicas, 1995 (pp 252-271). 

Deficiência Mental 

12. AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION. 
Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio. 
Tradução por Magda França Lopes. 10. Ed. Porto Alegre: Artmed, 
2006. 

13. OMS - Organização Mundial da Saúde, CIF: Classificação 
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro 
Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família 
de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução 
Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora da Universidade de 
São Paulo - EDUSP; 2003. 

Deficiência Visual 

14. AMORIN, Célia Maria Araújo de e ALVES, Maria Glicélia. 
A criança cega vai à escola: preparando para alfabetização. 
Fundação Dorina, 2008. 

15. LIMA, Eliana Cunha, NASSIF, Maria Christina Martins e 
FELLIPE, Maria Cristina Godoy Cruz. Convivendo com a baixavisão: 
da criança à pessoa idosa. Fundação Dorina, 2008.

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