1

1

Google+ Followers

domingo, 23 de outubro de 2016

DIA DO CINEMA BRASILEIRO -- 5 DE NOVEMBRO

DIA DO CINEMA BRASILEIRO -- 
5 DE NOVEMBRO


Como forma de celebrar o dia da primeira exibição cinematográfica no Brasil, 05 de novembro foi considerado o dia do cinema brasileiro!
O cinema brasileiro começou a ganhar visibilidade internacional com as produções da empresa Vera Cruz na década de 50, mas foi somente em 1963 que o filme “O pagador de promessas” foi indicado ao grande prêmio do cinema, o Oscar.

Agora vamos conhecer algumas curiosidades do cinema brasileiro:

Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha.

Até 2013, nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro.

A primeira exibição pública de um filme brasileiro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.




O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi Tropa de Elite 2 (2011) com público de 11 milhões.


FONTE:http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/dia-cinema-brasileiro.html

FONTE: http://profclaugeohist.blogspot.com.br/2012/10/atividades-de-arte-historia-do-cinema.html


Cinema


Como o cinema interessa a todas as idades, vai ser interessante trabalhar a história do cinema com os alunos, mostrando sua evolução. Você pode iniciar o trabalho fazendo uma interpretação do texto introdutório apresentado em nosso site e depois solicitar que os alunos pesquisem sobre o que há de mais novo e interessante no cinema atual, como por exemplo, como são feitos os efeitos especiais entre outras curiosidades.

Para que os alunos possam conhecer qual o papel do cinema na vida das pessoas, você pode solicitar que os alunos organizem uma entrevista com pessoas mais velhas da família ou da comunidade, fazendo com que descrevam como era o cinema na época da juventude, qual o filme favorito dessa época entre outras coisas.

Nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental) e Física (Ensino Médio), você pode sugerir que construam uma “caixa escura” para que os alunos tenham contato com os princípios de óptica.

Você pode também pode pedir aos alunos que pesquisem sobre como são feitos os filmes em 3D. Você pode fazer uma introdução ao tema utilizando esse plano de aula da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/filmes-3d-548740.shtml


FONTE: http://www.smartkids.com.br/dicas/dicas-cinema.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário