1

1

Google+ Followers

domingo, 23 de outubro de 2016

Exercícios 8° ano: Austrália e Nova Zelândia e regiões polares

1) Marque a alternativa incorreta:


a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário.
b)  As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.
d)  A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins , renas e lobos


2) Considere o texto abaixo.

Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.


Esta descrição refere-se à


a) Nova Zelândia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Japão.


3) “As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte. Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.” De acordo com o texto, o país referido é:
 
a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Japão
 
4) Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa
b) Indonésia e Malásia
c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné
d) Austrália e Tuvalu
e) Austrália e Nova Zelândia

5) As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.

I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km£, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

6) A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.

I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins , renas e lobos

a) Somente II, III e IV estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


7) Analise as afirmativas

I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km 2, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.

II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).

III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.

IV - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.

V -  O norueguês Roald Amundsen e o inglês Robert Falcon Scott foram os primeiros a alcançar o Polo Sul.

Quais estão corretas?
a)  I e V
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II , IV e V

8) A principal atividade econômica permitida na Antártida é:
a) Extração de petróleo
b) Agricultura
c) Turismo
d) Pesca
http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2013/12/exercicios-australia-e-nova-zelandia-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário