1

1

Google+ Followers

domingo, 15 de janeiro de 2017

Honda cria moto que para em pé e anda sozinha. Motocicleta aproveita tecnologia robótica da montadora japonesa para facilitar parada e estacionamento, reduzindo risco de queda do piloto

Sistema Honda Riding Assist é ativado quando a moto atinge 5 km/h ou menos, e auxilia na parada e estacionamento. Reprodução/Honda

Ela para em pé sozinha, consegue andar sem nenhum tipo de controle e é mais segura e menos cansativa de pilotar. Com esses atributos, a nova motocicleta da Honda, com a tecnologia Riding Assist, foi apresentada no início deste mês na feira de tecnologia CES 2017, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Utilizando um sistema autobalanceado, que é ativado quando o veículo atinge velocidade menor que 5 km/h, a moto reduz significativamente as chances de o piloto cair enquanto está parada.
Funciona da seguinte maneira: logo que a velocidade reduz, a suspensão frontal se desloca alguns centímetros para a frente, com o objetivo de aumentar a estabilidade. Posteriormente, o sistema monitora o ângulo de inclinação da moto, movendo a roda da frente para balanceá-la e mantê-la em pé sozinha.
De acordo com a Honda, quando o sistema está ativado o veículo também é capaz de andar sozinho, ainda que lentamente. Para isso, foi implantado um software de robótica da marca na motocicleta, o que representa um grande avanço para o desenvolvimento de motos autônomas.
Veja o vídeo de apresentação da Honda Riding Assist
Colaborou: Cecília Tümler
http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/honda-cria-moto-que-para-em-pe-e-anda-sozinha-3kj3mka5v90sxapbvk600rtiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário