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segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Você já pensou em comer cascas de banana? Confira os benefícios

A ingestão de cascas de banana oferece os benefícios das fibras e confere poderosos antioxidantes a sua dieta

Você sabia que cascas de bananas são muito saudáveis e podem ser consumidas? É isso mesmo! Além de gerar economia e diminuição de resíduos, a ingestão das cascas é bastante nutritiva. Na Índia, por exemplo, pessoas se beneficiam das vantagens nutricionais delas há décadas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO - na sigla em inglês), a banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 kg/hab/ano, perdendo apenas para a laranja, com 12,2 kg/hab/ano. A banana é muito popular, e sua “embalagem natural” torna seu consumo muito prático.

Vale lembrar que as cascas só devem ser consumidas se forem de banana orgânica. Cascas acumulam grandes quantidades de agrotóxicos, que são muito prejudiciais para sua saúde. Mas, mesmo assim, a casca pode ter diversas outras utilidades para o dia a dia (Confira alguns usos para bananas passadas e cascas aqui).

Enquanto a "carne" de uma banana é suave e doce, a pele é grossa, fibrosa, e ligeiramente amarga. Para comer a casca, você pode misturá-la em vitaminas, fritar, assar, ou cozinhar durante pelo menos dez minutos. O calor é importante para romper as fibras da pele e assim suavizar a textura resistente, tornando a casca mais fácil de mastigar e digerir.

Além disso, quanto mais madura a banana estiver, mais fina e mais doce a casca estará. Isso acontece por conta de um hormônio vegetal natural chamado etileno, que as frutas liberam conforme amadurecem. O etileno interage com os açúcares e fibras na casca de banana, transformando açúcares complexos em açúcares simples e quebrando a pectina, uma fibra que a mantém rígida. Por esse motivo que as frutas maduras são mais sensíveis e suscetíveis a “machucados”.

Comer a casca não é bom apenas para o seu corpo, mas também é melhor para o ambiente. A maioria das pessoas joga a casca fora, isso significa uma grande quantidade de resíduos orgânicos. A maior parte deste lixo vai para aterros sanitários, mas ela pode ser utilizada como fertilizante, na purificação de água, e na compostagem.
Benefícios nutricionais

A banana é uma fruta rica em vitaminas A e C. A casca apresenta um teor de minerais muito elevado em relação ao fruto. A ingestão da casca é uma boa alternativa para o aumento de minerais na dieta. A pele contém quantidades elevadas de vitaminas B6 e B12, além de magnésio e potássio. Ela também contém fibras e proteínas.


Cascas de banana contêm triptofano, um aminoácido essencial que aumenta os níveis de serotonina (mesmo hormônio liberado quando consumimos chocolate) no corpo e afeta o humor.

Além disso, ela é rica em fibras que promovem movimentos intestinais, auxiliam na digestão e podem reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares, derrames e câncer (saiba mais sobre alimentos com fibras aqui). Os amidos resistentes presentes na casca da banana viram alimento das bactérias que vivem no intestino grosso naturalmente. Na digestão desse amido, as bactérias produzem substâncias que fazem bem para nosso organismo e ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer e diabetes.

Cascas de banana são ricas em polifenóis e carotenoides, que são fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Eles reduzem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres em vários órgãos, incluindo a pele. Um deles é a luteína, um carotenoide que protege os olhos dos danos dos radicais livres, dos riscos de catarata e de degeneração macular, e filtra os raios UV prejudiciais.
Maneiras de comer cascas da banana

Há lugares no mundo onde comer cascas de bananas é um hábito natural. Em algumas culturas, cascas de banana são fritas como uma iguaria. No leste da Índia, as cascas são usadas para muitos pratos e algumas sobremesas.


Em alguns países asiáticos, a banana inteira é cozida, com casca e tudo mais. Alguns chegam a cortar cascas da banana e secá-las ao sol, para depois serem cozidas. As cascas podem ser agregadas a diversas receitas, basta utilizar a criatividade e assim se nutrir, gerar menos resíduo e de quebra ainda economizar!
Confira uma simples e deliciosa receita de bolo de cascas de banana

Ingredientes:

2 cascas de banana - lave a banana antes de descascá-la em água corrente;


2 ovos;


2 xícaras (chá) de leite;



2 colheres (sopa) de margarina;


3 xícaras (chá) de açúcar;


3 xícaras (chá) de farinha de rosca - pode ser comprada pronta, ou basta você bater no liquidificador o pão amanhecido até virar uma farinha;


1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Lave e descasque as bananas. Bata no liquidificador os ovos, leite, margarina, açúcar e cascas de banana. Despeje essa mistura numa vasilha, adicione farinha de rosca e misture bem. Por último, misture delicadamente o fermento e despeje a massa em uma forma untada e esfarinhada. Asse em forno, em temperatura média, por aproximadamente 30 minutos.


Receita: Tudo gostoso

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