1

1

Google+ Followers

domingo, 15 de janeiro de 2017

Estepe também tem prazo de validade...


Mesmo nunca usado, estepe também tem prazo de validade
Quando se compra um carro usado, geralmente um dos pontos mais explorados pelo vendedor para fechar o negócio é o estepe nunca utilizado, especialmente se for original do veículo

No entanto, se o automóvel tiver mais de cinco anos, de nada vai valer esse pneu sobressalente novinho no porta-malas (ou fora dele, dependendo do modelo).

Isso é válido porque o pneu tem vida útil, mesmo que nunca tenha sido usado. Esse prazo de validade em geral é de cinco anos e após isso, o recomendável é descartá-lo. O desgaste por uso não é o único fator que limita a vida de um pneu. Ocorre que a borracha se degrada com o tempo por causa de fatores externos, tais como umidade, luz solar, temperatura e ozônio presente no ar.

Com isso, a estrutura do pneu começa a ficar comprometida por causa de ressecamento, perda de elasticidade, endurecimento e rachaduras eventuais. Dessa forma, verifica-se a perda de adesão entre as lonas e os fios de aço ou kevlar, reduzindo assim a borracha e podendo provocar uma ruptura repentina, colocando em risco a segurança dos ocupantes do veículo e terceiros.

Os fabricantes indicam a idade do pneu através da sigla DOT, presente na lateral do material rodante. Ela é acompanhada de quatro números, sendo que os dois primeiros indicam a semana de produção e os dois últimos o ano. Assim, por exemplo, um pneu com DOT2310 significa que sua fabricação ocorreu na vigésima terceira semana de 2010. A garantia dos fabricantes de pneus é de cinco anos, mas na Europa, por exemplo, as marcas indicam até seis anos de uso.

https://carrosdoalvaro.blogspot.com.br/2017/01/estepe-tambem-tem-prazo-de-validade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário