1

1

Google+ Followers

domingo, 22 de janeiro de 2017

HORMÔNIOS

HORMÔNIOS

Hormônios são substâncias protéicas que, junto ao sistema Nervoso, coordenam, integram e regulam o funcionamento do organismo.

Há vários tipos de hormônios, cada qual responsável por uma função. Aqui, iremos falar sobre os hormônios sexuais.

Essas substâncias atuam no organismo em maior intensidade durante a puberdade/adolescência, fazendo com que ocorra mudanças físicas e comportamentais gigantescas.


Os hormônios sexuais podem ser classificados de acordo com seu local de produção e secreção:

- Hormônios Hipofisários: Produzidos na hipófise(Pituitária), glândula encontrada abaixo do cérebro, são eles:

* FSH(Hormônio Foliculo Estimulante)= Atua principalmente no amadurecimento de gametas (células reprodutoras).

* LH(Hormônio Luteinizante)= Atua no rompimento do foliculo ovariano (para liberação do óvulo) e sobre as células intersticiais dos testículos.

- Hormônios Femininos: Produzidos nos ovários, os hormônios femininos Progesterona e Estrógeno(Estradiol), atuarão no ciclo ovulatório (imagem abaixo) e no desenvolvimento de características sexuais femininas como: Aumento dos seios e do quadril, desenvolvimento de pelos na região genital e axilas principalmente, tonalidade da voz entre outros.


- Hormônio Masculino: Produzido nos testículos, o principal hormônio masculino, o Testosterona, atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: aumento do pênis e massa muscular, desenvolvimento de pelos e tonalidade da voz, entre outras.

http://duvidassexuais.comunidades.net/hormonios

Nenhum comentário:

Postar um comentário