1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

COMO FAZER UM BOM CARTAZ




Hoje em dia com a tecnologia, substituíram-se os cartazes por apresentações em Power point, dentre outros recursos. Mas muitos professores, ainda trabalham com o recurso do cartaz, por isso é muito importante ensinarmos e darmos dicas aos nossos alunos de como fazer um cartaz de forma informativa e ilustrativa. Compreenda essas duas finalidades:



Informativa: as informações devem ser objetivas, simples, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set , cartão, chambril, layout, papel pardo) e de fácil visualização.
Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.

No entanto, alguns cuidados devem ser observados na sua elaboração. 
Ensine aos seus alunos que é importante um planejamento prévio para cumprir os objetivos propostos e tempo disponível para a confecção de uma obra que será objeto de observações e críticas (algumas positivas, outras nem tanto) de colegas de turma e até de professores de outra disciplina.


Para alcançar esses objetivos, devem-se observar atentamente determinados itens:


1- A cartolina ou papel cartão ou mesmo papel chambril (layout ou pardo) nunca devem estar amassados;


2- Dê preferência para cores claras, mas de qualquer forma, depois da escolha da cor do papel define-se a cor da caneta a será utilizada, que deve contrastar.


3- A letra deve ser legível e com tamanho compatível às informações. O título deve estar centralizado e as letras com tamanho médio de 5 cm. O texto deve ter letras com 1 cm de tamanho. As legendas com 0,5 cm de tamanho. As margens ou bordas devem ser criativas porém não devem chamar mais atenção do que o assunto do trabalho.


4- Não pode haver rasuras. Por isso faça a revisão ortográfica;


5- Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.


6- Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).


7- Evite textos muito longos.


8- Evite figuras ou desenhos muito pequenos.


9- Utilize legendas explicativas (se necessário). As legendas devem ser escritas em uma (1) linha, logo abaixo da imagem;


10- Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).


11- Coloque título (margem superior, centralizado). O título deve ser objetivo (uma a três palavras);


12- Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.


13- O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.


14- Se resolver utilizar a técnica de colagens de figuras, cole-as sobre pedaços retangulares, quadrados ou de outras formas geométricas, com papel de cores contrastante com a da base (cartolina, papel cartão, etc.), e é importante a identificação ou legenda da mesma. Disponha-as espalhadas em posições variadas.


15- Quanto à exposição:
. Tanto individual quanto coletiva - deve apresentar o título, a série e a turma que elaborou, o nome do professor, dos alunos.
. Os cartazes devem ser fixados na parede, com fita crepe ou texturizada (crepe marrom) - nunca com fita dupla face ou durex-, colocar nas extremidades e na parte central do cartaz.



MODELO:


http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2016/03/como-fazer-um-bom-cartaz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário